Guia da Semana

Este evento terminou

A partir do dia 17 de fevereiro, o Teatro Porto Seguro recebe Urinal, O Musical. Na história, uma seca de vinte anos (época conhecida como os Anos Fedidos) causou uma terrível falta de água, fazendo com que banheiros particulares deixassem de existir. Toda a atividade sanitária da população é realizada em banheiros públicos controlados por uma megacorporação chamada Companhia da Boa Urina, comandada pelo ardiloso Patrãozinho. Para controlar o consumo de água, as pessoas devem pagar para usar essas dependências.

Há leis severas garantindo que o povo pague para fazer xixi, e se elas forem quebradas, o culpado é enviado para uma suposta colônia penal chamada “Urinal”, de onde os criminosos jamais retornam. Tudo caminha bem, até que o jovem Bonitão, incitado pela bela e radiante Luz, aprende a ouvir seu coração e inicia uma revolta popular que pode mudar o destino de todos. A peça se inicia com uma saudação de boas vindas do Policial, o narrador, assistido pela jovem de rua Garotinha.

A peça se passa em vários espaços e, para isso, foi criado um dispositivo cenográfico com escadas e níveis, que multiplicam e diversificam esses ambientes. A inspiração são os becos vitorianos, as imagens de Gotham City, as fábricas abandonadas e a arquitetura dos banheiros públicos no fim do século XIX.

Os figurinos criam uma mistura de épocas, para alcançar esse futuro indefinido onde se passa a ação da peça. Uma referência muito especial foi o estudo de um ramo da moda chamado moda pós-apocalíptica ou moda distópica, que se utiliza de sobreposições de camadas para causar um efeito de estranhamento e devastação. A luz de Fran Barros atua como um comentarista da ação, com seus climas sombrios, utilizando-se também de luz fria e outras fontes alternativas de iluminação.

Urinal, O Musical

Data 17 Fev 2016-21 Abr 2016
De 17 de fevereiro a 21 de abril

Preço(s) R$ 80,00 plateia / R$ 50,00 balcão e frisas

Horário(s) Quartas e quintas, às 21h

Endereço
Alameda Barão de Piracicaba, 740, 01216-010

Por Nathália Tourais