Engana-se quem pensa que os castelos de Portugal foram apenas residência de luxo de reis e rainhas. Na verdade, eles serviram mais como fortificações que tinham como função vigiar e proteger o povo. Com tal intuito, eles possuem torres altas que proporcionam vistas bonitas, além, é claro, de retratar uma história cheia de batalhas da idade média.
Aventure-se a descobrir alguns castelos de Portugal e suas histórias. Com certeza sua viagem ao país será inesquecível.
Castelo de Penedono
Não se sabe ao certo sua data de construção, mas há registros que foi por volta do século X. De arquitetura gótica, o castelo, que foi classificado como Monumento Nacional, também é chamado de Castelo do Magriço, uma figura histórica de Portugal e natural de Penedono, relatada na obra “Os Lusíadas”, de Camões – o livro narra as proezas dos portugueses no caminho às índias.
Castelo do Lindoso
A literatura afirma que o Castelo foi construído por D. Afonso III, e constitui uma fortificação mais moderna em sua estrutura. Situa-se num ponto estratégico, quase na fronteira com a Espanha, com quem Portugal tinha conflitos no passado. A estrutura abriga torres, muralha, uma capela e até um museu. Também fica próximo a Porto, na Serra Amarela, e diferente da maioria dos castelos de Portugal, a entrada do Castelo de Lindoso é gratuita.
Castelo de São Jorge
No meio da capital do país, Lisboa, há um castelo no topo de um morro. Subir até ali é um esforço, mas a vista é uma recompensa. Foi construído pelos muçulmanos no século XI, e contém torres, fossos, pátios, guaritas e canhões de ferro. Depois da conquista pelos cristãos, em 1147, o primeiro rei de Portugal transformou o local em espaço para realizar festas e encontros da alta sociedade portuguesa.
Castelo de Bragança
Construído em 1187, o Castelo de Bragança foi restaurado em 1930 e persiste sendo um castelo muito bem conservado. Ali, há o Museu Militar de Bragança na Torre da Homenagem, de onde é possível ter uma vista belíssima das serras próximas. Ele situa-se dentro da cidade de Bragança, perto de Porto, ao norte do país. Uma verdadeira viagem pelo tempo!
Castelo de Santa Maria da Feira
O Castelo de Santa Maria da Feira é uma estrutura militar muito completa, com torres, muralha e uma capela dentro da fortificação. Situa-se em Aveiro, um distrito perto de Porto, ao norte de Portugal, e é encantador. Por ali, ocorre uma das atrações medievais mais importantes de Portugal: a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, um festival para os amantes de história que acontece todo mês de agosto.
Castelo de Guimarães
Cartão postal da cidade de Guimarães, o castelo situa-se em cima de uma colina e no centro histórico da cidade. Foi construído no século XI para proteger a região e o mosteiro local das invasões inimigas. Seu centro histórico foi considerado, em 2001, como Patrimônio da Humanidade pelo Unesco, e possui muita significância nacional. Em seu passeio pelas redondezas, não deixe de visitar a cidade que tem tanta história e cultura a oferecer.
Castelo de Silves
Construído pelos árabes no século XI, o Castelo de Silves é feito de arenito vermelho e possui mais de mil anos. Localizado no topo de uma colina, hoje ele virou um mirante com uma vista belíssima da cidade. Ali, há torres, poços e cisternas, que abasteciam a região de água. Apresenta um busto na entrada do rei D. Sancho I, que conquistou a cidade de Silves dos árabes em 1189.
Castelo dos Mouros
Situado em Sintra, cidade ao lado de Lisboa, o Castelo dos Mouros marca a época da dominação árabe na península, e data do século X. O grande castelo constitui-se de uma muralha que percorre o morro, com torres de pedra altas. De cima das torres a vista é magnífica e se estende até o oceano. Foi classificado como Patrimônio Mundial da Unesco e é considerado um monumento muito importante da região.
Castelo de Sabugal
A região foi alvo de cobiça e conflito entre a coroa portuguesa e a família de Castela, mas que ficou em posse de D. Dinis em 1296. Ele foi responsável por repovoar a área e mandou construir este forte castelo. A edificação já serviu como forte militar, presídio e também foi palco de batalhas, como a Guerra Peninsular contra as tropas napoleônicas. Um local de muita história, na cidade de Guarda, que vale a visita por sua importância no cenário nacional.
Castelo de Óbidos
A 90 km de Lisboa, encontra-se a cidadezinha de Óbidos, pequena, mas cheia de histórias. De origem romana, o castelo foi reformado pelos povos que se instalaram na região, árabes e cristãos). Hoje, além da grande fortificação, funciona uma pousada chamada Castelo de Óbidos, que ainda preserva partes do castelo original. Aventure-se pela muralha e encante-se com a fortificação de pedra. Dica: a vista de cima da muralha é preciosa.
E ai, qual destes castelos te impressionou mais?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 22 Abr 2024.