Já pensou em conhecer a Rússia? O maior país do mundo é repleto de pontos turísticos surpreendentes. Os museus espalhados pelo país contam muitas histórias, sendo um prato cheio para os amantes de arte e arquitetura. O turismo da Rússia conta ainda com incríveis catedrais e palácios importantes, que deixam a tour ainda mais imperdível.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 10 pontos turísticos da Rússia para conhecer online. Faça uma viagem incrível ao país sem sair de casa.
Museu Estadual de Belas Artes de Pushkin
A coleção do Museu Estadual de Belas Artes de Pushkin compreende mais de 670 mil pinturas, obras de escultura, desenhos, obras de arte aplicada, artefatos arqueológicos, moedas, medalhas e fotografias de arte. O museu tem suas próprias oficinas de restauração e uma das melhores bibliotecas acadêmicas especializadas de Moscou. Inclusive, o museu Pushkin compõe o patrimônio cultural da Federação Russa.
Galeria Tretyakov do Estado
A Galeria Tretyakov do Estado é o tesouro nacional de arte russa. A coleção da galeria consiste inteiramente de arte e artistas russos que contribuíram para a história da arte russa ou estiveram intimamente ligados a ela. O local conta com mais de 180 mil obras de pintura, escultura e gráficos criadas ao longo dos séculos por gerações sucessivas de artistas russos.
Museu State Hermitage
State Hermitage é um dos maiores museus do mundo. Sua coleção inclui mais de 3 milhões de itens que representam a Antiguidade, a Europa Ocidental, o Oriente Médio, a Rússia e muitas outras épocas, países e regiões. Dentre as obras expostas estão pinturas, esculturas e achados arqueológicos. Além disso, por lá é possível apreciar trabalhos de Leonardo da Vinci, Rafael, Ticiano, Rembrandt, Rubens, Matisse e Picasso.
Museu da Cosmonáutica
O Museu da Cosmonáutica está localizado na parte do porão do monumento "Aos Conquistadores do Espaço", único em Moscou. Foi construído em homenagem ao lançamento do primeiro satélite artificial pelos arquitetos MO Barshch e AN Kolchin e escultor AP Faydysh Krandiyevsky. O museu foi inaugurado em 10 de abril de 1981, data do 20º aniversário do voo espacial YA Gagarin. A coleção abriga amostras de tecnologia espacial, objetos pessoais, figuras, documentos de arquivo, filmes e fotografias, e muito mais.
Catedral de Santo Isaac
A Catedral de Santo Isaac é a maior e mais sumptuosa catedral ortodoxa de São Petersburgo, na Rússia. Dedicada ao padroeiro de Pedro, o Grande, foi construída entre 1818 e 1858 em estilo predominantemente neoclássico, com a inserção de adornos bizantinos. Para a sua decoração, foram utilizados diversos minerais como ouro, granito, malaquita e lápis-lazúli, além de conter 400 obras entre esculturas, pinturas e mosaicos.
Catedral do Sangue Derramado ou Igreja da Ressurreição do Salvador
A Catedral do Sangue Derramado é famosa por suas cores e formas. O nome oficial é Igreja da Ressurreição do Salvador, mas ficou conhecida como Catedral do Sangue Derramado por ter sido construída no local onde o Czar Alexandre II foi assassinado. É uma igreja ortodoxa russa de São Petersburgo, situada na margem do canal Griboedov próximo ao parque do Museu Russo e da Nevsky Prospekt.
Peterhof
Peterhof é um conjunto de palácios e jardins, distribuídos sob as ordens de Pedro, o Grande. O local, por vezes, é chamado de "Versailles Russo". O palácio de Peterhof, que faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO, serviu de habitação a Czar Pedro, O Grande, fundador da cidade, que foi erguida entre os anos de 1714 e 1725. Ao longo dos vários hectares de parque, o Peterhof tem mais de 120 fontes, todas elas de grande beleza e imponência.
Museu Mikhail Bulgakov
O Museu Estatal Mikhail Bulgakov foi fundado em março de 2007 pelo governo de Moscou, no apartamento número 50 da casa 10 da Rua Bolshaya Sadovaya, onde, no outono de 1921, o jovem escritor Alii Mikhail Bulgakov, com sua primeira esposa, Tatiana Lappa, fizeram sua primeira casa em Moscou. Foi ali que Bulgakov escreveu suas primeiras obras literárias todas as noites. Agora, o famoso "Odd Flat" é um museu onde se pode mergulhar no ambiente daquele período da vida do escritor em Moscou.
Museu de arte contemporânea Erarta
Erarta é o maior projeto global em arte contemporânea russa – é uma instituição imperdível para obter uma visão da Rússia moderna. Situado em São Petersburgo, o prédio de 12 mil metros quadrados conta com uma ala dedicada à exibição permanente da coleção do Museu Erarta, o maior museu particular da Rússia, que conta com 2.800 obras de mais de 300 artistas de todo o país.
Museu Russo
O Museu Russo abriga tesouros artísticos nacionais, um importante centro de restauração, um instituto autorizado de pesquisa acadêmica, um centro educacional e o núcleo de uma rede de museus nacionais de arte. O principal complexo de edifícios de museus (o Palácio Mikhailovsky e a ala Benoisl) abriga a exposição permanente do Museu Russo, que traça toda a história da arte russa do século X ao XX.
E aí, qual destes locais você vai explorar primeiro?
Atualizado em 29 Jun 2020.