Guia da Semana

Foto: Divulgação


Nesta época do ano, a fama de Santa Catarina de produtor de ostras estimula o consumo, especialmente em Florianópolis, cidade que concentra a maior produção no Estado. Quem chega por aqui, logo procura um local para degustar o molusco exótico. Os restaurantes, por sua vez, aproveitam a demanda e incluem novos pratos no cardápio.

Ao sul da Ilha, no Ribeirão da Ilha, estão os maiores cultivos de Ostra do Pacífico da região. A temperatura e salinidade da água, além de outros fatores, influenciam o desenvolvimento da espécie.

As ostras vivem dentro de uma concha e são ricas em selênio, vitamina B12, potássio, zinco e sódio. Mas não é o valor nutritivo o principal atrativo nos restaurantes, e sim o sabor marcante e as combinações que chefes de cozinha fazem. No cardápio, elas aparecem in natura, ao vinagrete, alho e óleo, ao bafo, entre outras formas.

O restaurante Ostradamus, por exemplo, traz como novidade o Pleorotus Ostreatus. O prato de ostras, cujo nome foi inspirado no nome científico do cogumelo salmão, é acompanhado de cogumelo salmão com gotas de azeite trufado.

Na maioria dos restaurantes, as ostras mais pedidas são in natura e gratinada. O chef Carlos Ientz, da Churrascaria Ataliba, que conta com os pratos no menu, ensina como preparar as ostras.

Veja as receitas:

Ostras in natura
Abra as ostras frescas. Arrume as ostras em uma travessa com gelo picado, preencha as ostras com gelo picado e sirva com limão cortado à francesa.


Foto: Divulgação Ostradamus


Ostras gratinadas
Ingredientes:

Molho Bechamel *
Ervas Finas
Queijos Roquefort, Parmesão e Mussarela (ralados).
Cebola
Manteiga


Modo de fazer:
Cozinhe as ostras em pouca água até que as conchas se abram. Solte as ostras das cascas e arrume-as na parte mais funda das mesmas. À parte, doure as cebolas em manteiga, acrescente ervas finas. Coloque esta cebola com ervas por cima das ostras, complete com molho bechamel, polvilhe com os queijos e leve para gratinar à 180º C por 10 minutos.

* Molho Bechamel

Ingredientes

1 litro de leite
½ cebola média
1 folha de louro
3 cravos da índia sem cabeça
3 pitadas de noz moscada ralada
1 colher (chá) de sal
70 g de farinha de trigo
60 g de manteiga


Modo de fazer:
Numa panela, coloque o leite e a cebola cortada ao meio. Prenda a folha de louro na cebola com os cravos sem cabeça. Deixe ferver e reserve. Em outra panela, coloque a manteiga para derreter, acrescentando em seguida, de uma só vez, a farinha de trigo peneirada. Misture até ficar homogênea. Em seguida, com fogo médio, acrescente o leite aos poucos, mexendo bem para não embolotar. Logo após, coloque a noz moscada e o sal.

Foto: Divulgação


Ostras ao Vinagrete
Cozinhe as ostras em pouca água até que as conchas se abram. Solte as ostras das conchas e recoloque-as na parte mais funda da concha. Em seguida, coloque sobre as ostras uma colher de sobremesa de molho vinagrete e arrume as conchas em recipiente apropriado para servir.


- Molho Vinagrete

Ingredientes:

02 cebolas brancas
03 tomates sem sementes
02 pimentões verdes
Salsinha
Sal
Molho Shoyu
Azeite de Oliva
Vinagre suficiente para manter os ingredientes imersos.


Modo de fazer:
Corte em cubos finos as cebolas, os tomates e os pimentões. Acrescente a salsinha, o molho shoyo, o azeite e o vinagre. Sirva em cima das ostras.

Atualizado em 7 Ago 2012.