A América Latina tem países riquíssimos em história, cultura e, principalmente, em fauna e flora, repletos de belezas naturais. Além do litoral incrível que alguns países oferecem, como Brasil, Uruguai e Colômbia, os encantos da natureza vão muito além disso.
A natureza é responsável por construir lugares surreais, aqueles de deixar o queixo caído. Espalhados pelos países do continente sul-americano, estão montanhas, gêiseres, cânions, cataratas e salinas. Existem até os exóticos, como rio colorido, lagoa vermelha e rio dentro de poço, difícil de imaginar.
O Guia da Semana listou 20 lugares incríveis na América Latina que você TEM que conhecer. Confira:
Lençóis Maranhenses - Brasil
Apelidado de Rota das Emoções, o ecossistema do parque é repleto de dunas, restinga e mangues. Foi criado em 1981. As dunas podem chegar a até 40m de altura e formam piscinas naturais de água cristalina, compondo um visual surreal.
Salar de Uyuni - Bolívia
A cidade de Uyuni fica perto de Potosí e atrai muitos turistas pelas belezas naturais que possui. O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo, com 10.582 quilômetros quadrados de superfície. O local conta com paisagens incríveis e ótimos lugares para conhecer, como a "Ilha" Incahuasi.
Glaciar Perito Moreno - Argentina
Localizado próximo à cidade de El Calafate, essa geleira proporciona um dos cenários mais incríveis da América do Sul. É lá que fica a maior reserva de água doce do mundo, mas para chegar até lá é uma aventura e tanto.
Machu Picchu - Peru
As ruínas de Machu Picchu são as mais famosas do mundo e o principal sítio arqueológico já conhecido. Foi construído no século 15 e guarda a história e os vestígios da civilização Inca. Conhecido como, "O coração peruano", fica a 2.500 metros do mar e se destaca pela ótima preservação da cidade.
Chapada Diamantina - Brasil
O parque abrange diversas cidadezinhas pela sua área de 1500 quilômetros quadrados. Caminhando pelo parque, é possível encontrar diversas belezas naturais como cachoeiras, grutas, cavernas, cânions, piscinas naturais e muito mais. Mergulhar no Poço Azul é uma oportunidade única!
Deserto do Atacama - Chile
O Atacama é um dos pontos turísticos que despertam mais curiosidade nos turistas do mundo todo. O local é repleto de belezas naturais e lugares exóticos difíceis de encontrar: gêiseres, vulcões, lagoas coloridas, cânions de água, dentre outros. Quem gosta de esportes radicias como trekking, montanhismo e mountain bike vão ter muito o que fazer. Tudo em um dos cenários mais encantadores do mundo todo.
Dunas de Jalapão - Brasil
Diferenciada de outras dunas do Brasil, Jalapão fica no meio do cerrado brasileiro. Lá se formam dunas de mais de 30 metros de altura.Elas têm coloração diferente, mais douradas. O pôr-do-sol é encantador e em Jalapão as cachoeiras e piscinas naturais que se formam são incríveis.
Praia Brava - Uruguai
Em Punta del Este, a principal cidade turística do Uruguai, muitas praias possuem destaque e atraem turistas do mundo todo. A Praia Brava tem um detalhe único: as ondas brilham a noite. O mar brilhante acontece devido ao fenômeno chamado bioluminescência. O resultado é incrível.
Laguna Colorada - Bolívia
A água vermelha transformou o Laguna Colorada em um dos lagos mais diferentes do mundo. Esse fenômeno acontece pelas algas e sedimentos que avermelharam a água. A linda paisagem fica dentro da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa.
Ilhas Galápagos - Equador
O arquipélago de Galápagos possui ilhas lindíssimas como Santa Cruz e San Cristobal. O mar azul e o cenário encantador fazem dessa ilha, propriedade de Equador, um dos lugares mais incríveis do mundo.
Laguna Verde - Bolívia
Na Reserva Nacional Eduardo Abaroa, a Bolívia apresenta outro lago incrível. O Laguna Verde é de água salgada e o verde vibrante de sua cor é de encher os olhos. Apesar de estar bem próximo do Atacama, faz parte do território boliviano.
Rio Caño Cristales - Colômbia
O charmoso rio fica na serra de La Macarena. O grande detalhe é a explosão de cores que fica ao seu redor. Na verdade, essas cores são algas e plantas aquáticas que ganharam diferentes tons. Com a água tão transparente, fica tudo super visível, mas só para visitar entre junho e dezembro.
Salinas Grandes - Argentina
O deserto do Atacama e o deserto de sal da Bolívia (Salar de Uyuni) ofuscam o deserto de sal da Argentina, o Salinas Grandes. Realmente ele é mais modesto, mas tem tudo pra ser uma viagem inesquecível. Localizado na província de Salta, a área tem mais de 12 mil hectares e oferece belíssimas paisagens e a chance de ver muitos animais.
Cenote Angelita - México
Um dos lugares mais surreais do mundo fica na Península de Yucatán. O Cenote Angelita é um poço de água doce, muito bonito igual outros que tem na região. O detalhe é que debaixo da água corre um rio de água sagalda. Sim, isso mesmo. O fenômeno acontece devido a quantidade elevada de sulfeto de hidrogênio, que permite que as águas fiquem separadas e com tons diferentes.
Los Roques - Venezuela
Conhecido como o paraíso, Los Roques é um arquipélago formado por 40 ilhas, onde só duas (Gran Roque e Los Mosquises) são habitáveis. O cenário é incrível, até porque o local é um atol, são muitas faixas de areia rodeadas de água.
Bariloche - Argentina
Bariloche é o primeiro lugar que vem na cabeça de um brasileiro que já pensou em esquiar. O cenário composto por montanhas de gelo é um dos lugares mais bonitos do América do Sul, que atrai milhares de turistas dispostos a se aventurar pelos esportes radicais que podem ser praticados no gelo.
Cataratas do Iguaçu - Brasil
O Rio Iguaçu, na Bacia Hidrográfica do Paraná, tem como grande estrela as famosas Cataratas do Iguaçu. Com cerca de 275 quedas de água, o local se tornou uma das maiores referências turísticas do mundo. É possível visitar tanto pelo Brasil ou Argentina. A entrada é por meio dos Parques Nacionais de Iguaçu e Iguazu, respectivamente.
Fernando de Noronha - Brasil
O arquipélago de Fernando de Noronha abriga o conjunto de praias mais famoso do Brasil. Destaque para a praia do Sancho, isolada do resto, o que a deixa como quase particular para os turistas que a visitam. O acesso é feito por três maneiras diferentes: mar, escalando rochas ou por uma abertura que leva a uma escada entre pedras.
Chichen Itzá - México
Chichen Itzá é o mais famoso dos milhares de sítios arqueológicos do México. Ele fica na Península de Yucatán a 205 km de Cancún. Lá é possível encontrar diversas estruturas, como a principal que é conhecida como El Castillo. A visita é guiada e demora um tempo de 2 horas no local. As estruturas de Chichen-Itzá foram feitas pelos maias. Ele também é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno. Dica: O sol é fortíssimo, tome cuidado para não se queimar.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 11 Jun 2016.