Quando se pensa em água e Rio de Janeiro, a primeira lembrança que vem à cabeça é praia, uma associação inevitável. Mas a riqueza em belezas naturais vai além da orla e a rica Mata Atlântica nos presenteia com muitas outras opções.
Menos exploradas que as areias e quiosques lotados, o Rio de Janeiro tem várias quedas d'água pela cidade, especialmente na área que compreende o Parque Nacional da Tijuca, mas não só. Por isso, o Guia da Semana separou esse roteiro de 7 Cachoeiras incríveis para aliviar o calor. Coloque um tênis confortável, junte repelente, água, alimentos e roupas leves e seu traje de banho por baixo, claro.
Cascata Diamantina
Localizada no Alto da Boa Vista e parte do Parque Nacional da Tijuca, é uma das maiores quedas d'água do parque e fica localizada entre duas pedras. Para os iniciantes, a trilha é bem leve.
Onde: Praça Afonso Viseu, Estrada da Cascatinha, Estrada do Imperador, Estrada Escragnolle, Estrada Major Archer. A trilha começa no recanto da Gruta Paulo e Virgínia
Cachoeira do Horto
É a mais famosa do Rio e está localizada na região do Jardim Botânico. Tem uma queda d'água de 20 metros, que depois forma uma pequena piscina. É uma das belas cachoeiras originadas pelo Riacho Pai Ricardo.
Onde: Rua Pacheco Leão, Estrada Dona Castorina. A trilha é logo depois do Portão dos Macacos
Cachoeira do Camorim
Localizada em Jacarepaguá, fica dentro do Parque da Pedra Branca. O parque tem guia próprio para quem deseja percorrer a trilha leve, que dura cerca de 45 minutos. A entrada, inclusive, só é permitida com acompanhamento do guia do parque.
Onde: Estrada do Pau da Fome, 4002, Camorim, Jacarepaguá. A entrada fica bem em frente a um posto da CEDAE.
Cachoeira das Almas
Também conhecida como Cachoeira do Pai Antônio, tem uma trilha bem fácil e plana na maior parte do tempo. Beirando o Riacho das Almas, passa por um trecho preservado da Floresta da Tijuca.
Onde: Estrada do Excelsior, bem próxima ao Centro de Visitantes do Parque Nacional da Tijuca
Cascatinha Taunay
Uma das mais bonitas do Parque, é também bem próxima à entrada. Além disso, a seu redor tem banheiro, lojinha e estacionamento. A queda tem cerca de 30 metros de altura.
Onde: Estrada da Cascatinha, a uma distância de 500 metros do portão do Parque Nacional da Tijuca, próximo à Praça Afonso Viseu.
Cachoeira do Mendanha
Aqui caímos no clichê de chamar de "pedacinho do paraíso". Na verdade, não é só uma cachoeira, são três, com escorregas naturais das próprias pedras. Localizada em Campo Grande, são três quedas de água cristalina do Rio Guandu do Sapê.
Onde: Parque Estadual do Mendanha, próximo à Avenida Brasil. Estrada Abilio Bastos, Campo Grande
Cachoeira do Chuveiro
É uma das conhecidas da cidade, localizada no Horto, por isso também uma das mais concorridas. A água cai dentro de uma cavidade, lembrando o box de um chuveiro. É uma trilha relativamente leve, com algumas pedras, mas com correntes para ajudar na passagem.
Onde: Rua Pacheco Leão, Estrada Dona Castorina, em direção ao Alto da Boa Vista.
Por Marco Sá
Atualizado em 16 Fev 2016.