O Chile é um país latino-americano que possui muitas belezas e atrações turísticas. Logo de cara você deve se lembrar do Deserto do Atacama, uma das atrações que mais chama a atenção do local, mas o Chile também guarda parques naturais belíssimos, com vulcões, lagos, gêiseres e até sítios arqueológicos incríveis.
Tudo isso você pode curtir em casa através de uma tour virtual. Confira 9 pontos turísticos do Chile para ver online:
Plaza de Armas
A Plaza de Armas é a praça central da cidade de Santiago, e nasceu como a peça central no projeto quadriculado da cidade. Ao redor da praça, você encontra prédios históricos como a Catedral de Santiago e o Palácio da Real Audiência de Santiago.
Mano del Desierto
Outra atração do deserto do Atacama é a Mano del Desierto, uma escultura de uma mão localizada a 75 km ao sul da cidade de Antofagasta. Construída pelo escultor chileno Mario Irarrázabal, a instalação tem 11 metros de altura e foi inaugurada em 1992. Hoje, atrai muitos turistas por se localizar próximo à rodovia.
Lago Pehoe
O Lago Pehoe localiza-se no Parque Nacional Torres del Paine, no sul do Chile, com 22 quilômetros quadrados de calmaria e beleza estonteante. É reconhecido por suas águas azul turquesa, montanhas e arbustos floridos ao redor.
Ahu Tongariki
O Ahu Tongariki é o maior ahu na Ilha de Páscoa. Ele reúne 15 moai gigantes (aquelas cabeças gigantes de pedra), um deles com 86 toneladas - o mais pesado da ilha. Os moai foram destruídos durante as guerras civis da ilha e um tsunami os levou ao oceano no século XX. Desde então, essas figuras históricas e marcantes do Chile têm sido restauradas.
Lago Grey
Localizado no Parque Nacional Torres del Paine, o Lago Grey é um lago glacial e cartão-postal do Chile. Suas águas são cinzas e possuem 500 metros de profundidade. Apesar dos blocos de gelo, é possível praticar esportes como caiaque e canoagem. As rochas e morros ao redor dão um aspecto impressionante à paisagem, e começam a formar os Campos de Gelo Sul.
Gêiseres de Tatio
Dentro do Valle de la Luna há uma incrível atração que muitos turistas buscam quando visitam o Deserto do Atacama: Os Gêiseres de Tatio. A atração localiza-se na bacia geotérmica que leva o mesmo nome e que está a 129 quilômetros ao leste da cidade de Calama. São formados por rios quentes subterrâneos de temperatura média de 85 ºC e que chegam a uma altura de 10 metros.
Villarrica
Voltando para a paisagem natural do Chile, as Cordilheiras dos Andes guardam um incrível vulcão chamado Villarrica. Possui 2847m de altitude, e em seus pés localizam-se as cidades de Pucón e Villarrica. Durante todo o ano, o cume do vulcão permanece coberto de neve, mas engana-se quem pensa que ele não está ativo. Na verdade, é um dos mais ativos da região – sua última atividade foi em 2015, e ainda é possível ver o trajeto da lava nos arredores do cume.
Cerro San Cristóbal
O Cerro San Cristóbal é um morro localizado ao norte da cidade de Santiago que forma um parque urbano e possui diferentes maneiras de alcançar o topo. Você pode subir o morro a pé, de carro, com o funicular ou com o teleférico, mas pode apostar que a vista de cima é inesquecível. Além de parque e mirante, o local possui um santuário dedicado à Conceição.
Valle de la Luna
Se tem uma coisa que o Chile tem a proporcionar são paisagens inesquecíveis. No deserto do Atacama, por exemplo, há diversos lugares inacreditáveis para visitar, como o Valle de la Luna, que possui esse nome justamente por parecer que você está em outro planeta; ou ainda, na lua! Trata-se de um vale com relevo de origem vulcânica, por isso parece a superfície da lua.
E aí, qual destes locais você vai conhecer primeiro?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 27 Jul 2021.