Quem gosta dos sabores do arraiá, adora a chegada do mês de junho. Em cada festa junina, a tentação é grande, pois há várias opções de comidas e bebidas típicas, como pamonhas, paçocas, pipocas, quentão e chocolate quente. Para quem já estiver com água na boca e peso na consciência pelos valores calóricos, a nutricionista Karyna Pugliese, da Clíninca do Dr. José Bento de Souza, dá dicas para aproveitar as delícias juninas sem nenhuma culpa e com muito prazer, já que esse tipo de comida come-se só uma vez por ano, não é mesmo?
"É possível degustar a gastronomia junina levando em consideração as quatro leis da nutrição: Qualidade, Quantidade, Moderação e Equilíbrio", explica Karyna, que reitera que você não vai engordar se gastar essas calorias consumidas, assim, vale a lei da compensação no dia seguinte e a prática de exercícios físicos. Outras dicas para você não exagerar nas calorias caipiras são: comer antes de sair de casa para não estar com muita fome; optar apenas por um tipo das comidas feitas com milho; escolher apenas uma opção do doce que mais gosta para comer; e se a vontade de experimentar as variedades for grande, ache alguém para dividir o alimento, nessa hora use a companhia do lado.
Foto: Divulgação/ Panex
Saiba mais sobre os doces juninos
A paçoca é um dos doces mais encontrados nas festas juninas e se ela for sua tentação, vale a dica de que já existem versões light e sem açúcar. Outro quitute muito encontrado nos arraias é o pé-de-moleque. Ele apresenta em sua base de composição o amendoim, que é uma boa fonte de gordura saudável, mas que deve ser consumido com moderação, pois há excesso de açúcar no caramelo.
Vale a pena experimentar o bolo de fubá, já que o valor calórico não é exagerado e o sabor é muito bom. Para quem não resiste a uma canjica bem preparada, a dica é fazer a versão light em casa, com leite desnatado, adoçante culinário e leite condensado diet. Já a maçã do amor, é feita por uma fruta com baixo valor calórico e muito indicada para o consumo diário. Mas, assim como o pé-de-moleque, a calda é rica em açúcares; sem contar nos corantes artificiais que produzem a cor vermelha.
Foto: Getty Images
Outras gostosuras dos arraiás
De acordo com Karyna, o milho cozido é uma excelente opção para as festas juninas. "É um cereal rico em qualidades nutricionais, contendo quase todos os aminoácidos, exceto lisina e triptofano", explica. Ela completa que o milho possui muitas fibras que promovem saciedade e é constituído por carboidratos, proteínas, vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como ferro, fósforo, potássio e cálcio.
A melhor opção para comer o delicioso cachorro-quente é somente com pão, salsinha e porções moderadas de maionese, catchup e mostarda. Já a pipoca é a mais indicada para os que gostam de estar sempre comendo durante a comemoração, pois requer boa mastigação e leva mais tempo para ser consumida. Ela ainda conta com muitas fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino.
As bebidas típicas de arraiás também não podem faltar. Assim, se o seu fraco é o chocolate quente, tenha apenas cuidado com as calorias e faça em casa uma versão mais light usando leite desnatado. É bom não exagerar no quentão, já que possui alto valor calórico e o álcool possui caloria vazia, ou seja, sem nutrientes. O vinho quente tem menos calorias do que o quentão e também apresenta propriedades antioxidantes da uva, que atuam contra o envelhecimento.
Foto: Divulgação/ Panex
Veja como você pode ter o gostinho de festa junina, mas não engordar. A nutricionista Karyna Pugliese sugere a receita do Quentão sem álcool para aquecer as noites frias de junho!
Ingredientes:
4 xícaras (chá) de água
4 xícaras (chá) de suco de maçã light
3 rodelas médias de limão
6 rodelas finas de gengibre fresco
1 canela em pau
3 anizes-estrelados
4 cravos da índia
1 colher (sopa) de adoçante culinário
Casca de 1/2 laranja
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo até ferver. Sirva ainda quente. O rendimento é de 12 copinhos de 60ml cada e possui 20 Kcal, ao invés de 120 Kcal da receita tradicional.
Saiba quantas calorias tem suas tentações e coma sem culpa!
Bolo de fubá | 193 Kcal em 1 fatia média |
Pipoca |
100 Kcal em 1 xícara de chá |
Paçoca |
114 Kcal em uma unidade |
Quentão | 440 Kcal em 150ml |
Chocolate quente | 150 Kcal em 120ml |
Atualizado em 7 Ago 2012.