Guia da Semana

Inaugurado como parte das comemorações do centenário da Independência em 7 de setembro de 1922, a Biblioteca Pública do Estado teve seu projeto original alterado para agradar aos positivistas que dominavam o cenário político em 1912, quando começou a construção. A inserção de medalhões com efígies de celebridades literárias foi substituída por outras figuras históricas - Júlio Cesar, Carlos Magno e Gutemberg - cultuados por Augusto Comte, mentor do Positivismo.

A fachada apresenta o estilo neoclássico, contornada com bustos do calendário positivista. A porta principal do vestíbulo é em madeira esculpida e emoldurada em gesso dourado com soleira em mármore. Em estilo Império, a Sala de Leitura preserva a pintura original das paredes, hoje, recoberta com tinta PVA cinza. Nas outras salas e salões diversificam-se os estilos, entre eles o rococó, egípcio, gótico e florentino. Em 2000, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A biblioteca possui um dos melhores acervos do país, inclusive um setor braille, além do Salão Mourisco, decorado com ouro, que exibe peças do legado mouro e ainda conta com um palco para recitais.

Mapa do local

Biblioteca Pública do Estado

Horário(s) Terça a sexta, 9h às 19h; sábado e domingo, 14h às 18h.

Endereço
Rua Riachuelo, 1190, 90010-271

Telefone (51) 3224-5045

Site do estabelecimento

Atualizado em 14 Abr 2012.