Bruges localiza-se na província de Flandres Ocidental, no noroeste da Bélgica, e é caracterizada pelos belos canais que cortam a cidade, além de suas construções medievais. O centro de Bruges é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 2000, pela preservação das características medievais. Era um importante centro comercial e portuário da Europa, no século 13, porém, acabou perdendo sua potência industrial.
Hoje, o turismo move a cidade e não é por menos: Bruges é repleta de história, arquitetura medieval e paisagens belíssimas. Visite o centro, as cervejarias, os prédios antigos e tudo mais que Bruges tem a oferecer.
Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou alguns passeios imperdíveis para fazer em Bruges. Confira:
Market Place
A praça principal da cidade também é chamada de Grote Market é de encantar: é rodeada por casas maravilhosas, coloridas e de telhados pontudos. Por lá, você encontrará um padrão na arquitetura local – e ali é o melhor local para se apreciar as construções. Aproveite que às quartas-feiras há feira livre na praça para apreciar os quitutes belgas. É um dos passeios principais para entender e aproveitar a cidade, pois por ali ficam outros atrativos como a Torre Belfort, que você não pode perder!
Torre Belfort
Dentro da Grote Market há a Torre Belfort, uma construção alta, de 83 metros de altura, com campanária onde se ouve os 47 sinos tocando o dia todo. A campanária é símbolo da cidade e possui arquitetura de impressionar. São 366 degraus a subir, mas a vista de cima é recompensadora - vale a pena o esforço físico.
Igreja de Nossa Senhora
A Igreja de Nossa Senhora possui a segunda torre mais alta da Bélgica, com 115 metros, por isso, não é tão difícil de avistar. O templo possui arquitetura gótica do século 13, em que seu exterior é de impressionar, mas o interior também é incrível. Dentro da igreja, no altar, há uma escultura de Michelangelo, da Madonna e a Criança, que foi comprada por dois mercadores de Bruges em 1514, sendo essa a única estátua do artista fora da Itália.
Praça Burg
A Burg Square, outra praça da cidade, é onde localiza-se a prefeitura, uma construção gótica de 1376 e que possui arcos magníficos em sua entrada. Ao lado da prefeitura, há o antigo prédio onde funcionava a corte da justiça, e por ali é caminho para o mercado de peixes. É também nesta praça que saem os passeios de barcos pelos canais de Bruges, os quais você não pode perder! Do outro lado da praça, você também pode visitar a Basílica do Sangue Sagrado, com entrada gratuita. Ou seja, muitos passeios num local só.
Canais e passeio de barco
A cidade é toda cortada por canais, por isso, os passeios de barco são uma das principais atrações de Bruges. Algumas empresas fazem o percurso por 45 minutos, por 10 euros. Mas, se preferir, você pode fazer o caminho a pé para apreciar a paisagem charmosa da cidade. O fato é que Bruges é tão encantadora que não pode deixar de ser apreciada de perto.
Cerveja e chocolate
Com o aumento do turismo na cidade, as indústrias de cerveja e chocolate, produtos tradicionais belgas, cresceram – e você poderá desfrutar dessas delícias. Em relação a cerveja, Bruges possui uma cervejaria local, chamada De Haalve Maan (a meia lua), que existe desde 1564, e pertence a mesma família desde o século 19. Por lá, você pode fazer uma tour guiada e ainda experimentar as três marcas de cervejas que produzem: a Brugse Zot, a Straffe Hendrik e a Blanche de Bruges.
Monastério das Beguinas, Begjinhof
Begjinhof é um conjunto de casas que abrigavam, desde 1240, as Beguinas, mulheres beatas que queriam viver uma vida monástica, mas sem realizar votos religiosos. As construções são envoltas de um muro de proteção com ares medievais, e por ali também há um jardim tranquilo para descansar, em que é preciso fazer silêncio em sinal de respeito ao local.
E aí, o que mais te chamou a atenção em Bruges?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 23 Out 2019.