A cidade de Brasília tem muita história para contar nesses 55 anos de existência. Inaugurada em 1960 após ser elaborada pelo urbanista Lúcio Costa, a capital do Brasil tem outro importante nome no seu planejamento, que está espalhado por toda cidade: o arquiteto Oscar Niemeyer.
E isso não é apenas por ele ter participado da elaboração do projeto de Brasília. É impossível fazer um passeio e não ver alguma obra do arquiteto pela cidade. Os principais monumentos da capital tem a assinatura de Niemeyer.
O Guia da Semana listou um roteiro para você conhecer Brasília e as obras de Oscar Niemeyer. Confira a lista:
Congresso Nacional
Você sabia que o nome oficial do Congresso é Palácio Nereu Ramos? Pois é! Ele foi arquitetado por Niemayer em parceria com o pernambucano Joaquim Cardoso e inaugurado junto com a cidade. É o maior símbolo de Brasília e um dos três monumentos que constituem a Praça dos Três Poderes.
Palácio do Planalto
O segundo prédio da Praça dos Três Poderes é o que abriga o Gabinete Presidenciável, o Gabinete de Segurança, a Secretaria Geral e também a Casa Civil. Todos os prédios da Praça dos Três poderes fizeram parte do Plano Piloto. As colunas do prédio conseguiram dar o efeito que o arquiteto queria: “leves como penas pousando no chão”. O engenheiro da obra foi Fausto Favale.
Supremo Tribunal Federal
A Praça dos Três poderes termina com o STF. Cada uma das construções representam os três poderes da República Brasileira: o Supremo é o Judiciário, o Palácio do Planalto é o Executivo e o Congresso Nacional é o Legislativo.
Catedral Metropolitana
Também projetada por Oscar Niemeyer, a igreja foi o primeiro monumento construído em Brasília. A inauguração, de fato, aconteceu em 1970 e é o principal templo religioso da cidade. O formato lembra uma coroa de espinhos usada por Jesus Cristo. Na entrada da Catedral ficam as estátuas dos 4 evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João.
Teatro Nacional
O teatro Cláudio Santoro é uma das principais obras de Niemayer em Brasília. Dedicada apenas à arte, a construção lembra uma pirâmide e é um dos maiores complexos que o arquiteto já construiu. Foi inaugurado em 1966.
Palácio da Alvorada
Situado às margens do lago Paranoá, o Palácio da Alvorada foi construído para ser a residência oficial do Presidente da República. A construção de arquitetura moderna foi pedida pelo então presidente Juscelino Kubitschek para ser uma “obra magnífica” e que “seria admirada após 100 anos”.
Memorial JK
O museu foi arquitetado e construído para homenagear o presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília. O corpo de JK está lá, assim como diversos pertences do ex-presidente. Na parte de fora está uma estátua de JK exposta em um pedestal de 28 metros de altura.
Palácio do Itamaraty
Foi inaugurado em 1970 durante o governo Médici. É a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Um dado curioso é que o palácio possui o maior hall sem colunas do mundo, com aproximadamente 2800 metros quadrados.
Torre de TV Digital
Essa foi a última obra notória que Oscar Niemayer deixou antes de falecer, inaugurada em 2012. Flor do Cerrado é o nome popular da obra. Foi projetada para ser a torre de transmissão de televisão digital para todo Distrito Federal. A obra possui duas cúpulas de vidro que estão abertas a visitação.
Museu Nacional Honestino Guimarães
O formato remete a uma cúpula e também lembra um iglu. Foi inaugurado em 2006, quando Niemeyer celebrava o aniversário de “apenas” 99 anos. No museu, está exposto sobre as obras de Niemeyer em Brasília. Também é um espaço para palestras, divulgação de outras obras e outros eventos culturais.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 25 Jun 2015.