Muitas pessoas buscam fazer viagens sozinhas para se conectarem consigo mesmas, se descobrir ou simplesmente ter a experiência de curtir a própria companhia. Especialistas em turismo chamam esse tipo de passeio de “viagem de autoconhecimento”.
Ter liberdade de escolha, trabalhar a autoconfiança e desfrutar da sensação de independência são as principais vantagens de embarcar em um passeio solo. Em geral, as pessoas estão tão habituadas a planejar tours em família e com amigos que se esquecem do prazer que é poder fazer as próprias escolhas, sem interferências.
No Brasil, há muitos destinos que oferecem oportunidades únicas para quem deseja viajar sozinho e desfrutar de uma autonomia plena. Pensando nisso, o Guia da Semana, com a ajuda da MaxMilhas, reuniu 6 destinos no Brasil para ir sozinho e se descobrir em 2022. Confira:
Bonito - MS
Centro do ecoturismo no estado do Mato Grosso do Sul, Bonito é um destino turístico muito interessante para quem pretende viajar sozinho, fugir da correria da cidade grande e buscar conexão consigo mesmo. Com lindas paisagens, a cidade oferece uma viagem terapêutica repleta de roteiros que envolvem cachoeiras, grutas, trilhas e rios de águas cristalinas. No município sul mato-grossense, é possível mergulhar no Rio da Prata, passar o dia na Praia da Figueira e visitar a gruta da Lagoa Azul. Quem gosta de esportes radicais pode aproveitar modalidades como arvorismo, rapel, trilhas e andar de quadriciclo. Em suma, a cidade é um bom destino para uma experiência de autoconhecimento em virtude do contato com a natureza e um ambiente propício para reflexões.
Jericoacoara - CE
Outra cidade interessante para viagem de autoconhecimento em meio à natureza é Jericoacoara, no estado do Ceará. Trata-se de um refúgio paradisíaco, situado em uma área de proteção ambiental. A pequena aldeia de pescadores conta com praias maravilhosas e é conhecida por ter o pôr do sol mais lindo do país. Com trilhas e vários quilômetros de dunas, Jeri é um destino muito rico em experiências para quem deseja fugir da agitação da cidade grande. Por lá, é possível levar um bom livro para ler na praia ou simplesmente apreciar a paisagem, aproveitando a própria companhia. O sossego do local proporciona um cenário favorável para olhar a si mesmo.
Paraty - RJ
Uma das cidades mais charmosas do Brasil, Paraty também é um bom destino para turistas desacompanhados que desejam trabalhar a autonomia, conhecer os próprios gostos e descobrir aspectos de sua personalidade. Isso porque o local transmite um ar de tranquilidade, além de garantir um passeio pela história brasileira. Igrejas e casas centenárias são duas das principais atrações do estiloso município, acompanhados do Centro Histórico local e dos diversos barzinhos e cafés que esbanjam uma arquitetura colonial. Ir a Paraty é o mesmo que fazer uma viagem no tempo. A cidade preserva os mesmos traços desde os anos de 1800, tendo em vista que sua área foi tombada pelo Instituto Histórico Nacional. Mas não para por aí. Paraty também oferece praias incríveis com águas calmas, quentes e areias douradas. Enfim, é um local que contém atrações naturais, culturais e históricas, oferecendo oportunidades únicas de vivenciar experiências distintas e se conhecer.
Foz do Iguaçu - PR
Turismo ecológico e esportes radicais. Essas são as principais atrações de Foz do Iguaçu, no Paraná. A cidade oferece experiências únicas para quem quer viajar sozinho, ter contato com a natureza, apreciar belas vistas e conhecer mais sobre si próprio. Quem nunca ouviu falar nas famosas Cataratas do Iguaçu, não é mesmo? O local, que virou um patrimônio da humanidade, é ótimo para ser admirado por quem está sozinho, sem pressa para ver a queda das águas e as demais belezas.
Fernando de Noronha - PE
Localizado em Pernambuco, Fernando de Noronha é um destino que dispensa comentários. Famoso, recomendado por uma massa de turistas e altamente conceituado, o arquipélago é uma excelente opção para viagem solo e terapêutica. Com praias paradisíacas, com destaque à Baía do Sancho e às Praias de Dentro, o local tem atrações para todos os gostos: tanto para quem curte calmaria, quanto para quem gosta de esportes como o surf. Uma das principais atividades é o mergulho de cilindro no Buraco do Inferno. Dentro d’água, é possível ver as formações de corais. O destino também permite contemplar um pôr do sol memorável na Praia do Boldró.
Cambará do Sul - RS
Localizado na Serra Gaúcha, a mais de 900 metros de altura, o município de Cambará do Sul é porta de entrada para um dos mais relevantes parques nacionais. Estamos falando da Serra Geral e Aparado da Serra, local que confere aos visitantes uma vista incrível, com cachoeiras, vegetação da Mata Atlântica e rios. No entanto, as atrações principais da região são os cânions, como o Itaimbezinho, que já ficou famoso e vem atraindo um número cada vez maior de visitantes.
Por Amanda Matos
Atualizado em 5 Jul 2022.