A Serra da Canastra, em Minas Gerais, é uma região privilegiada com grandes atrações naturais que encantam visitantes do país inteiro. A região está dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972, e que tem como objetivo proteger as nascentes que se encontram dentro do parque, além de preservar todas as belezas naturais e vida animal que lá se encontram.
Com mais de 70 mil hectares de extensão, o parque faz parte do território de três municípios mineiros: São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis. Estando em qualquer uma dessas cidades é possível explorar o melhor da região e ter uma verdadeira imersão na natureza.
O Guia da Semana fez um roteiro com lugares imperdíveis para conhecer na Serra da Canastra. Confira na galeria abaixo:
PEDREIRA LAGOA AZUL
A Pedreira da Lagoa Azul é um cenário deslumbrante em meio a Serra da Canastra. Trata-se de um local onde eram extraídas pedras de quartzito, usadas na construção civil. Ao longo dos anos, foi formando um lago que é hoje um dos destaques do turismo na região. Suas águas cristalinas ora em tons de azul, ora em tons de verde, são a pedida perfeita para um mergulho refrescante em meio ao calor de Minas Gerais!
NASCENTE DO RIO SÃO FRANCISCO
A nascente de um dos rios mais importantes do país, o Rio São Francisco, fica dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra. A nascente não está claramente definida, mas é formada por dois pequenos córregos que surgem no meio de um charco. A entrada para a trilha de 6 km se dá pela portaria 1, seguindo sempre a placa “Velho Chico”. Para quem gosta de conhecer histórias e de uma boa caminhada, conhecer o local é a pedida certa.
CACHOEIRA DO FUNDÃO
Um dos cartões-postais da Serra da Canastra é a Cachoeira do Fundão. Trata-se de uma enorme queda d'água de 80 metros de altura, resultando em uma incrível piscina natural aos seus pés. Por seu acesso ser mais complicado, o lugar atrai poucos aventureiros e ainda consegue manter suas características originais. Para chegar à cachoeira, é preciso pegar a estrada principal do parque e depois um caminho secundário sinalizado. A dica fazer o percurso com veículos 4x4 devido às condições das estradas de terra da região.
CACHOEIRA CASCA D'ANTA
A maior atração da Canastra pode ser visitada pelo alto da serra ou por baixo - em ambos os casos com acesso relativamente fácil por estradas de terra. A Cachoeira Casca D’anta é uma das maiores quedas d’água do Brasil com de 186 metros! A imponente atração natural atrai fãs de todo o país que percorrem seus 3 km de trilha para observarem essa maravilha.
Curiosidade: o nome da cachoeira vem da árvore Casca D’Anta (Drimys winteri) que, por sua vez, foi assim batizada porque tem propriedades medicinais, usadas para curar ferimentos de antas.
CACHOEIRA DA PARIDA
A Cachoeira da Parida é uma das mais bonitas do Brasil e um daqueles lugares tão incríveis que mais parecem de mentira. Suas águas são completamente cristalinas, oferecendo um cenário de tirar o fôlego tanto para quem quer se refrescar, quanto para quem gosta de tirar boas fotografias. Duas quedas d'água desembocam em uma piscina natural esverdeada, propiciando um poço perfeito para banho.
Veja mais dicas incríveis de viagens pelo Brasil:
+ 10 destinos românticos para conhecer em Minas Gerais
+ 10 destinos nacionais para uma lua de mel inesquecível
+ 10 destinos mais em conta para curtir uma viagem de casal pelo Brasil
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 21 Jan 2019.