Nada melhor do que fazer passeios que nos tire da rotina cansativa de São Paulo. Sejam escolhas mais tranquilas ou mais radicais, o que importa é fugir do comum. Que tal realizar um rafting em corredeiras agitadas ou então um calmo passeio de balão pelo lindo interior da cidade?
Não importa qual seja seu gosto, nessa lista com 7 lugares para fazer esportes radicais em São Paulo, você vai encontrar a atividade perfeita!
Boituva
Quem pensa em saltar de paraquedas em São Paulo já pensa logo em Boituva. A cidade, que fica há 123 km da capital, é conhecida por ser o "destino do salto com paraquedas". Ela reúne diversas opções de empresas que realizam pacotes diferenciados para cada pessoa e sempre estão disponíveis promoções. Se você busca uma atividade que te dê uma experiência única, esse é o roteiro perfeito para você.
Pico do Jaraguá
A Trilha do Pai Zé é uma das únicas que ficam dentro de São Paulo e o destino final é uma das vistas mais lindas da cidade: o Pico do Jaraguá. Além disso, a entrada é gratuita, exigindo apenas disposição para caminhar e curtir a paisagem. O melhor é que o céu esteja aberto para poder apreciar a paisagem e enxergar os pontos mais distantes. Ao todo, são 3.600 metros ida e volta. Já que a maior parte do percurso é de subida, é possível fazer o caminho de carro.
Laje de Santos
A laje é uma ilha localizada em frete à cidade de Santos, fazendo parte do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos. A pedra característica da Laje se assemelha bastante com a forma de uma baleia, atraindo a curiosidade de muitos visitantes. Essa é a melhor opção para realizar mergulho para quem é de São Paulo. Existem muitas variedades de peixes, arraias e, se tiver sorte, poderá ver alguns golfinhos. Muitas empresas fazem o passeio de mergulho, sendo possível agendar com antecedência. E aí, vai encarar?
Maresias
Para os amantes de aventura, a cidade de Maresias, no litoral norte de São Paulo, oferece opções diversas de passeios e atrativos, realizados através de empresas turísticas que ficam na praia. Com a empresa Jackslack, o turista pode contratar o serviço de trilhas com rapel – em cachoeira ou em um mirante no meio do oceano- além de vôo livre sobre a praia de Maresias e percurso de arvorismo, escalada e tirolesa, sempre com equipamento incluso. Além de um esporte radical, você vai poder desfrutar de uma paisagem maravilhosa. E o melhor de tudo: não precisa ser profissional para realizar os passeios.
Pedra Bela
Há 118 km de São Paulo existe uma cidade chamada Pedra Bela que é nacionalmente conhecida pelos praticantes de esportes de aventura por abrigar a maior tirolesa das Américas. São 1.900 m de extensão, onde o turista é guiado por um cabo de aço do Alto da Pedra ao Portal da Cidade, a uma altura de 130 m do chão. Para os casais aventureiros, é possível realizar saltos duplos. Além da tirolesa, outros atrativos atraem milhares de turistas todos os anos. Cachoeiras, riachos, pedras para rapel e escaladas formam a paisagem do município.
Brotas
O Rafting é um dos esportes mais procurados por turistas que visitam a cidade de Brotas. São milhares de pessoas buscando por emoção. A atividade é realizada nas águas do Rio Jacaré Pepira, considerado um dos melhores para a prática do esporte. O bote inflável comporta até sete pessoas, e o curso do Rio é um prêmio da natureza aos praticantes que desbravam corredeiras, refluxos e quedas d’água. Existem passeios para crianças e adultos e de dificuldades variadas.
Sorocaba
Que tal um passeio mais leve, mas sem deixar de lado a aventura? O passeio de balão é perfeito para isso. Seja de casal ou com família e amigos, a diversão e adrenalina é garantida. Na cidade de Sorocaba é possível escolher 5 diferentes passeios de balão, dentre eles estão o céu light, onde você voa de um jeito mais tranquilo, céu aventura com adrenalina causada pelas grandes alturas ou o céu romântico, que transforma o céu num lugar especial, fazendo você ter momentos inesquecíveis com quem ama. Qual você vai escolher?
Por Juliana Sartori
Atualizado em 15 Mar 2016.