Religião é uma cultura muito forte no Brasil e no mundo e sabemos que cada um tem a sua. Assim como as imponentes e históricas igrejas, os templos budistas são uma atração a parte quando o assunto é beleza.
Suas ornamentações, construções e arquitetura deixam qualquer visitante encantado, sem contar que, geralmente, são construídos em lugares rodeados por natureza e muita paz. Por isso, constantemente pessoas que nem seguem a religião escolhem esses locais para passeios curtinhos.
Para quem quer conhecer e admirar suas belezas, separamos 9 templos budistas fabulosos para conhecer no Brasil:
TEMPLO ZULAI
O Templo Zulai é um dos mais conhecidos dos moradores da região metropolitana de São Paulo, já que fica localizado em Cotia, bem próximo à capital. As visitas são realizadas de quarta a domingo, bem como suas atividades abertas ao público (vivências e meditações). É possível ainda caminhar por seus jardins e almoçar em sua lanchonete (com comida vegana). A entrada é gratuita.
TEMPLO KINKAKU JI
Localizado em Itapecerica da Serra, é uma réplica do Templo Kinkaku-ji japonês de mesmo nome construído no século XIV. Assim como seu modelo, o Kinkaku-ji é entornado por um lago povoado por carpas coloridas. Ideal para prática de meditação e para quem quer conhecer mais sobre o budismo, o local é um verdadeiro santuário. As visitas são feitas aos finais de semana e é cobrado uma taxa simbólica para preservação do ambiente. Para mais informações sobre valores, ligue para (11) 4666-4895.
TEMPLO KADAMPA
Localizado na cidade de Cabreúva, interior de São Paulo, o Templo Kadampa é considerado um dos mais bonitos do Brasil. Por lá, é possível passear por suas praças e jardins, que são usados para meditação. A visitação é aberta ao público aos finais de semana e feriados e a entrada é gratuita.
TEMPLO QUAN INN
Dentro da cidade de São Paulo, sem precisar ir muito longe, está o Templo Quan Inn, em Parelheiros. O passeio é aberto ao público apenas aos domingos e é uma ótima oportunidade para conhecer a cultura budista de perto, andar pelo seu jardim ornamentado com estátuas e participar das atividades do dia. A entrada é gratuita.
TEMPLO GONPA KHADRO LING
Localizado na cidade de Três Coroas, no Rio Grande do Sul, o Templo Gonpa Khadro Ling é o único da linha Tibetana na América do Sul que possui moradores tibetanos ao seu redor. A visitação é aberta ao público de quarta a domingo. Dentre as atividades do local estão passeios por seus jardins, vivências e meditações. A entrada é gratuita.
TEMPLO MORRO DA VARGEM
Localizado em um lugar especial no meio da Mata Atlântica, o Mosteiro Morro da Vargem é uma incrível experiência de vivência budista no Espírito Santo. Por lá são realizadas palestras, aulas de meditação e atividades especiais para idosos e crianças. As visitas ao público em geral são feitas aos domingos e a entrada é gratuita.
TEMPLO BUDISTA FOZ DO IGUAÇU
O Templo Budista de Foz do Iguaçu é um dos mais incríveis da América Latina, parte disso se dá por suas 150 estátuas espalhadas pelo jardim e seus espaços abertos. Ele fica às margens do Rio Paraná, o que torna o passeio ainda mais incrível e enriquecedor. Seja para apreciar a paisagem ou aprender sobre a religião, o passeio é uma ótima pedida. A entrada é gratuita e realizada de terça a domingo.
CENTRO DE ESTUDOS BUDISTAS BODISATVA
O Centro de Estudos Budistas Bodisatva, na cidade de Viamão, próximo a Porto Alegre, oferece aos visitantes palestras, mini cursos, vivências, aulas de meditação e, claro, passeios incríveis para quem gosta de relaxar. A entrada é gratuita e o local fica aberto todos os dias.
TEMPLO SHIN BUDISTA
O Templo Shin, localizado em Brasília, realiza ótimas opções de atividades para os interessados em aprender mais sobre a religião budista. Dentre as opções estão palestras, meditações, vivências, yoga e até mesmo aula de língua japonesa! O local funciona de segunda a sexta e tem entrada gratuita.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 9 Ago 2017.