Este evento terminou
Seguindo as comemorações que marcam o aniversário de 110 anos da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o museu, que pertence à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, organiza uma programação especial para o dia 25 de janeiro, feriado municipal em comemoração ao aniversário da cidade.
Nesta data, a entrada será gratuita nos dois prédios (Pinacoteca e Estação Pinacoteca), haverá exibições de filmes nacionais e food trucks ocuparão todo o estacionamento do edifício da Praça da Luz. Na mesma data, acontece a abertura da exposição ‘Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo' e o lançamento de catálogos de outras duas importantes mostras.
"A Pinacoteca vem comemorando seus 110 anos desde o ano passado e agora chegou o momento de celebrarmos com toda a população, com entradas gratuitas, descontos, uma nova exposição e comida boa", disse Paulo Vicelli, diretor de Relações Institucionais.
Artes visuais
No dia 25 acontece a abertura da exposição ‘Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo', que remete à origem comum de ambas as instituições e às características de suas coleções, já que a Pinacoteca nasce da transferência em 1905 de 20 obras reunidas pelo Estado de São Paulo na galeria artística do Museu Paulista, inaugurado em 1895 e conhecido também como Museu do Ipiranga. A mostra possibilita também ao público ver ou rever importantes peças do Museu Paulista, que atualmente, em função de uma reforma para sua conservação, encontra-se fechado à visitação.
Na Pinacoteca Luz estão abertas também as mostras "Uma coleção particular: Arte contemporânea no Acervo da Pinacoteca" e "Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. No local, é possível conferir ainda a exposição "Transver: Fotografias feitas por pessoas com deficiência visual", além das obras da Galeria Tátil, exclusiva para deficientes visuais. Os animados podem estender o passeio até o Parque da Luz e apreciar, além do verde, as mais de 40 esculturas expostas pelo espaço desde 2002.
Na Estação Pinacoteca, as exposições "Territórios: Artistas Afrodescendentes no Acervo da Pinacoteca ", "A Gravura de Arthur Luiz Piza" e "Arte no Brasil: Uma história do Modernismo na Pinacoteca de São Paulo" também apresentam ao público parte do acervo da instituição, que reúne no total 11 mil obras. Por fim, "Gravura e Modernidade: A gravura brasileira dos anos 1920 aos anos 1960" apresenta um amplo panorama da produção de gravuras desses primeiros anos da modernidade no Brasil.
Gastronomia
No estacionamento da Pinacoteca, bikes e food trucks comercializarão comidas regionais como tapioca, acarajé, escondidinho, pastéis e muito mais. Participarão do evento: La Polenta, Box da Fruta, Cocina Urbana, Escondido na Kombi, Igual da feira, Kombi do chef, Churros Factory, Dona Mazza, Acarajé Di Ziza, Espetáculo do Espeto, Vintage e o Flor Café.
Cinema
Três filmes nacionais serão exibidos no Auditório da Pinacoteca dia 25 de janeiro. "Brincante" começa às 10h30. Na sequência, a partir das 13 horas, será apresentado o "O ano em que meus pais saíram de férias" e, por fim, o longa "Que horas ela volta?", às 15h30. O espaço acomoda 130 pessoas. Para participar basta chegar com 15 minutos de antecedência. Não será autorizada a entrada após o início da sessão.
Lançamentos
Para completar a festa, os catálogos de duas exposições serão lançados dia 25. Um deles é o da mostra "Uma coleção particular: Arte contemporânea no Acervo da Pinacoteca", que contém fotos de todas as obras expostas, além de texto curatorial de José Augusto Ribeiro, comentários sobre os trabalhos e biografia dos artistas preparadas pela equipe de curadoria da Pinacoteca.
Um box com três livros da exposição "Houyhnhnms", de Nuno Ramos, também estará à venda na loja da Pinacoteca a partir dessa data. No catálogo da exposição as pessoas encontram o texto curatorial de Lorenzo Mammì, a lista e as fotos das obras e uma cronologia ilustrada. A pedido da Pinacoteca, o fotógrafo Mauro Restiffe e a escritora Noemi Jaffe acompanharam o processo de produção das obras que foram expostas, experiência que deu origem aos dois outros livros de ensaio. À venda por R$ 80, o livro custará R$ 72 nesse dia.
Aproveitando o lançamento destes livros, o Núcleo de Ações Educativas da Pinacoteca também apresenta pela primeira vez o "Material de Apoio à Pratica Pedagógica" que desenvolveu a partir da mostra protagonizada por Nuno Ramos. O conteúdo será disponibilizado gratuitamente para professores a partir dessa data. Os profissionais que passarem pelo museu entre 11h e 13h poderão retirá-lo.
Mapa do local
Pinacoteca terá programação especial no dia do aniversário de São Paulo
Data
Seg 25 Jan 2016
Dia 25 de janeiro de 2016
Preço(s) grátis
Horário(s) Das 10h às 18h
Pinacoteca do Estado de São Paulo
EndereçoTelefone (11) 3335-4990
Por Nathália Tourais