Ricardo Kimaid Jr. foi o responsável pela instalação da galeria, que trabalha com arte contemporânea e street art. O próprio nome Movimento é traduzido pela inquietação característica da juventude e da arte contemporânea atual, principalmente o grafite.
Nos últimos anos, a Galeria montou um grupo de artistas que conta com o pintor mineiro Paulo Vieira e com a artista plástica Marcela Gontijo, que reside no México e trabalha com fotomontagem. Outros novos expoentes da arte brasileira já passaram pelo espaço, como Marcelo Caldas, que produz esculturas de grande e médio formato usando ferro oxidado e jornais, e João César de Melo, artista formado em arquitetura que faz pinturas e murais abstratos que se apropriam de traços arquitetônicos.
Três dos melhores grafiteiros do Rio de Janeiro também já estiveram na galeria, com destaque para Tomaz Viana, o Toz, Bruno Bogossian, mais conhecido como BR, e o ilustrador e grafiteiro Mateu Velasco.
Hoje em dia a importância da Galeria Movimento para o mercado de arte é de promover o encontro entre a arte contemporânea e o grafite, propondo a criação de um ambiente jovem e criativo que abrigue encontros, eventos e trocas com o público que gosta de arte, colecionadores e artistas de diferentes linguagens.
Foto: Divulgação
Mapa do local
Galeria Movimento Arte Contemporânea
Horário(s) Segunda a sexta, 11h às 19h; sábado, 12h às 18h.
loja 211
Avenida Atlântica, 4240, 22070-002
Avenida Atlântica, 4240, 22070-002
Telefone (21) 2267-5989
Atualizado em 12 Mai 2012.