Quem nasce no Rio Grande do Norte é chamado de “potiguar”. Em tupi, a palavra potiguar significa “comer camarão”. Você, que pretende visitar Natal durante a Copa do Mundo de 2014, sabe onde o Guia da Semana está chegando, não é? Esta é uma introdução que serve para garantir que quem estiver em terras potiguares não precisa se preocupar com a qualidade da comida. Para facilitar ainda mais a sua vida, segue uma lista com nove restaurantes excelentes na cidade.
Após a descoberta morfológica feita acima, dá para perceber que o restaurante Camarões Potiguar tem um nome quase redundante. Mas a idéia é justamente essa: reforçar que a casa é especialista na principal iguaria da região.
Mais do que um restaurante, O Bule é uma experiência gastronômica. A casa da chef Sônia Benevides recebe apenas 12 clientes por noite, que saboreiam um menu de cinco etapas exclusivo para aquela ocasião.
O Fogo & Chama é uma churrascaria tradicional, que trabalha com o rodízio de 21 cortes de carnes nobres no espeto corrido. A casa também tem um amplo bufê, com grande variedade de saladas, pratos quentes e frios e frutos do mar, com destaque para a Lagosta na Casca.
Como o nome já indica, a especialidade da Toca do Caranguejo é o crustáceo, que é encontrado no cardápio nas mais variadas versões. Vale destacar a fritada e o cozido ao molho de tomate, leite de coco e coentro.
O Farofa D’Água é um restaurante especializado na culinária local, com delícias como carne de sol e frutos do mar. Uma das estrelas da casa é o Camarão ao Molho Branco servido no Abacaxi.
O Manary, restaurante localizado em um hotel homônimo, tem a proposta de utilizar os conceitos da alta gastronomia em alimentos regionais. A casa tem um ambiente descontraído durante o dia e um clima romântico na hora do jantar.
O Piazzale Itália é um restaurante que busca recriar a culinária tradicional do Velho Continente em suas pizzas, massas e risotos. Por este motivo, boa parte dos ingredientes utilizados na casa é importada.
A Casa de Taipa é um estabelecimento especializado em uma das iguarias nordestinas mais famosas: a tapioca. São mais de 40 tipos doces e salgados do quitute. O outro prato que a casa oferece é o cuscuz, servido com mais de 10 opções de acompanhamentos.
O Tábua de Carne oferece ao cliente duas opções de alimentação: rodízio e à la carte. Na primeira, é possível saborear 23 opções de corte, com bufê e sobremesas regionais. Já o cardápio traz delícias da culinária nordestina, como carne de sol e o frango à moda da casa.
Por Gustavo Mesa
Atualizado em 25 Abr 2014.