Inaugurado em 1960, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) foi instalado no foyer do Teatro Castro Alves, e, em 1966, transferido para o Solar do Unhão, edificação erguida no século XVII em sítio histórico de Salvador.
Com uma arquitetura histórica em plena zona urbana, o museu possui casa-grande, capela, fábrica, senzala, aqueduto, chafariz e cais de desembarque. A construção marcou a história cultural baiana e transformou-se em um símbolo de opulência da arquitetura colonial no século XVIII.
No início da década de 60, o prédio foi adaptado para o uso museológico pela arquiteta Lina Bo Bardi. A partir da década de 90, o local foi reestruturado e recebeu novos acréscimos contemporâneos e equipamentos de tecnologia avançada.
O MAM da Bahia é formado pelo Núcleo Administrativo, Núcleo de Arte e Educação, Núcleo de Projetos e Eventos e Núcleo de Museologia. O museu também possui espaços destinados a oficinas de arte e ao ateliê de conservação e restauro, quatro salas de exposição, teatro auditório, biblioteca, loja, bar, área livre para shows, amplo estacionamento e o Parque das Esculturas, onde está instalada a Sala Especial - Rubem Valentim.
Mapa do local
Museu de Arte Moderna da Bahia - Solar do Unhão
Horário(s) Terça a domingo, 13h às 19h; sábados, 13h às 21h.
Telefone (71) 3117-6139
Atualizado em 4 Abr 2014.