É certo que pela localização, o Brasil não é um dos países mais frios, mas é possível curtir o inverno sem precisar ir para fora. Para isso, a dica é procurar cidades estrategicamente localizadas, seja no alto das serras ou na região sul – alguns lugares chegam a marcar graus negativos durante alguns meses do ano.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma seleção para te apresentar as 10 cidades mais frias do Brasil:
SÃO JOSÉ DOS AUSENTES, RIO GRANDE DO SUL
O município de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, conta uma micro população e com lugares charmosos. Durante o inverno, as temperaturas podem chegar abaixo de zero, sendo que as geadas e nevadas que acontecem por lá proporcionam uma paisagem belíssima e diferenciada. É possível avistar araucárias, cânions e cachoeiras. Fazer um passeio a cavalo é uma ação bem típica dos turistas.
GRAMADO, RIO GRANDE DO SUL
A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é um dos destinos mais visitados do Sul do país. Contando com uma cultura muito particular, arquitetura bem característica e inúmeras opções de passeios, o lugar é uma cidade única em solo brasileiro. Por meio da forte influência europeia, a região oferece aos visitantes a experiência de visitar a Europa sem sair do Brasil!
CANELA, RIO GRANDE DO SUL
Outro destino no sul do país que é uma parada mais do que obrigatória é a cidade de Canela. Localizada a poucos quilômetros de Gramado, a cidade possui incríveis passeios e pontos turísticos tão charmosos que fica difícil não se apaixonar. Um dos cartões postais de Canela é a Cachoeira do Caracol. É possível acessá-la através de uma trilha com cerca de 900 degraus que leva ao pé da queda d'água!
SÃO JOAQUIM, SANTA CATARINA
São Joaquim, em meio a Serra Catarinense, é uma das cidades onde mais faz frio em todo o Brasil. No alto inverno, quem tiver sorte, poderá ver até mesmo neve por lá. Para deixar tudo ainda melhor, o destino é conhecido como a terra da maçã e produz alguns dos melhores vinhos do país. Entre os meses de junho e agosto, o termômetro pode apontar temperaturas abaixo de 0ºC.
URUBICI, SANTA CATARINA
Urubici compete com o título de cidade mais fria do Brasil, já que por lá é possível ver neve e encontrar os termômetros abaixo de zero. O local abriga atrações naturais e por isso é o destino ideal para quem gosta de ecoturismo e turismo de aventura. A atração mais visitada da cidade é o Morro da Igreja, ponto mais alto habitado da região sul do Brasil, situado a 1822 metros de altitude!
URUPEMA, SANTA CATARINA
A cidade de Urupema, em Santa Catarina, também está entre as cidades mais frias do Brasil. Assim como São Joaquim, ela está localizada em uma grande altitude com pouco mais de 1300 metros, propiciando as baixas temperaturas. Se subir o Morro das Torres, a altura chega a mais de 1700 metros e, quem tiver fôlego e coragem para enfrentar a subida, se depara com uma incrível vista! Por ter muita geada e neve, as atrações da cidade giram em torno do frio.
LAGES, SANTA CATARINA
Lages é a maior e mais populosa cidade da Serra Catarinense, com cerca de 156 mil habitantes. Foi fundada em 1677 por bandeirantes e tropeiros e hoje apresenta um roteiro turístico bacana para quem quer explorar o charme do sul do país e fugir dos destinos óbvios. Ela é conhecida por suas temperaturas bem baixas durante o inverno, oferecendo pousadas e restaurantes a preços mais acessíveis.
MONTE VERDE, MINAS GERAIS
A cidade mineira de Monte Verde é um dos destinos badalados do inverno já que por lá os turistas encontram um refúgio perfeito e aconchegante para os dias frios, bem no alto da Serra da Mantiqueira. A apenas 164 km da capital paulista, a charmosa cidade encanta por suas pousadas rústicas e a diversidade de atividades, sendo um roteiro ideal para apaixonados e aventureiros.
CAMPOS DO JORDÃO, SÃO PAULO
A cidade de Campos do Jordão, a cerca de 180 km de São Paulo, é o destino de inverno preferido dos paulistas já que abriga pousadas e hotéis aconchegantes em meio às montanhas, restaurantes com fondue e muitas paisagens de cair o queixo. Como resistir a tanto encantos, né? A melhor parte da cidade é que é possível encontrar programas para todas as idades e gostos - ou seja, dá para explorar a região durante o dia e à noite sair para jantar ou, quem sabe, curtir uma festa!
VISCONDE DE MAUÁ, RIO DE JANEIRO
Visconde de Mauá é um daqueles destinos incríveis que todo mundo deveria visitar uma vez na vida. Localizado a 1800 metros de altura, a cidade é a opção perfeita para quem quer conhecer lugares novos e curtir a beleza da Serra Fluminense. Com pousadas aconchegantes e restaurantes charmosos, o destino é a pedida certa para curtir o frio em grande estilo.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 9 Abr 2019.