Que tal fazer uma aventura pelas residências luxuosas e históricas pelo mundo? Nesta tour virtual, trouxemos uma lista de castelos e palácios espalhados por países como França, Portugal, Reino Unido, Coreia do Sul, Itália, Japão, Alemanha, Suécia e Áustria. Estes locais já foram residência de famílias reais ou nobres e, em alguns casos, tinham como intuito servir de posto militar para evitar invasões inimigas.
Assim, o Guia da Semana reuniu 15 castelos e palácios espalhados pelo mundo para você conhecer virtualmente. Confira:
Castelo Dover, Reino Unido
O Castelo de Dover é um castelo medieval, localizado na cidade de mesmo nome, na Inglaterra. Construído no século XII, é conhecido como a "Chave da Inglaterra" por ser um importante local de defesa durante a história. Sua localização estratégica permite uma visão do oceano. Além disso, no mesmo local em que o castelo está, há um edifício mais antigo, chamado de farol romano, construído no século II. O castelo possui túneis subterrâneos que tiveram grande papel em batalhas nos séculos passados. Outra curiosidade é que, de acordo com algumas lendas, o castelo é mal-assombrado.
Sanssouci, Alemanha
Em Potsdam, na Alemanha Ocidental, fica o Sanssouci, palácio de verão do Rei Frederico, O Grande da Prússia. Seu nome já dizia a função do castelo: Sanssouci em francês significa “sem preocupações”, por isso, era o local que o rei visitava para relaxar. Concluído em 1747, trata-se de uma vila de estilo rococó, com jardins, templos e salões bem decorados. O palácio entrou na lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade pela UNESCO em 1990.
Castelo Bolsover, Reino Unido
Na cidade de Bolsover está o Castelo Bolsover, que hoje faz parte dos patrimônios britânicos. No passado, o castelo servia de residência de verão de uma família rica, e o responsável pelo castelo passou cerca de 50 anos expandindo e decorando a mansão. A família gostava de receber convidados e entretê-los com festas. Na tour virtual, é possível conferir o pequeno castelo, que permanece intacto, além das ruínas do resto da mansão.
Palácio de Versalhes, França
O Palácio de Versalhes é um dos pontos turísticos mais conhecidos da França. Construído sob o comando de Luís XIV, o palácio era o epicentro do poder francês e da vida da corte até que a família retornou à Paris após a Revolução Francesa. Para construir este elaborado palácio, foram empregados 30 mil funcionários e militares, que ajudaram a formar seus salões gigantescos e jardins de paisagens deslumbrantes.
Palácio Nacional de Sintra, Portugal
O Palácio Nacional de Sintra é um dos palácios mais antigos da cidade e um dos points mais visitados de Lisboa. Talvez não seja o mais luxuoso, mas a construção marca um período importante da história de Portugal: a ocupação dos mouros. Isso se traduz na decoração e arquitetura que misturam elementos árabes e portugueses. A sua construção com os elementos portugueses começou no século XV, porém, ela foi aproveitada de uma antiga edificação muçulmana.
Palácio Akasaka, Japão
O Palácio Akasaka, ou State Guest House, recebe diversos diplomatas e presidentes do mundo todo. O Akasaka é o único palácio no Japão que foi construído com base no estilo neobarroco e representa o ápice da influência da arquitetura ocidental moderna no Japão no período Meiji. Após reformas, o local foi considerado como tesouro nacional e símbolo da arquitetura japonesa. Na tour virtual, é possível desbravar a incrível arquitetura e todo o luxo da decoração interior.
Castelo de Skokloster, Suécia
O Castelo de Skokloster, localizado entre Estocolmo e Uppsala, foi construído entre 1654 e 1677, em estilo barroco e por Carl Gustaf Wrangel, um nobre sueco de alta patente e comandante militar. Wrangel faleceu antes do interior da casa ser terminado, assim, o “salão inacabado” continua da mesma forma que os funcionários deixaram quando seu empregador morreu. Entretanto, seu palácio luxuoso merece uma visita por dentro e por fora. Na tour, é possível conferir os quadros de retratos enormes, lustres de cristais e tetos de gesso decorados.
Castelo De Chambord, França
O Castelo de Chambord localiza-se na cidade de mesmo nome. Construído em 1519, possui uma arquitetura espetacular, do movimento renascentista francês, que combina as formas medievais francesas tradicionais com as estruturas clássicas italianas. Pela plataforma do Google Arts & Culture é possível ver exposições online e também pode visitar o palácio pelo Street View, com imagens em 360º.
Palácio de Schönbrunn, Áustria
O Palácio de Schönbrunn é um patrimônio mundial e um dos pontos mais visitados da Áustria. O local foi propriedade da família Habsburgos, que por séculos foi um nome muito importante. O palácio permanece em sua condição original, repleto de detalhes barrocos e jardins bem decorados. Na tour, é possível ver inúmeras atrações, desde uma excursão pelas salas residenciais e cerimoniais com mobiliário autêntico até o labirinto nos jardins.
Palácio do Doge, Itália
O Palácio do Doge localiza-se em Veneza. É uma das grandes atrações da cidade e uma obra prima do gótico veneziano. Construído entre 1309 e 1424, ele foi residência do duque de Veneza, um antigo governante italiano. Entre no palácio e vasculhe seus cômodos com decorações luxuosas, aprecie os quadros de temáticas religiosas e que retratam a vida da época e se encante com os belos afrescos no teto.
Geyongbokgung, Coreia do Sul
Geryongbokgung foi construído em 1395, ao norte de Seul. O palácio foi residência da dinastia de Joseon, mas hoje abriga o Museu do Palácio Nacional da Coreia do Sul e o Museu de Folclore Nacional, que retratam a vida cotidiana e tradicional dos sul coreanos. Tanto o palácio quantos os museus podem ser visitados por imagens 360º pelo Google Arts & Culture.
Castelo de Guimarães, Portugal
Cartão postal da cidade de Guimarães, o castelo situa-se em cima de uma colina e no centro histórico da cidade. Foi construído no século XI para proteger a região e o mosteiro local das invasões inimigas. Em 2001, seu centro histórico foi considerado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Palácio de Monserrate, Portugal
O Parque é constituído de caminhos sinuosos, entre ruínas, recantos, cascatas e lagos. Sua área arborizada contém uma mistura de espécies de árvores naturais de Portugal, como azevinhos e sobreiros, além de espécies de outros continentes, como da Ásia e América Central. No total, são mais de 2500 mil espécies.
O palácio foi construído por um milionário inglês, Francis Cook, que era apaixonado pela Serra de Sintra. O interior é tão magnífico quanto seu exterior. É possível visitar os quartos, salas, biblioteca, sala de música, sala de bilhar e muitos outros ambientes.
Palácio Nacional de Queluz, Portugal
O Palácio Nacional de Queluz fica localizado entre as cidades de Sintra e Lisboa. É um belo exemplo da arquitetura neoclássica da segunda metade do século XVIII em Portugal. O local foi construído em 1747 pelo futuro D. Pedro III, casado com a rainha D. Maria I, como casa de veraneio da família real. Na plataforma do Google, você pode conferir uma exposição sobre D. Pedro de Alcântara, o imperador do Brasil, e também pode aproveitar um passeio agradável pelo palácio através do street view.
E aí, qual destes castelos e palácios você vai conhecer primeiro?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 27 Abr 2021.