A culinária oriental está entre os itens mais consumidos entre os paulistanos. Quando o assunto é gastronomia, são mais de 300 restaurantes japoneses, sem contar os de outras nacionalidades. Mas será que o paulistano conhece os ingredientes que dão o toque especial nesses pratos? A seguir, dicas para todo mundo ficar "por dentro" da cozinha nipônica.
Você já reparou naquela pasta verde que vem junto com os sushis? É o wasabi, também conhecido como raiz forte japonesa ou wasábia. Ele é cultivado em planaltos com clima fresco no Japão. Além de dar uma temperada picante nos peixes, o wasabi tem propriedades bactericidas, antibióticas, antissépticas, e ainda ajuda na digestão. Na antiguidade, era usado como antídoto para envenenamentos por ingestão de alimentos e, justamente por isso, começou a ser servido com o peixe cru. Apesar de todos esses benefícios, vá com calma: ela é bem ardida!
Outro item que sempre acompanha os pratos japoneses é o gengibre. Originário da Ilha de Java, da Índia e da China, difundiu-se pelas regiões tropicais do mundo. Na culinária oriental, é servido em conservas (beni shooga) como um tempero de sabor picante nos pratos salgados ou como especiaria nos pratos doces, sendo também bastante usado em forma de chá. O gengibre também é bactericida, tem propriedades desintoxicantes e acredita-se que possui poder afrodisíaco. Nos restaurantes japoneses, é usado para limpar o paladar entre a degustação de vários tipos de peixes. Assim, não misturamos os sabores.
Servida em todos os restaurantes japoneses, o sunomono é uma famosa entrada, aprovada quase por unanimidade por quem experimenta. A saladinha de pepino japonês, feita com vinagre de arroz, açúcar, sal e semente de gergelim preta, refresca e sacia a fome. Se você estiver preocupado com as calorias, é bom não abusar, já que ela é bem adocicada, mas, quando ingerida com moderação, traz ao corpo todos os benefícios do pepino: hidratante natural, diurético, fortalece cabelos e unhas e ainda ajuda a manter a pressão arterial em níveis saudáveis.
Como vocês podem ver, além de saborosa, a culinária japonesa é saudável e pode trazer equilíbrio para o corpo. No mês que vem, volto aqui para falar um pouco sobre o gergelim, algas (nori) e tofu. Até lá!
Quem é o colunista:"Um coração alegre faz tanto bem quanto os remédios". (Provérbio japonês)
O que faz: Sushiman chefe do Restaurante Wasabi e Wasabi Temaki Hall.
Pecado gastronômico: Arroz, feijão e bife.
Melhor lugar do mundo: Minha casa.
O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Música brasileira.
Fale com ele: [email protected]
Atualizado em 7 Ago 2012.