O Museu Casa de Hera, também conhecido como Chácara da Hera, era uma antiga residência particular até ser transformada em centro de cultura, no ano de 1965. O local tem esse nome porque suas paredes externas são cobertas por hera, uma espécie de planta trepadeira.
A casa é uma construção iniciada em 1820, onde viveu o fazendeiro Joaquim Teixeira Leite. Atualmente, o museu é administrado pelo Departamento de Museus e Centros Culturais (DEMU), do Insituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Durante muitos anos, era servido no local o Chá Imperial em todo último sábado do mês, com banquete de pratos típicos e tradicionais da região no século 19. Para a ocasião, as funcionárias vestiam trajes de mucama. Este serviço não é mais prestado pela casa.
O acervo do museu reúne pinturas em óleo sobre tela, mobiliário nacional e francês, mapas, gravuras, poemas ilustrados, peças de roupas do século 19, roupas de origem francesa, espelhos de cristal, louças e uma biblioteca com aproximadamente três mil periódicos e mil livros sobre a época do Império.
Foto: Divulgação
Mapa do local
Casa de Hera
Horário(s) Quarta, somente com agendamento; quinta a sábado, das 10h às 16h.
Telefone (24) 2471-2961
Atualizado em 18 Mai 2012.