Este evento terminou
No dia 10 de março, o Sesc Pompeia recebe a Terra Comunal - Marina Abramovic, exposição da artista sérvia que é considerada a avó da arte da performance. A mostra, que vai até o dia 10 de maio, é uma retrospectiva de grande porte, com material histórico e trabalhos inéditos. A estrutura será semelhante à exposição do MoMA, de Nova York, realizada em 2010.
Vídeos que relembram sua trajetória, incluindo as performances que fez ao lado de Ulay, o alemão com quem viveu durante doze anos, fazem parte da exposição, bem como registros de pesquisas com cristais brasileiros (que faz desde 1989, quando visitou o país pela primeira vez).
Além disso, obras mais recentes, como a ‘512 Horas’, apresentada em Londres, onde o público foi convidado a deixar todos os pertences guardados e com fones de ouvido relacionaram-se com seu próprio silêncio com tempo ilimitado, também integram a exposição.
Perto do riozinho do Sesc Pompeia, será instalado um espaço destinado à aplicação do Método Marina Abramovic de arte performática. Ali, o público poderá praticar exercícios em camas, cadeiras gigantes cravejadas de cristais e vivenciar experiências que duram até duas horas... Práticas que exploram o silêncio e o olhar entre os participantes.
As performances ao vivo serão feitas por oito artistas brasileiros que participarão de uma imersão em um sítio com Marina por cinco dias. Ali, farão workshops ministrados pela artista. Estre os selecionados, estão: Ayrson Heráclito, Fernando Ribeiro, Marco Paulo Rolla, Maurício Ianês e Rubiane Maia.
Marina Abramovic iniciou sua carreira nos anos 70 e desde então se mantém em atividade. Seu trabalho explora as relações entre o artista e a plateia, os limites do corpo e as possibilidades da mente.
Documentário 'A Corrente'
Também este ano, a artista vai lançar o documentário "A Corrente", dirigido por Marcos Del Fiol e Cauê Ito. O doc apresenta a pesquisa da artista sobre rituais sagrados brasileiros. “O filme acompanha uma viagem espiritual da Marina pelo Brasil. Ela queria encontrar pessoas e lugares de poder”, conta Del Fiol.
Minas Gerais, Bahia e Chapada dos Veadeiros são algumas das regiões pelas quais a artista percorreu para acompanhar cerimônias de Umbanda e operações de médiuns, raizeiras e xamãs.
Mapa do local
Megaexposição Marina Abramovic
Data
10 Mar 2015-10 Mai 2015
De 10 de março a 10 de maio de 2015
Preço(s) Grátis
Horário(s) Terças, Quartas, Quintas e Sextas das 10hs às 21hs e Domingos das 10hs às 18hs
Por Nathália Tourais