Você já ouviu falar na Riviera Italiana? Trata-se de uma região litorânea da Lingúria, norte da Itália, que faz fronteira com a França. O destino é um dos lugares mais charmosos do país, visto que guarda construções históricas que se destacam diante do mar azul cristalino.
A Riviera Italiana é dividida em duas partes: Levante [a leste, em referência ao sol nascente] e a de Ponente [faixa a oeste]. Entre duas cadeias de montanhas, os Alpes Marítimos e os Apeninos, vilarejos a beira-mar encantam os turistas de todo o mundo.
Para te inspirar a explorar a Itália, o Guia da Semana fez uma galeria com lugares imperdíveis na Riviera Italiana:
PIETRA LINGURE
Pietra Lingure é uma antiga vila histórica que ainda guarda ares medievais. Os turistas encontram por lá um roteiro cheio de atrações históricas e muitas curiosidades. O destino é muito procurado por quem procura fazer um passeio bate e volta pela região e curtir o dia na pequena vila. Explorar castelos medievais e percorrer seus becos que mais parecem labirintos são algumas das atrações.
SANREMO
Sanremo é conhecida por receber importantes festivais e por abrigar cassinos de alto padrão. O charmoso destino é a pedida certa para desbravar o litoral da Itália e se surpreender. Misturando construções históricas com o mar azul, Sanremo costuma agradar a todos os tipos de viajantes, principalmente aqueles que gostam de uma vida noturna mais agitada.
GÊNOVA
Gênova é a maior cidade da Lingúria e um dos destinos obrigatórios para quem está na Riviera Italiana. Com um passado próspero graças ao seu porto, que recebia inúmeros navios importantes, a cidade é conhecida até hoje por sua importante zona portuária. A cidade é marcada por suas construções coloridas e históricas, além de ser um grande centro urbano repleto de museus, shoppings e restaurantes.
BOGLIASCO
Para quem quer curtir praias paradisíacas, com um azul sem igual, Bogliasco é a melhor opção. O destino é um município de Gênova e está a 11 quilômetros do centro de Gênova. A dica é ir bem cedinho para lá e conseguir um lugar em sua disputada praia, que costuma lotar durante o alto verão. Aproveite para curtir as lojinhas e restaurantes da região.
CAMOGLI
Camogli é outra parada bem bacana na Riviera Italiana. Trata-se de uma cidade histórica que conserva construções do século XVII e ainda possui ares de um vilarejo. Com muitas igrejas, ruelas e casas coloridas, o destino costuma ser muito procurado por casais, pois oferece um lado bem romântico.
PORTOFINO
Portofino é uma das "joias" da Riviera Italiana e uma simples fotografia já explica o motivo. A cidade, que fica em uma localização privilegiada, em uma península na ponta do mapa, é famosa por receber grandes artistas e políticos. Suas casinhas coloridas à beira-mar e suas águas cristalinas fazem de lá o destino perfeito para curtir o verão em grande estilo.
PORTOVENERE
Portovenere, a 115 quilômetros de Gênova, chama a atenção por seus edifícios coloridos à beira-mar. Com apenas quatro mil habitantes, o pequeno vilarejo guarda passeios imperdíveis para fãs de arquitetura e da história italiana. Por lá, estão igrejas, santuários e castelos que deixam qualquer um de boca aberta! Curiosidade: seu nome deve-se à deusa Vênus que, segundo a tradição, nasceu das espumas do mar, que não faltam nesse ponto.
CINQUE TERRE
Cinque Terre é o nome dado a cinco vilarejos de pescadores localizados em uma encosta banhada pelo mar Mediterrâneo. O que faz do destino ser tão especial é o seu charme e a simplicidade, que se unem com a paisagem paradisíaca, criando um dos destinos mais incríveis da Itália e de toda Europa. O local é um Parque Nacional Italiano tombado pela UNESCO e um ponto turístico que atrai turistas que buscam destinos diferentes dos tradicionais.
Veja mais dicas de viagens incríveis ao redor do mundo:
+ Itália em 25 fotos: conheça os pontos turísticos imperdíveis do destino europeu
+ 10 praias paradisíacas para conhecer na Itália
+ 9 lugares que vão fazer você se apaixonar pela Toscana, na Itália
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 10 Dez 2019.