Churrasco de peixe é uma opção diferenciada e leve para o verão
O churrasco já faz parte do cardápio obrigatório dos brasileiros, mas se você quer aproveitar os dias quentes do verão para fugir da tradicional picanha, uma boa sugestão é apostar nos pescados na brasa. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existe uma grande variedade de peixes e frutos do mar que combinam com a churrasqueira. Além disso, são opções leves e saborosas, ideais para curtir com os amigos à beira da praia.
Segundo Marcelo Favaro, chef do restaurante Barbacoa, os melhores peixes para a brasa são aqueles que têm a carne firme, pois não quebram na grelha, como o pintado, o salmão, o tambaqui e o pirarucu. Os frutos do mar, como camarão, lula e polvo, também podem ser feitos na churrasqueira. "O pintado é tipo emblemático do churrasco. Por ter uma espessura maior e não ter espinha, pode ser cortado em cubos e colocado no espeto", afirma.
Foto: Divulgação
Pintado na brasa é uma das opções de churrasco de peixe que o Barbacoa oferece
Tempo certo
Os pescados e frutos do mar necessitam de um cuidado maior, pois se passam do ponto podem ficar secos. Favaro explica que o tempo de cozimento varia de acordo com a espessura do peixe. "Geralmente, um filé de tamanho mediano demora aproximadamente dez minutos na brasa e não pode ficar muito na grelha. Depois de três minutos, é necessário virá-lo. Se estiver firme, é porque já está pronto. É através da textura que é possível saber o ponto", explica.
De acordo com o chef, os frutos do mar devem ficar menos tempo na churrasqueira. É possível ver se já estão no ponto pela coloração. "Quando começarem a ficar levemente esbranquiçados, já estão prontos, mas a média de tempo para assá-los é quatro minutos", afirma. Outra dica para que o peixe não grude na grelha é pincelá-lo com um pouco de azeite. Para não ficar ressacado, basta respeitar o tempo correto.
A grelha também é um detalhe importante para quem quer fazer um delicioso churrasco de pescados e frutos do mar. Segundo Francisco Chagas, maître da churrascaria Rodeio, existem modelos específicos para esse tipo de especialidade, que são responsáveis por deixar o prato mais saboroso. "Essas grelhas são menores e mais finas. Também são fechadas para seja possível virar o espeto", diz. Para que o peixe não asse muito rápido, o ideal é mantê-lo a uma altura de aproximadamente 30 cm da brasa.
Foto: Divulgação
Costela de tambaqui também pode ser feita na brasa
Temperos e acompanhamentos
O tempero utilizado segue a mesma regra da carne vermelha: só colocar sal grosso. Se você desejar, pode fazer também um marinado com vinho branco, alho, salsinha e um pouco de vinagre. Para acompanhar, é possível preparar um molho de azeite e alcaparras, uma maionese temperada ou um molho tártaro. Vegetais grelhados também podem ser servidos com churrasco de peixe. Assim, abobrinha, berinjela, cogumelo, brócolis podem ser colocados no espeto e levados à grelha.
Quem quiser incrementar as opções pode preparar uma linguiça de peixe, que é feita com pedaços de filé. Para o enchimento, pode ser usada a tripa de boi, porco ou carneiro, que deve ser lavada com água, limão e vinagre. Também é possível inovar e fazer linguiça de camarão. Para temperar, podem ser usados cebola, alho, pimenta do reino, noz moscada e sal a gosto. Tomadas as precauções de higiene, é possível ter um variado churrasco à mesa.
Receita pintado assado na brasa do Barbacoa |
Ingredientes: 1 kg de filé de pintado 4 cebolas pequenas Marinado: 1 xícara de cebola picada 1 xícara de vinho branco 1/2 xícara de suco de limão 2 dentes de alho picados 1/2 xícara de leite de coco 1 colher de café de colorífico 2 colheres de sopa de salsinha 1 pimenta dedo de moça picada sal a gosto Preparo: Cortar o filé de pintado em cubos e deixar no marinado por no mínimo 4 horas. Cortar as cebolas ao meio. Montar o espeto intercalando o pintado com as cebolas. Levar o espeto na brasa virando algumas vezes até o peixe ficar dourado, mas ainda suculento. Sugestão de acompanhamento: Arroz com brócolis Ingredientes: 4 xícaras de arroz branco cozido 1 dente de alho picado 2 xícaras de brócolis cozido picado 2 colheres de sopa de azeite extravirgem sal Preparo: Refogar o alho no azeite, acrescentar o brócolis picado, o arroz e temperar com sal a gosto. |
Atualizado em 7 Ago 2012.