Cravada em rocha vulcânica em meio aos belíssimos e famosíssimos vinhedos da Toscana, a cidade medieval de Montepulciano mal parece ser de verdade. Cheia de edifícios que já colecionam centenas de anos, o destino atrai muitos turistas italianos e estrangeiros mais perspicazes, que descobrem essa pequena pérola quando vão a cidades famosas como Florença ou Siena.
Sempre pensando em te ajudar a desbravar lugares menos explorados, o Guia da Semana listou algumas informações para você conhecer Montepulciano. Confira:
Palazzo Comunale
Esse impressionante edifício em estilo gótico na Piazza Grande, ou Praça Grande, foi construído no século 14 e é um dos principais pontos turísticos da cidade – ele passou por algumas reformas no século 15, então de qualquer forma ele é bastante antigo. Ainda hoje, o Palazzo Comunale funciona como sede da prefeitura da cidade. Vale a pena visitar seu interior e subir a escadaria apertada que leva à torre, de onde você terá uma vista incrível de Montepulciano e de todo o verde ao redor.
Duomo
O impressionante Duomo de Montepulciano, também na Piazza Grande, chama atenção principalmente por sua fachada, que parece que ainda não foi concluída, com tijolos expostos e sem muitos adornos. Seu interior guarda alguns atrativos interessantes. É o caso do tríptico, conjunto de três pinturas de Taddeo di Bartolo que foi pintado no fim do século 14, e do quadro de Sano di Pietro, Madonna del Pilastro, já do século 15.
Chiesa di San Biagio
A espetacular Chiesa di San Biagio, ou Igreja de São Biagio, foi construída no fim do século 16 e é uma das principais atrações da cidade. Em estilo renascentista, a igreja localizada no vale abaixo da parte alta da cidade é capaz de impressionar até o mais difícil dos turistas, talvez pela bela combinação do domo arredondado com a torre do relógio em formato de pirâmide.
Il Corso
A principal rua de Montepulciano, apelidada de Il Corso, ou O Caminho, é na verdade composta por quatro diferentes ruas: Via di Gracciano, Via di Voltaia, Via dell'Opio e Via Poliziano. Essas ruas conectam toda a cidade e basta um passeio por elas para passar por seus principais atrativos, inclusive a Piazza Grande e outras praças, edifícios medievais, cafés, restaurantes, bares e lojinhas. É essa rua que vai te guiar, mas faça questão de se perder nas vielas também — afinal, descobrir tesouros escondidos em cidades medievais é um passeio e tanto.
Comida
A cozinha local é a clássica toscana. Por lá, você vai comer bom presunto, torradas e ótimas bruschettas. O prato típico, e imperdível, é o pici, um espaguete feito a mão que há muito tempo era preparado por fazendeiros que não podiam comer carne, mas preparavam pelo menos o molho da massa com molho de carne. Ainda vale experimentar a sopa de pão, o macarrão com molho de lebre e os cogumelos típicos.
Vinhos
No coração da Toscana, é evidente que vinho é algo que não falta por lá. Pelo menos uma taça do famoso Vino Nobile de Montepulciano, ou Vinho Nobre de Montepulciano, você vai precisar tomar, afinal ele é um dos mais famosos vinhos do mundo e ideal para acompanhar os pratos locais. É possível também fazer visitas a vinícolas, adegas e armazéns, como a famosa vinícola Contucci, que você pode visitar livremente.
Como chegar?
Montepulciano fica a menos de setenta quilômetros da famosa Siena. Se você estiver de carro por lá, basta pegar a estrada e em menos de uma hora você chega. A cidade também está a cerca de duas horas de Roma e uma hora de Florença. Caso você prefira ir de trem, no entanto — o que é de fato recomendado, graças às belas paisagens —, você pode pegar um trem até a cidade de Chiusi-Chianciano, que tem a estação mais importante da região, com mais opção de horários, e de lá pegar um ônibus por mais dezoito quilômetros até Montepulciano.
Atualizado em 4 Mar 2024.