Lá, existem três trilhas no Parque das Dunas, divididas por níveis de dificuldade, permitindo que o visitante conheça mais sobre a fauna e a flora do parque. São elas:
Trilha Perobinha, com 800 metros de extensão e duração de 40 minutos. Pode ser feita por crianças a partir de 5 anos e adultos sedentários.
Trilha Peroba, com 2.400 metros e duração de 1 hora e 30 minutos. Pode ser feita por adolescentes e adultos.
Trilha Ubaia-Doce, de 4.400 metros de extensão e 2 horas e 30 minutos de duração. Essa é já recomendada para pessoas que tenham um bom preparo físico.
Além das trilhas, no Bosque do Namorados também se encontra o Centro de Visitantes, local de informação e orientação de todas as atividades do parque, o centro abriga um auditório, sala de exposição, lanchonete e a Biblioteca Luiz Emigdio de Mello Filho, especializada em meio ambiente.
Também no parque fica o centro de pesquisa, que possui dois laboratórios: um de botânica e um de zoologia, contendo animais conservados em vidros com álcool e formol, ou empalhados. Próximo ao Centro de Pesquisa existe ainda a Unidade de Mostra de Vegetação Nativa das Dunas, que dispõe de canteiros com exemplares de orquídeas, bromélias, aráceas e cactáceas, entre outras, além do Viveiro Parque das Dunas, com produção de mudas de árvores nativas para plantio no parque e doação a escolas.
As crianças também tem vez no Bosque dos Namorados, no parque infantil, que conta com caminhos pela área, divididos entre: trilha dos répteis e a trilha das aves, identificáveis pelos desenhos em mosaico ao longo de cada um. Uma área com várias mesas para piquenique e uma área de jogos com mesas para damas e xadrez faz a alegria da garotada.
Foto: Namorados se beijando (Wikpédia)
Mapa do local
Bosque dos Namorados
Horário(s) Terça a domingo, das 8h às 18h.
Avenida Alm. Alexandrino De Alencar, 1639,
59031-350
Telefone (84) 3201-3985
Atualizado em 16 Mai 2012.