Mais do que a escolha de receitas para as ceias do final de ano, para algumas pessoas a maior preocupação que surge nesta temporada é o perigo iminente que as festas representam para a dieta. A grande variedade de molhos para o pernil, a infinidade de sobremesas e o excesso de bebidas alcoólicas não são aguardados com tanta expectativa por quem aderiu ao regime para o verão ou por quem não abre mão de uma alimentação equilibrada.
Uma alternativa para evitar as tentações gastronômicas e aproveitar a ocasião sem cometer abusos é personalizar a ceia com ingredientes de baixa caloria e técnicas de preparo mais saudáveis. Pequenas estratégias para fazer uma refeição light mantêm a possibilidade de criar composições criativas, mesmo com restrição de gordura, açúcar e bebidas calóricas nas receitas.
Foto: Divulgação / Natural em Casa
Segundo a nutricionista Audrey Abe, a precaução contra o ganho de peso no período começa com a consciência de que pode haver impulso de comer guloseimas se elas estiverem à mesa. Desta forma, o cuidado na escolha dos ingredientes se torna fundamental para não comprometer a dieta, mas é possível fazer substituições interessantes. Fique atento:
- Em lugar dos molhos à base de maionese, dê preferência aos feitos com iogurte desnatado e use temperos frescos para obter sabores diferentes
- Aposte na combinação de saladas variadas e ricas em fibras para promover a sensação de saciedade
- Entre as opções de carnes, prefira as magras (como lombo, chester e tender) e as prepare assadas no forno ou na grelha - preferencialmente, sem pele
- Para as sobremesas, as frutas frescas (melão, melancia, uva, kiwi, morango, cereja, ameixa) são menos calóricas e não deixam a desejar no sabor.
- Opções como a gelatina podem ficar mais apetitosas se reinventadas; uma boa saída é misturar em uma travessa cubos de diversos sabores
-
Ao invés de coquetéis e bebidas fermentadas, como vinho e cerveja, prefira os destilados, que são consumidos em menor quantidade
Foto: Divulgação / Fleischmann
Durante o processo de preparação da ceia é importante ter em mente que a mesa estará repleta ao final do trabalho e, logo, não vale a pena beliscar! Nas refeições que precederem as festas, opte por pratos leves à base de cereais integrais, carnes e queijos magros, vegetais folhosos e frutas.
Quando chegar o momento da celebração, qualquer atitude extrema pode causar arrependimento mais tarde: se comer demais arruinará o regime, se privar de todas as delícias servidas não vale o futuro desejo de experimentá-las em outra ocasião. Basta priorizar as escolhas e ser prudente nas quantidades, de acordo com o que é suficiente para você e sem pensar nos pratos que deixou de provar.
Atualizado em 7 Ago 2012.