Este evento terminou
Estreitar as relações entre agricultura, meio ambiente e gastronomia é o principal objetivo da Feira Viva, que acontece no dia 24 de fevereiro, no Parque Villa-Lobos, das 9h30h às 18h30. Na edição de verão, o tema será o conhecimento acerca da origem e as formas de preparação dos alimentos sob a perspectiva da agricultura tropical.
Durante o evento, público terá a oportunidade de aprender sobre diversos processos e produtos com pesquisadores, chefs e produtores rurais, que apresentarão procedimentos e técnicas tradicionais. Bel Coelho, Helena Rizzo, Mara Salles, Edu Malta e Henrique Nunes estão entre os chefs convidados.
Farinhas tropicais, muvuca de sementes, extração da polpa do fruto da palmeira e PANCs serão alguns dos temas abordados, sempre intercalados por sessões de curta metragem. No mesmo espaço haverá a degustação, a partir das 11h, de pratos a preços populares, até R$25.
A Feira Viva também vai contar com a venda direta de produtos e comidinhas de diversas fazendas. Sanduíche de pastrami, geleias de frutas nativas, licor e massas de jabuticaba, cocada paulista, queijo cuesta e pão de linguiça estão entre as opções.
PROGRAMAÇÃO DE FILMES E FEITURAS
10h30 Feitura da Muvuca de Sementes
Rede de Sementes do Vale do Ribeira
A técnica de “Muvuca de Sementes” para o plantio de florestas é um método que vem de antigas práticas agrícolas e, hoje, pode significar a possibilidade de restauração florestal das vastas áreas degradadas no país - além de possibilitar a organização e valorização de um dos preciosos elos da cadeia da recuperação ambiental, os coletores de sementes. Essas pessoas muitas vezes ainda detém parte dos conhecimentos perdidos acerca da natureza.
11h45 Filme: Saberes do Vale - Morar
12h Feitura do Doce de Jaracatiá
Eduardo Esperanza Modesto (Fazenda Jaracatiá)
Chefe Convidado: Bel Coelho
O uso do açúcar na conservação de frutas é uma técnica tradicional utilizada fartamente no Brasil. É a partir dela que podemos preservar e apreciar frutos nativos das nossas matas durante todo o ano. A feitura do doce no tacho tem forte ligação regional, onde cada bioma, cada cultura, tem sua fruta e modo de preparação típicos. O Jaracatiá é uma árvore símbolo na Mata Atlântica e sua preservação está fortemente atrelada à preservação do meio ambiente. São utilizados, além de seu fruto, uma espécie de mamão selvagem, o seu tronco para a preparação de um doces típicos em diversas regiões brasileiras.
13h15 Filme: Saberes do Vale – Brincar
14h Feitura Farinhas Tropicais
Zé Ferreira
Chefe Convidado: Helena Rizzo e Mara Salles
A preservação de diversos alimentos como cereais e raízes através da feitura de pós e farinhas, faz parte do acervo técnico e cultural das populações tropicais. Vamos aprender algumas dessas técnicas com as comunidades tradicionais litorâneas, como o Quilombo de Picinguaba - SP e do Camburi - RJ. Entre as farinhas produzidas e consumidas por essas populações estão a farinha de inhame, farinha de banana verde, pó de gengibre e cúrcuma, e a famosa farinha e polvilho de mandioca, entre outras.
15h45 Filme: Saberes do Vale – Comer
16h15 Feitura PANC na feira
Valdely Kinupp
Chef Convidado: Henrique Nunes
O plantio de plantas de fácil cultivo e adaptação à realidade tropical do país é essencial para a manutenção da saúde humana e do meio ambiente. Vamos conhecer plantas tradicionais que foram esquecidas, as hoje já famosas PANCS, entendendo seus modos de preparo e curiosidades culturais e nutricionais.
17h45 Filme: Saberes do Vale – Criar
18h Feitura Extração da polpa da Jussara
Dr. Leandro Carmo
Dr. Leandro é especialista em pós-colheita e beneficiamento de frutas nativas e vai demonstrar a extração da polpa do fruto da palmeira Jussara. A Jussara é uma planta nativa da Mata Atlântica, e ficou em grave risco de extinção por causa da extração do palmito. Para estimular seu plantio e inibir o corte ilegal da palmeira, uma alternativa é o consumo do fruto, o que garantiria que a arvore fosse mantida em pé por muitos anos. Alem disso o fruto do Jussara, muito semelhante ao açaí, tem mais nutrientes (antioxidantes e cálcio) do que o açaí. O cultivo geralmente precisa ser feito em ambiente florestal, pois a planta é muito exigente, o que também pode ser um estímulo para o plantio de florestas.
Mapa do local
Feira Viva
Preço Grátis
Data Sáb 24 Fev 2018
Horário(s) 9h30 às 18h30
Parque Villa-Lobos
EndereçoTelefone (11) 3023-0316
Por Redação Guia da Semana