Foto: Divulgação |
Logo oficial do Momento Itália/Brasil. |
Depois do ano do Brasil na França, comemorado em 2009, as embaixadas do Brasil e Itália pretendem produzir um evento similar no segundo semestre deste ano. Intitulado Momento Itália/Brasil - a palavra "momento" não foi escolhida ao acaso, pois tem o mesmo significado nas duas línguas - pretende ser um intercâmbio entre os dois países. Além de eventos culturais, o Ano da Itália no Brasil será marcado por diversos seminários comerciais, intercâmbios técnicos e tecnológicos em diferentes áreas do conhecimento.
A imigração italiana no Brasil teve seu ápice no período entre 1880 a 1930 quando, com o fim da escravidão, os europeus vieram para o nosso país substituir a força de trabalho escrava nas fazendas de café. Naquele momento, o Brasil passara a ser a terra prometida em um momento onde os Estados Unidos dificultavam a entrada de imigrantes, principalmente dos italianos, que buscavam melhores condições de vida após a unificação da Itália, no início do século 20, que operou algumas transformações econômicas, afetando a propriedade da terra e trazendo um alto índice de desemprego.
Junto com sua rica cultura, os italianos trouxeram para o nosso país uma ótima gastronomia. Para celebrar essa união histórica, o Guia da Semana preparou um roteiro especial com alguns restaurantes especializados na gastronomia do país da pizza, do macarrão e de outras delícias. Buon appetito!
Foto: Thinkstock
São Paulo
Villa Tavola
O espaço, de 2.000 m², ocupa três antigos casarões na Treze de Maio, em frente à Praça do Bixiga. Para iniciar a refeição, a casa oferece um bufê de antepastos, composto por azeitonas, frios e saladas. Entre as opções do menu, o Villa Tavola inclui lasanha quatro queijos e perna de cabrito com batata e brócolis. Os sorvetes de chocolate, creme e flocos arrematam a refeição.
Buttina Restaurante
A casa conta com a chef italiana Filomena Chiarella comandando o cardápio, cujo destaque é o Spaguettini di Cacao, massa fresca de cacau, com molho de mascarpone e presunto cru. Como sobremesa, a sugestão é o Zucca e Limone, rocambole recheado com abóbora em calda quente e servido com sorvete de limão.
Abruzzi Restaurante e Rotisserie
Fica localizado em um antigo casarão de dois andares, numa tranquila rua no bairro de Perdizes, próximo à Avenida Pacaembu. As massas são produzidas no próprio restaurante e o cardápio ainda oferece uma ampla variedade de saladas, peixes, carnes. Entre as especialidades estão: Capellini Giorgia, com camarão e catupiry gratinado; Agnolotte Verde com passas, Cappelette Tricolori recheado com mussarela de búfala e Escalope ao Funghi.
Rio de Janeiro
Alfredo di Roma
A casa possui uma arquitetura moderna e sofisticada. Um dos destaques do cardápio é a receita original do mundialmente famoso fettuccine Alfredo, criada em 1903 por Alfredo di Lello. Com mais de cem rótulos nacionais e importados disponíveis, a carta de vinho é atualizada duas vezes ao ano.
Capricciosa
Campeã em vários prêmios de gastronomia, a pizzaria foi pioneira na disseminação do conceito de pizza-gourmet na cidade maravilhosa. A sigla D.O.C. (Denominação de Origem Controlada) atesta a qualidade dos ingredientes e da preparação das redondas, com os mais variados recheios.
Cipriani
Localizado no mais glamouroso hotel da cidade, o Capacabana Palace, o restaurante possui um público cativo, que procura por seus refinados pratos da culinária italiana em um ambiente requintado, atraindo um público que preza a excelência mantida pelo chef italiano Francesco Carli.
Foto: Thinkstock
Curitiba
Amicci
O restaurante oferece opções de refeição, de acordo com as possibilidades do cliente: antepastos e saladas; massas, saladas e massas ou um completo, com as alternativas anteriores enriquecidas por carnes grelhadas, como picanha ou filé mignon. Quem serve os pratos é o próprio chef; enquanto aguardam, os clientes podem saborear os antepastos e saladas.
Lellis Tratoria
Traz o que há de melhor na cozinha italiana. Além do serviço à la carte, a casa disponibiliza ainda um buffet de saladas, queijos, frios e frutos do mar, além de adega climatizada, onde mantém os melhores vinhos nacionais e internacionais para a degustação dos clientes.
Salvador
Ristorante Venezia
Localizada no Salvador Shopping, a casa traz a culinária italiana aliada a um ambiente típico, com arquitetura e decoração local. Com mesas em formato de gôndola, esculpidas em madeira, traz diversas opções de molhos, ingredientes, massas, grelhados e acompanhamentos para a montagem dos pratos.
Di Liana
Sediado em um sítio cheio de verde e com muitas aves, o estabelecimento garante a tranquilidade da clientela. De entrada, experimente um couvert com canapés quentes e pão feito na casa, acompanhados de berinjela, pimentão, cebola e tomate em azeite. Para a sobremesa, a dica é o tradicional zabaglione, feito com creme de gema cozido e vinho do Porto.
Brasília
Trattoria da Rosario
Há oito anos é eleito o melhor restaurante italiano da cidade pela revista Veja local. Na Itália, as trattorias são casas pequenas e familiares que oferecem pratos regionais, com ingredientes frescos e de qualidade. O restaurante brasileiro segue o mesmo conceito, com um cardápio que abrange sabores de várias regiões da Itália e inclui antepastos, massas secas e frescas, carnes exóticas, peixes, frutos do mar, risotos e sobremesas.
Gero
Filial dos restaurantes homônimos de São Paulo e Rio de Janeiro, possui ambiente igualmente bonito e sofisticado. No cardápio, serve pastas frescas, como o fettuccine al ragu clássico e outras opções meio termo, como o carpaccio e o creme de aspargos frescos com lagostim.
Atualizado em 7 Ago 2012.