A Irlanda é um destino de viagem incrível tanto para quem gosta de história quanto para quem busca natureza. O país oferece muitos castelos antigos, parques nacionais, formações rochosas incríveis e, claro, muita cerveja!
Se você planeja ir à Irlanda em algum momento da vida, que tal já dar uma espiada em alguns dos pontos turísticos mais visitados do país? O Guia da Semana separou 8 atrações incríveis na Irlanda para você conhecer online. Confira:
VALE DO BOYNE
O Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, oficialmente chamado Brú na Bóinne, no Condado de Meath, é um fascinante complexo localizado às margens do Rio Boyne que contém um grande número de construções pré-históricas. A mais famosa das estruturas é o Newgrange (foto), uma tumba circular de mais de cinco mil anos de idade e um fantástico exemplo da capacidade de engenharia das pessoas no período neolítico. A estrutura se alinha ao sol nascente e sua câmara central se enche de luz somente no solstício de inverno.
PARQUE NACIONAL DE BURREN
Se estendendo por centenas de quilômetros quadrados ao longo do Condado de Clare, está o impressionante Parque Nacional de Burren, mais conhecido como The Burren. O parque guarda algumas das paisagens mais impressionantes do país, com diversas rochas calcárias formadas no fundo do mar que vieram à superfície devido a algum evento geológico. É uma ótima região para caminhar e escalar.
CASTELO DE DUBLIN
Cartão-postal da cidade e parada obrigatória para todos que vão a Dublin, o Castelo de Dublin é um daqueles lugares históricos e fascinantes que deixam qualquer um impressionado. Construído originalmente no século 13, o local serviu de fortaleza, prisão, casa do tesouro e da justiça e sede da administração inglesa durante 700 anos. Hoje em dia, reconstruído, ele serve como espaço para eventos e atração turística.
FALÉSIAS DE MOHER
A Falésias de Moher são impressionantes falésias de mais de 200m de altura que se estendem por 8km na costa oeste da Irlanda. Essa maravilha natural fica próxima à pequena cidade de Doolin, que certamente também merece uma visita. No ponto mais alto das falésias, a 214m acima do nível do mar, se encontra a O’Briens Tower, construída em 1835 como uma torra de observação para os turistas, que desde aquela época visitavam o lugar.
CASTELO DE CASHEL
Um dos pontos turísticos e históricos mais importantes da Irlanda é o Castelo de Cashel, visita obrigatória para quem gosta de passeios culturais. O local serviu de moradia para os Reis de Munster, região constituída por aquilo que hoje são seis estados - Kerry, Cork, Limerick, Clare, Tipperary e Waterford -, durante os séculos 4 e 11, quando a Inglaterra invadiu o reino. O lugar também é famoso pela história de que foi lá onde São Patrício teria convertido os reis ao cristianismo. Apesar de sua antiga história, pouco resta das estruturas originais – e grande parte do que se pode visitar data dos séculos 12 e 13.
CASTELO DE BLARNEY
A oito quilômetros da cidade de Cork, no condado de mesmo nome, se encontra o magnífico Castelo de Blarney. Construído a cerca de 600 anos atrás, o castelo guarda uma pedra, a Rocha de Blarney, que, segundo a lenda, faz quem a beija nunca mais ficar sem palavras. Faça questão de explorar suas escadas, corredores e, principalmente, seus floridos jardins. Não deixe de visitar as masmorras e uma caverna que se encontra lá perto.
FÁBRICA DA GUINNESS
Para os apaixonados por cerveja de qualidade, a visita à Fabrica da Guinnes é uma das paradas obrigatórias da cidade de Dublin. O passeio é uma espécie de viagem na história de uma das marcas cervejeiras mais conhecidas do mundo, onde o visitante pode ver de perto o modo de fabricação e de quebra degustar ótimos rótulos.
CALÇADA DOS GIGANTES
A Calçada dos Gigantes é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Concentra cerca de 40 mil colunas prismáticas de basalto no condado de Antrim. Diz a lenda que um gigante irlandês construiu uma calçada conectando a Irlanda e a Escócia para lutar contra um gigante escocês, e o que existe lá hoje foi tudo o que sobrou. Já os geólogos atribuem à formação ao resfriamento da lava de um vulcão.
E aí, qual destes locais você mais gostou?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 20 Abr 2021.