Nem só de praia é formada a paisagem da Bahia: no coração do estado está um dos mais belos cenários do país, salpicado de cachoeiras, grutas, cânions e vales. O Parque Nacional da Chapada Diamantina tem atrações para todos os gostos, que se espalham por vilarejos que tiveram seu apogeu no final do século 19, quando a região era famosa somente pelas jazidas de diamantes.
Se você é daqueles que adora conhecer lugares surpreendentes, o Guia da Semana te mostra um pouco das paisagens da Chapada Diamantina e tudo o que você precisa saber para programar sua viagem para lá. Prepare-se para se apaixonar:
PARQUE NACIONAL CHAPADA DIAMANTINA
O Parque Nacional Chapada Diamantina é um verdadeiro paraíso em meio ao cenário da Bahia. Considerado um dos maiores parques de preservação ambiental do país, esse paraíso é guardião de muitas riquezas naturais, ocupando cerca de 152 mil hectares! São incríveis trilhas, cachoeiras, rios, grutas e cânions que vão fazer você se apaixonar!
Perfeita para fugir do roteiro de praias tão conhecido no Nordeste, a viagem permite que o turista explore um dos ecossistemas mais incríveis de todo o mundo. Localizado a cerca de 5 horas de carro de Salvador, a Chapada ocupa um imenso território, abrangendo várias cidades menores. Sendo a principal delas Lençóis e Vale do Capão.
A dica é montar a base em uma dessas cidades e fazer o trajeto entre os pontos turísticos de carro. Também vale contratar um guia trístico, pois assim as chances de se perder ou acabar deixado de lado uma atração incrível são menores!
MORRO DO PAI INÁCIO
A 30 km da cidade de Lençóis, o Morro do Pai Inácio é um dos cartões postais da Chapada Diamantina. Com 1.120 metros de altura, o local possui a melhor visão panorâmica da Chapada e seus entornos. A trilha para chegar lá é composta por subidas íngremes, que são percorridas em 30 a 40 minutos - mas todo esforço vale a pena ao observar uma paisagem de tirar o fôlego!
CACHOEIRA DA FUMAÇA
Com 380 metros de altura e considerada a segunda cachoeira mais alta do Brasil, a Cachoeira da Fumaça é uma das atrações mais procuradas da Chapada Diamantina e, com certeza, não pode ficar de fora de nenhum roteiro. Ao todo são 6 km de caminhada para chegar ao topo do mirante, de onde é possível ter uma vista panorâmica da cachoeira e de seus arredores. Ao longo do caminho, as paisagens se revelam ainda mais bonitas e surpreendentes.
CACHOEIRA DA FUMACINHA
Quem gosta de conhecer lugares singulares, não pode deixar de conhecer esse ponto turístico! A visita à Cachoeira da Fumacinha exige disposição e bom físico. Por estar em meio a um cânion estreito e de difícil acesso, a trilha é feita apenas com a presença de um guia turístico. O trajeto é composto por duas partes: uma trilha que cerca as grandes formações rochosas e outra que atravessa rios pulando pelas pedras - nada que um pouco de equilíbrio não resolva. A chegada faz com que todo o esforço seja compensado, já que a vista e a experiência são únicas e renovadoras.
CACHOEIRA DO BURACÃO
Já deu para perceber que no quesito cachoeiras a Chapada Diamantina tem opções de sobra, não é? Mas é claro que existem lugares que despertam mais o nosso interesse do que os outros. A Cachoeira do Buracão é um desses pontos turísticos surpreendentes. Em meio a cânions de rochas, ela transforma a paisagem em uma verdadeira obra de arte!
POÇO ENCANTADO
O Poço Encantado é um daqueles lugares surpreendentes que parece que nem é real. Parte de sua magia e beleza se dá por sua localização: dentro de uma caverna onde encontramos estalactites e estalagmites. Tudo isso antes de chegar ao lago de água transparente, que quando é atingido pelo sol, apresenta uma água ainda mais azulada.
Encontre sua hospedagem perfeita na Chapada Diamantina clicando AQUI.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 2 Jan 2018.