Você provavelmente já ouviu o nome de uma cidade e, quando percebeu, existiam dois lugares iguais, mas em países diferentes. Esse fato é muito comum na Europa e na América do Sul, já que muitas cidades foram colonizadas pelos mesmos povos ou serviram de inspirações para a criação de outras.
Seja por curiosidade, para não confundir mais ou simplesmente para escolher o próximo destino de viagem, o Guia da Semana fez uma galeria com cidades que tem o mesmo nome, mas ficam em países diferentes:
MEMPHYS | ESTADOS UNIDOS E EGITO
Memphis, nos Estados Unidos, é um famoso destino turístico para os americanos, principalmente aqueles que são fãs de rock. A cidade que tem pouco mais de 650 mil habitantes foi lar de um dos ícones da música: Elvis Presley. A sua antiga residência, Graceland, é um dos lugares mais visitados da cidade, recebendo em um ano mais de 500 mil turistas.
Já a Memphys do Egito não tem nada a ver com a cidade americana. O local, que já foi capital do país, guarda ruínas de antigas construções e monumentos. A cidade teria sido fundada pelo faraó Menes, na primeira Dinastia, em 3.100 a.C., ou seja, há mais de 5 mil. Um dos pontos altos da cidade é a Esfinge de Alabastros, que foi esculpida em honra de um faraó desconhecido.
CÓRDOBA | ARGENTINA E ESPANHA
Considerada a segunda cidade mais importante da Argentina, Córdoba, a 700 quilômetros de Buenos Aires, possui a clássica mistura de dois grandes opostos: o velho com o novo. É que seu centro histórico, fundado por jesuítas no século 17, se mistura com os grandes arranha-céus e edifícios mais modernos. A cidade foi, inicialmente, ocupada por jesuítas em 1599, por isso é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Já a Córdoba Espanhola, na região de Andaluzia, é uma cidade que, no passado, foi palco de trocas comerciais e culturais de diversos povos. O resultado disso são lugares com uma mistura de elementos arquitetônicos vindos de diferentes povos e civilizações. O principal cartão-postal do lugar é a Mezquita-Catedral de Córdoba, construída no século VIII e que recebe o título de primeiro monumento muçulmano erguido no Ocidente.
CARTAGENA | COLÔMBIA E ESPANHA
Cartagena das Índias, na Colômbia, é um daqueles destinos que a gente ama visitar: cidade histórica que mescla lugares charmosos com um destino de praia incrível. E não é qualquer praia não: estamos falando de um mar do Caribe, com água cor turquesa e cristalina, formando um azul sem igual. Rodeada por areias branquinhas, a cidade colorida possui boas opções de passeios, que variam desde conhecer praias próximas a desvendar os segredos e histórias da cidade.
Já na Espanha, encontramos a charmosa Cartagena, um dos lugares mais importantes para o passado do país. O local, cuja construção é datada de III a.d e foi colonizado por diferentes povos, foi um porto importante na época das disputas territoriais, tanto que toda cidade é protegida por uma muralha. Um dos melhores lugares para conhecer em Cartagena são as ruínas das antigas construções românicas – a principal delas é o Teatro Romano.
GRANADA | ESPANHA E NICARÁGUA
Granada, na Espanha, é uma das cidades espanholas mais marcadas pela influência árabe, sendo a escolha ideal para os turistas que querem aprender um pouco mais sobre a história desta cultura. Destino para qualquer época do ano, a cidade está próxima a Sierra Nevada, montanha famosa por abrigar estações de esqui, e, por isso, costuma ser uma escolha de viagem bem popular durante o inverno.
Já a outra Granada, na Nicarágua, é uma imperdível cidade colonial da América Central. O local coleciona uma grande quantidade de casinhas coloridas e ruas de pedras de beleza espetacular. Por lá, é possível visitar igrejas, galerias de arte, bons restaurantes e muito mais. A cidade também funciona como uma base para explorar os arredores, zonas de natureza espetacular que incluem vulcões, ilhas e povoados menores.
CUENCA | EQUADOR E ESPANHA
Cuenca recebe o título de cidade mais colonial do Equador e não é para menos: são dezenas de construções que remetem à época da colônia no país, transformando o destino em roteiro certo para quem gosta de história. Assim como Quito [a capital do Equador], Cuenca reserva uma experiência recheada de igrejas, museus e lugares charmosos. Fundado no século 16, seu centro histórico também é um Patrimônio da Humanidade e é capaz de encantar qualquer um.
Já a cidade de Cuenca, na Espanha, localizada na região central do país, é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade e uma simples fotografia de seu centro histórico já justifica esse título. Dividido em duas partes – uma antiga, no alto de um morro, e uma mais nova, na parte mais baixa –, o local oferece uma visão espetacular. Na parte alta, diversas construções estão literalmente debruçadas sobre uma encosta, com uma belíssima vista do vale.
ST. PETERSBURGO | ESTADOS UNIDOS E RÚSSIA
St Petersburgo, que já foi capital da Rússia, guarda o luxo do passado de seus imperadores, que construíam verdadeiras obras de arte pela cidade, recebendo o título de Capital Cultural da Rússia. Seu nome nasceu da criação do czar Pedro, O Grande, que reinou de 1682 a 1725. Um dos lugares mais visitados de lá é a Catedral do Sangue Derramado, famosa por suas cores e formas. Ela foi construída no local onde o Czar Alexandre II foi assassinado.
Indo na contramão da cidade europeia, St. Petersburgo, na Flórida, Estados Unidos, é destino certo de quem quer curtir praias bonitas e paradisíacas. Com clima tranquilo, a cidade recebeu este nome em homenagem à capital do império russo. O local tem mais de 360 dias de sol por ano e duas das melhores praias dos Estados Unidos: St. Pete Beach e Clearwater Beach.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 22 Jun 2022.