Inaugurado em 1971, o Walt Disney World é o parque de diversões mais famoso e visitado do mundo inteiro. A terra da magia atrai turistas de todo o mundo e encanta pessoas de todas as idades. Além dos quatro parques de diversão (Magic Kingdom, Animal Kingdom, Epcot e Disney's Hollywood Studios), o complexo possui dois parques aquáticos e um conjunto de 24 resorts temáticos.
Para manter a magia dos parques intacta, a Disney os controla com extremo rigor e organização perfeita. Tudo que existe lá é milimetricamente calculado para manter a ordem. Uma das coisas mais bacanas dos parques são os mínimos detalhes.
A Disney tem algumas curiosidades impressionantes que surpreendem até os mais apaixonados pelos parques. O Guia da Semana listou algumas. Confira:
Lixos
Uma das maiores preocupações da companhia é manter a limpeza do parque. Percebeu-se que as pessoas ficavam com o lixo na mão no máximo entre 20 e 30 passos, por esse motivo lixos estão posicionados nessa distância pelo parque todo.
Quarto secreto
O famoso Castelo da Cinderela, no parque Magic Kingdom, tem uma suíte secreta que não está disponível para visitas. Apenas alguns sortudos tem a chance de conhecer: pessoas escolhidas aleatoriamente ou ganhadoras de promoções. Imagina só que honra?
Vagas extras
No parque Epcot, 11 países são retratados no World Showcase num tipo de comunidade diferente, onde vivem em perfeita harmonia. Esse era um dos sonhos de Walt Disney. O curioso é que no pavilhão dos países ainda tem espaço para mais oito. Será que um dia vai ter uma expansão?
Tudo novinho
Essa é a impressão que muitas pessoas devem ter ao visitar os parques. Isso acontece porque o cuidado é realmente extremo. Diariamente os funcionários pintam o que foi desgastado e trocam coisas que foram danificadas. Isso faz do parque parecer sempre bem cuidado!
Cidade subterrânea
Uma das maiores genialidades dos parques não pode ser vista por nenhum visitante. Existe uma cidade subterrânea que permite os funcionários se locomoveram entre lugares mais rapidamente. Tudo é feito por debaixo da terra, assim fica imperceptível para as pessoas os reparos, deslocamentos e tudo que seja de manutenção do parque.
Nada de chiclete
Você nunca vai encontrar chicletes para vender nos parques. Isso é uma tentativa de preservar a limpeza, para que o chão não fique repleto de marcas.
Treinamento intensivo
Todos os atores que ficam debaixo da fantasia dos personagens, seja Mickey, Pateta, Minnie ou qualquer outro, passam por um treinamento pesado para dar o mesmo autógrafo sempre e igualzinho o de outros atores, para nenhuma pessoa receber um diferente.
Tem história
O Magic Kingdom ainda possui 14 atrações que existem desde o primeiro dia de funcionamento. São elas: “Swiss Family Treehouse”, “Frontierland Shootin’ Arcade”, “Jungle Cruise”, “Tomorrowland Speedway”, “Peter Pan’s Flight”, “Prince Charming Regal Carrousel”, “The Hall of Presidents”, “It’s a Small World”, “Dumbo the Flying Elephant”, “Mad Tea Party”, “Walt Disney World Railroad”, “The Haunted Mansion”, “Walt Disney’s Enchanted Tiki Room” e Country Bear Jamboree”.
Criado sem o criador
Walt Disney passou anos desenvolvendo o parque e aperfeiçoando suas ideias. O que poucos sabem é que ele faleceu em 1966, 5 anos antes da inauguração dos parques. Triste, né?
Empregados diferentes
Depois que os parques se fecham cerca de 200 gatos são liberados para passear pelos parques. O intuito é que eles controlem a população de ratos por lá. Os gatos são bem cuidados, vivem em abrigos e são treinados para isso.
Brasão oficial
A atração Sala dos Presidentes possui um brasão presidencial que precisou ser promulgado por uma lei para poder ser colocado. Além do parque, o brasão só pode ser encontrado na Sala Oval da Casa Branca, na sala do Sino da Liberdade e na real Sala dos Presidentes.
Natal
Na época do Natal, os parques da Disney conseguem ainda ficar mais mágicos. São colocadas mais de mil árvores e uma quantidade de mais de 8 milhões de luzes para enfeitar tudo.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 30 Ago 2015.