Muitos de nós crescemos — e continuamos — vendo filmes e séries cheios de invernos nevados, bonecos de neve e um chocolate quente para esquentar, mas em grande parte do Brasil o inverno não é nada disso. Se você quiser ver neve, no entanto, não precisa ir até a América do Norte ou a Europa, pois muitos destinos sul-americanos também ficam branquinhos nas estações mais frias.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 8 cidades incríveis na América do Sul para você curtir a neve. Confira:
San Martín de Los Andes | Argentina
Cravada no meio da Cordilheira dos Andres, a cidade de San Martín de Los Andes, na Argentina, é um destino imperdível na Patagônia, na província de Neuquén. Uma das principais atrações é o Parque Nacional Lanín, onde você pode apreciar a beleza do vucão Lanín e navegar pelos incríveis lagos Lácar e Huechulafquen. É uma ótima região para a prática de mountain bike, trekking, canoagem, caiaque e, claro, esqui e snowboard. Se preferir, pode apenas curtir a bela cidade no friozinho, com boas comidas e vinhos.
San Carlos de Bariloche | Argentina
Bariloche, oficialmente San Carlos de Bariloche, é uma famosa cidade argentina na Província de Río Negro, aos pés da Cordilheira dos Andes. A cidade é o principal destino turístico em toda a Patagônia, e há alguns bons motivos para tal. Um dos principais é o lago Nahuel Huapi, onde é possível navegar e apreciar belas paisagens. A cerca de 20km, se encontra o famoso Cerro Catedral, um dos maiores centros de esqui da América do Sul, ideal para a prática de snowboard, escalada e muito mais. A cidade, no entanto, também vale a pena para os menos atléticos, que podem curtir bons restaurantes e tomar deliciosos vinhos.
Esquel | Argentina
Também localizada na Patagônia argentina, Esquel é uma pequena cidade aos pés da imponente Cordilheira dos Andes, ideal para quem curte ecoturismo e aventura. Esquel tem crescido como uma alternativa a Bariloche, por ser menos famosa e cheia de turistas e, portanto, mais barata, mas também garantir belas paisagens nevadas, sem falar do fascinante Cerro La Hoya, perfeito para esquiar e praticar snowboard. Outros pontos turísticos são a Laguna La Zeta e o Valle de los Altares, entre outras maravilhas naturais.
Pucón | Chile
A fantástica cidade de Pucón, no Chile, é considerada a entrada da Patagônia chilena. Por lá você pode praticar esportes radicais, escalar um vulcão, esquiar, caminhar no meio do mato e muito mais. O destino está cheio de viajantes durante todo o ano e é repleto de bares com uma boa vida noturna. A cidade é ideal para visitar sem muitos planos. No inverno, vistas com neve estão garantidas.
Ushuaia | Argentina
Ushuaia é a capital da região conhecida como Tierra del Fuego e é considerada a cidade mais ao sul do mundo. Uma vez lá, você está mais perto da Antártida do que quase todo mundo, e muitas excursões para o continente de gelo saem dali. A maior parte dos turistas que chega até lá vai de cruzeiro, saindo de outras regiões da Argentina ou mesmo do Brasil. Os principais atrativos turísticos são paisagens de outro mundo que incluem fiordes, geleiras e montanhas nevadas. Lá também é possível praticar uma variedade de esportes de neve. No Parque Nacional Tierra del Fuego, você pode pegar o famoso Trem do Fim do Mundo, um trem turístico onde você pode aprender mais sobre a geografia e história da região.
Neuquén | Argentina
Capital da província de mesmo nome, Neuquén é a maior cidade da Patagônia e é ideal para passar uns dias se você ficar com saudade da cidade grande, por lá, afinal, você encontra vida noturna, bons bares e restaurantes. Na região central, estão ótimos pontos históricos, além de parques e praças espetaculares. Não muito longe, é claro, você também encontra belas paisagens naturais, como o rio Limay, nas margens do qual você pode caminhar e relaxar. Nem sempre neve por lá, mas paisagens nevadas ao longe são garantidas, e você sempre pode pegar um carro e ir até a estação de esqui mais próxima. É um lugar perfeito para curtir o frio.
São Joaquim e Urubici, Santa Catarina | Brasil
Não poderia faltar um destino nacional na lista! São Joaquim, em Santa Catarina, tem o frio como sua principal atração turística. A uma altitude de mais de 1300 metros e 227 km a sudoeste de Florianópolis, o destino costuma atrair muitos amantes de baixas temperaturas, principalmente no inverno, quando há chances reais de neve, algo bastante incomum em nosso país. Vindo da capital, você vai passar por Urubici, que é outro destino com chances de neve, que também vale muito a pena pelas maravilhas naturais que concentra, como montanhas e formações rochosas. A região não tem grandes nevascas como a Patagônia, mas é provável que você seja presenteado com floquinhos de neve.
Atualizado em 5 Jun 2019.