Por definição, os cânions são formados por acidentes geográficos profundos, desfiladeiros que podem ser rodeados de falésias ou penhascos. A paisagem, esculpida pela erosão do tempo, do vento e pelo leito de rios, é de tirar o fôlego - além de ser um convite para os aventureiros de plantão.
Se você achava que essa paisagem só existia na gringa, pense novamente! Conheça 8 cânions pelo Brasil e prepare-se para desbravar estes destinos:
Cânion do Xingó - Canindé de São Francisco (SE)
O Cânion do Xingó, localizado no município de Canindé de São Francisco, em Sergipe (a pouco mais de 200km da capital, Aracaju), nasceu do represamento das águas do Rio São Francisco para a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó, inaugurada em 1994. O destino, que leva o título de 5º maior cânion navegável do planeta, atrai turistas de todos os cantos do mundo, pela sua paisagem rústica e águas esverdeadas. Por lá, é possível andar de catamarã e se refrescar em águas cristalinas.
Cânion Guartelá - Tibagi (PR)
Localizado no Paraná, entre as cidades de Castro e Tibagi, o Cânion Guartelá pode ser considerado o 6º maior do mundo, levando em conta sua extensão de 30km e profundidade de até 450m. O Parque Estadual do Guartelá protege uma área importante de patrimônio natural e arqueológico da região, além de ser um atrativo turístico para quem busca aventura e paisagens únicas. O diferencial fica ainda por conta dos panelões, formações rochosas no rio que parecem banheiras de hidromassagem naturais, nas quais é possível se banhar e recarregar as energias.
Cânion Itaimbézinho, Parque Nacional de Aparados da Serra - Cambará do Sul (RS)
O Parque Nacional de Aparados da Serra é uma unidade de preservação ambiental localizada na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O local, juntamente com o Parque Nacional da Serra Geral, é conhecido como a Terra dos Cânions por reunir o maior conjunto de desfiladeiros da América do Sul. Ao todo, são mais de 30 mil hectares de áreas verdes com diversas trilhas e cachoeiras - não deixe de conhecer o Cânion Itaimbézinho e a sua Trilha do Rio do Boi, que percorre o interior da formação rochosa.
Cânion Fortaleza, Parque Nacional de Aparados da Serra - Cambará do Sul (RS)
Também localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, o Cânion Fortaleza é igualmente impressionante. São 7km de extensão, que levam o visitante por trilhas, mirantes e pontos icônicos, como a belíssima Cachoeira do Tigre Preto e a intrigante Pedra do Segredo, onde uma rocha é equilibrada em cima de outra.
Cânion do Rio Espelhado - Chapada Diamantina (BA)
A Chapada Diamantina, localizada no meio do estado da Bahia, é conhecida por reunir serras, cachoeiras e belezas naturais no Nordeste. Quem visita o local não pode deixar de conhecer a Cachoeira do Buracão, uma queda d'água que fica no meio do Cânion do Rio Espelhado. A vista da trilha que leva até o topo do paredão é sensacional, e ainda é possível aos turistas se refrescar nas águas cristalinas do rio.
Cânion de Furnas - Capitólio (MG)
Uma das atrações mais procuradas de Capitólio, em Minas Gerais, é o Cânion de Furnas. O conjunto de formações rochosas alaranjadas é cortado pelo Lago de Furnas, reservatório artificial de água criado nos anos 60 pela Usina Hidrelétrica de Furnas. Atualmente, o local é utilizado como roteiro de passeios e lagoa para os turistas se refrescarem entre um ponto turístico e outro. Ainda é possível obter uma visão de cima do local no Mirante dos Cânions - point digno de altas fotos.
Cânion das Bandeirinhas, Parque Nacional da Serra do Cipó (MG)
Localizado na região central de Minas Gerais (e a 100km da capital, Belo Horizonte), o Parque Nacional da Serra do Cipó encanta pela sua grande quantidade de nascentes, que formam rios, cachoeiras, cânions e cavernas de excepcional beleza natural. Podemos destacar o Cânion das Bandeirinhas como um dos principais atrativos da região, com 80m de altura e 4km de extensão. Você pode escolher percorrer a trilha, que tem 12km, a pé ou de bicicleta (o transporte pode ser alugado na portaria principal do parque). Durante o percurso é possível apreciar as cascatas e piscinas naturais do local.
Cânion do Rio Poty (PI / CE)
O Cânion do Rio Poty, formado pela passagem do rio homônimo, se estende pelos estados do Piauí e Ceará, atravessando os municípios de Crateús, Castelo, Buriti dos Montes e Juazeiro. O desfiladeiro, que chega a ter 60 metros de altura, ainda abriga inscrições rupestres e cavernas naturais, tendo uma grande importância arqueológica para o país. Quem gosta de esportes radicais pode escolher o rapel e slackline, por exemplo, para curtir as águas cristalinas do Rio Poty.
Qual será o primeiro destino da lista?
Confira mais roteiros e dicas de viagem em nosso canal.
Atualizado em 16 Out 2019.