O turista que tiver a sorte de ir a Curitiba para a Copa do Mundo de 2014 tem motivos para comemorar. Primeiramente, por ter a oportunidade de assistir ao Mundial de futebol. Outro ponto positivo é a estrutura local, uma das melhores do país. E, como se ainda não fosse o bastante, a capital paranaense está entre as mais diversificadas do Brasil quando o assunto é gastronomia. Para facilitar a vida dos visitantes, o Guia da Semana preparou um roteiro bem variado de restaurantes na cidade.
O Tropilha Grill é uma típica churrascaria gaúcha. A casa oferece 17 cortes de carne no sistema rodízio, além de bufê com 20 pratos quentes, 30 tipos de salada e 32 opções de sobremesa.
O Fellini é um estabelecimento que pode ser caracterizado como restaurante, padaria, doceria, e casa de massas. Um dos pontos fortes da casa é o cuidado, seja na preparação dos pratos, na decoração do ambiente ou no atendimento.
O Bar do Victor é uma casa tradicional, reconhecida pela excelência em frutos do mar. A grande estrela do restaurante é o linguado de mama com peixe grelhado, que é acompanhado por creme de palmito e camarões.
Dois bons motivos fazem do Pantagruel um restaurante imperdível em Curitiba: o primeiro deles é a excelência na comida, com destaque para o peixe com molho de camarão; o outro é o delicioso quintal da casa, concorrido pelos clientes, principalmente no verão.
A Cantina do Délio é uma casa especializada na tradicional culinária italiana. O cardápio é repleto de delícias, como o famoso nhoque recheado com gorgonzola. Na sobremesa, não deixe de provar o banoffi.
Avenida Paulista Pasta Pizza i Vino
A casa que leva o nome da principal via de São Paulo não poderia deixar de ser especializada na iguaria que é a marca da cidade: a pizza. O Avenida Paulista oferece mais de 30 sabores de redondas, que vão das tradicionais até as criações da casa.
Os hambúrgueres artesanais estão entre os principais diferenciais da Hamburgueria do Vincente. A casa faz seus lanches com cortes bovinos nobres, como fraldinha e picanha, além de filé de salmão e peito de frango. Prove o sanduíche Gorgonzola do Vicente.
À noite, o Menina Zen é um bar descolado, com cervejas importadas e fartas porções. Durante o almoço, a casa tem uma dos bufês vegetarianos mais completos da cidade, como delícias como a feijoada e a abobrinha recheada.
O Madero Prime Steakhouse é uma casa de carnes que trabalha com cortes nobres, em sua maioria importados do Uruguai. A procedência dos alimentos é uma das principais preocupações do restaurante, que também oferece frangos e frutos do mar.
O Realejo é um local para quem não tem pressa em saborear as especialidades sírias e as batatas suíças da casa. O ambiente é agradável, com atrações musicais de quarta a domingo. Não deixe de experimentar o falafel.
Por Gustavo Mesa
Atualizado em 26 Jun 2013.