Hallstatt é um vilarejo nos Alpes Austríacos. Calmo, tranquilo e charmoso, ele fica no meio das montanhas e no distrito de Gmunden. Há rumores de que o destino, que parece ter saído de um conto de fadas, inspirou a criação do vilarejo Arendelle, do filme “Frozen”, da Disney.
O vilarejo é considerado Patrimônio da Humanidade desde 1997 pela Unesco, mas como é uma cidade pequena, você pode aproveitar para visitar outras cidades nos arredores, como Salzburg, a cidade de Mozart. Uma curiosidade muito interessante é que o vilarejo recebe muitos turistas asiáticos – eles até construíram uma réplica de Hallstatt na China.
Ficou curioso(a) para conhecer este conto de fadas? O Guia da Semana fez um roteiro com lugares incríveis para conhecer em Hallstatt. Confira:
Conheça o centro de Hallstatt
A melhor forma de conhecer e se encantar com a cidade é começar o passeio pelo centro de Hallstatt. Explore as ruelas e becos, subas as escadas e aproveite a vista de cima que é de tirar o fôlego. A escadaria próxima à praça principal, a Markplatz, proporciona uma ótima visão e fotos incríveis. Na praça, também há diversos cafés, lojinhas e restaurantes para você programar sua comilança. Ainda é possível comprar um audioguia para conhecer a cidade no posto de informações e turismo no centro de Hallstatt.
Visite as igrejas
Existem duas pequenas igrejas em Hallstatt, uma católica do século XV, a Catholic Parish Church, e outra evangélica do século XVIII, a Hallstatt Lutheran Church, próxima à praça principal da cidade. Para chegar até a igreja católica, é preciso subir alguns degraus, mas a vista é recompensadora. Além disso, ao lado da igreja católica, estão o cemitério e o ossário, onde ficam crânios decorados de antigos moradores – a prática parece ser uma tradição entre as famílias da vila.
Salz Welten
A mina de sal de Hallstatt é a mais antiga do mundo, com aproximadamente 7 mil anos de história. Além disso, ela é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Para fazer o passeio, é preciso pegar o mesmo funicular que leva ao mirante Skywalk. As visitas são guiadas, com horários específicos. Com uma roupa especial, que é fornecida, você poderá adentrar nas minas de sal, que são literalmente cavernas cobertas por sal, com temperaturas em torno de 10ºC (portanto, agasalhe-se). No caminho, é possível curtirem dois escorregadores, e os guias explicam como a mina se formou. Também é possível ver cristais de sal.
Museu de Hallstatt
O Museu de Hallstatt é uma joia da cidade, com um acervo incrível sobre a história de sete milênios de Hallstatt. A começar nos primeiros anos das minas de sal até o momento que se tornou Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, além de objetos dos primeiros moradores e objetos da colonização romana. Será um passeio muito interessante para saber um pouco mais sobre essa vila de conto de fadas.
Mirante Skywalk
Uma atração muito visitada na cidade é o mirante Skywalk, que fica a 350 metros acima do vilarejo, com uma vista incrível da vila e do lago. Para subir, é possível chegar a pé, a partir de uma escada partindo do centro, porém, a subida demora uma hora. Para quem não tem esse pique, existe o funicular, que sobe até o mirante e sai a toda hora. Além da vista maravilhosa, você pode aproveitar para almoçar lá em cima – pode ser um passeio bem romântico.
Gosausee
O Gosausee é um lago que fica a 15 minutos de carro de Hallstatt, por isso, vale a pena conhecer. Ele é todo cercado pelas montanhas dos Alpes Austríacos e conta com águas em tons esverdeados, limpas e geladas, além de possuir 96 metros de profundidade e muita vida aquática. Por isso, um passeio muito procurado é o mergulho com cilindro para nadar com os peixes. Por lá, você também pode aproveitar o momento para caminhar, alugar um barco, subir no teleférico, fazer uma trilha que leva aos lagos próximos, além de curtir vistas incríveis.
E aí, o que mais te encantou em Hallstatt?
Por Lid Capitani
Atualizado em 28 Jun 2021.