A arte de colocar uma mochila nas costas ou simplesmente investir em uma viagem o mais barato possível não é para todos, mas para aqueles que curtem o passeio, vale ficar de olho nos melhores destinos para mochilar em 2019. Entre as delícias turísticas para o próximo ano, os viajantes estão apostando em lugares menos acessíveis e que oferecem um mix completo de pontos turísticos históricos e belezas naturais de tirar o fôlego.
Confira uma lista com destinos imperdíveis para quem está afim de mochilar e escolha sua próxima aventura:
Sri Lanka
O Sri Lanka, que em sânscrito significa 'ilha resplandecente', é um destino inusitado e não tão comum perto de lugares como a tão religiosa e bela Indonésia. O trânsito caótico é um clássico das grandes cidades e não é diferente na ilha, mas em sua capital Colombo é possível explorar um mix de casas coloniais, igrejas emblemáticas e observar de perto os habitantes, conhecidos como um povo humilde e receptivo.
Não deixe de incluir no roteiro lugares como a cidade de Kandy, sede de um dos maiores templos da região, o Templo do Dente Sagrado; Ella, para quem gosta de trilhas e caminhadas com vistas impressionantes; Galle, uma das cidades mais bonitas e com forte presença da arquitetura colonial portuguesa e britânica. Outro passeio comum por lá são os safaris, o Yala é uma das referências e o maior parque natural de todos, os visitantes podem ver de perto animais como os elefantes, ursos, veados, chacais, crocodilos e leopardos. Além dele, vale se informar sobre os parques Wasgomuwa, Minneriya, Kaudulla e Wilpattu.
Colômbia
Colômbia é sinônimo de Caribe, ou melhor, um Caribe acessível e tão deslumbrante quanto o original - se não mais! O país vai além das praias e talvez este seja um dos seus pontos fortes, um mix perfeito de lugares paradisíacos e histórias culturais pra lá de interessantes.
Bogotá, sua capital, é ideal para os amantes da correria das cidades grandes e oferece um roteiro imperdível de pontos turísticos, bares, restaurantes e vielas prontas para serem exploradas. Já os interessantes na sombra e água fresca, é de lei visitar lugares como San Andrés, um dos arquipélagos mais famosos da Colômbia, e o Parque Tayrona, também rodeado pelo Mar do Caribe e que possui mais de 15 mil hectares de área verde. Cartagena é outro destino exuberante que atrai turistas pelo seu peso histórico e sua arquitetura exuberante.
Tailândia
As praias paradisíacas e festas animadas da Tailândia são certamente bons argumentos para dar um pulo até o destino asiático. O país possui forte influência religiosa e é palco de muitos templos budistas, inclusive possui um número de altares tão grandes quanto lugares como a Indonésia.
No roteiro, inclua pontos turísticos como as Ilhas Phi Phi, uma reserva ambiental um pouco sofrida no quesito infraestrutura, mas belíssima; Ayutthaya, sede de muitos templos; Bangkok, um clássico que não pode ficar de fora, principalmente por ser a cidade do famoso 'Buda Inclinado', que possui cerca de 50 metros de altura; e Chiang Rai, conhecida por abrigar o Templo Branco, construção majestosa erguida na década de 90.
Peru
A história dos Incas é um dos principais atrativos do Peru e abriga Machu Picchu, conjunto de construções da segunda metade do século 14 que reúne praças, santuários, torres e tumbas que fizeram parte da sociedade Inca. E como se não fosse suficiente, o país ainda surpreende em outros quesitos, como a culinária e suas incríveis montanhas.
Lima, sua capital, é um espaço amplo museu aberto da arquitetura colonial espanhola e não pode passar em branco. mas visite também lugares como Cusco; o famoso Lago Titicaca; Arequipa, cidade cercada por vulcões; e Maras, um templo das minas de sal.
Estônia
A Estônia é um dos três Países Bálticos, compostos ainda pela Lituânia e a a Letônia, e anda despertando o interesse dos viajantes brasileiros. A viagem por si é um grande passeio medieval, na capital Tallin, por exemplo, há belas igrejas e o palácio Kadriorg. Outro atrativo é o Parque Nacional de Lahemaa e Sillamäe, um ótimo ponto turístico para conhecer mais sobre a história da região.
Malta
A Ilha de Malta é um dos menores países do mundo e sua beleza é de tirar o fôlego. Composto por Malta, Gozo e Comino, o arquipélago italiano é um destino acessível e surpreende por onde quer que seus turistas passem. O sol é praticamente a estação que domina o clima do local e por isso muitos procuram o país para curtir o verão ou férias regadas a praias com água cristalina.
Se prepare para aproveitar o mar durante o dia e curtir festas durante a noite, inclusive, a melhor região para badalar é Sr. Julians. Grutas e cavernas também fazem parte do roteiro, mas as piscinas naturais do país são a menina dos olhos para os visitantes.
Egito
O Egito é um dos destinos que prometem bombar durante 2019. O país é ideal para uma viagem que exalta a cultura dos povos antigos e reúne um número exorbitante de pirâmides. Um dos passeios obrigatórios é fazer um trajeto pelo Rio Nilo a bordo de um Felluca, transporte utilizado na antiguidade movido pelo vendo; conhecer Cairo, a capital do Egito e passar pelo Complexo de Guizé, uma das grandes atrações e cartão postal do Egito, é lá que estão a Esfinge e pirâmides históricas; a Biblioteca de Alexandria foi uma das maiores do Mundo Antigo e está na cidade de Alexandria, principal centro da cultura mundial entre os séculos III a.C e IV d.C.
Para encerrar, passe por Luxor, antiga capital do país e que abriga templos impressionantes, entre eles, o Vale dos Deuses e o Templo Karnak.
Filipinas
Se você está procurando um destino para se deslumbrar com as paisagens naturais, o país das Filipinas é um dos lugares que você não pode deixar de conhecer - inclusive vale citar que o local abriga a maioria das espécies presentes no planeta Terra!
Para um roteiro incrível, conheça a Ilha de Luzon, um lugar movimentado pela cultura do arroz e que reúne vilas e mais vilas conectadas por terraços. Não deixe de conhecer um dos vulcões do país, como o Mt Mayon ou o Taal; curtir uma das festas de Boracay e nadar com os peixes enquanto mergulha em Moalboal - para os mais aventureiros, em Oslob é possível nadar com tubarões. Outro passeio imperdível são as lagoas das Filipinas, para conhecer, invista em um barco privativo para ter maior liberdade e tranquilidade. Entre as mais famosas estão a Kayangan e a Twin Lagoon.
Por Juliane Romanini
Atualizado em 24 Dez 2018.