Curtir o verão na Europa é um sonho de consumo de muitos viajantes. Afinal, é durante os meses de junho a agosto que o continente costuma receber as melhores festas e uma enxurrada de turistas para agitar os destinos badalados. Lugares que ao longo do ano são vistos como roteiros culturais, no verão passam a ser passeio perfeito para explorar os pubs, festas, praias e ilhas paradisíacas.
Pensando nisso, para te incentivar a conhecer gente nova e explorar algumas das cidades mais bonitas do mundo, o Guia da Semana fez uma lista com 10 destinos para aproveitar ao máximo o verão europeu:
BARCELONA, ESPANHA
Barcelona é a capital da Comunidade Autônoma da Catalunha na Espanha e um dos principais destinos turísticos da Europa. Mas o que atrai tanta gente para essa cidade? Basicamente tudo! Um lugar completamente cosmopolita com tudo o que um turista pode desejar: incríveis museus, parques maravilhosos, ruas comerciais, mercados abertos, arquitetura fascinante, praias e belas caminhadas.
Barceloneta é uma das sete praias da cidade – e a mais famosa delas. Com mais de quatro quilômetros de extensão e sua proximidade com o centro, é muito comum ver pessoas correndo por lá durante todo o dia ou tomando sol. Durante o verão, os bares na praia ficam abertos e ela se enche de turistas e locais.
IBIZA, ESPANHA
Considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, Ibiza é uma pequena ilha do Mediterrâneo da Espanha que, durante o verão, vira ponto de encontro entre famosos e pessoas do mundo inteiro em busca de festas e agitação. Com praias paradisíacas e muitas baladas, por lá a diversão é garantida.
A vida noturna de Ibiza é uma das mais movimentadas de toda a Europa e, por isso, o destino atrai turistas do mundo inteiro que visitam o local com um único objetivo: curtir muito! A partir de maio, a temporada de verão está oficialmente aberta por lá e diversos clubes e hotéis realizam festas. Um dos lugares mais famosos é o Hotel Ushuaia, que constantemente recebe Dj's internacionais e celebridades.
HVAR, CROÁCIA
Hvar é uma das 1.185 ilhas da Croácia e recebe o título de lugar mais badalado do país. E não é para menos, já que a ilha encanta por suas praias paradisíacas, lugares históricos e, é claro, sua agitada vida noturna. A boa notícia é que o destino costuma ser mais barato que Ibiza, sendo possível se divertir sem comprometer o orçamento.
Para quem quer curtir uma festa no melhor estilo sunset, a dica é curtir os beach clubs que funcionam como uma espécie de balada à tarde e que ficam abertos até altas horas. O diferencial do espaço é a localização privilegiada, bem em frente à praia, proporcionando uma incrível vista.
ST. TROPEZ, FRANÇA
St. Tropez não deve ser esquecido por quem gosta de conhecer lugares charmosos, paradisíacos e agitados. Ponto de encontro dos mais ricos dentre os franceses, a ilha tem muito charme e beleza. É um destino para quem quer aproveitar uma boa praia, mas também curtir o melhor da gastronomia francesa, ótimos bares e incríveis baladas - não é à toa que costuma ter muitos jovens.
O Nikki Beach é um dos endereços mais badalados por lá. É tanto uma ótima opção para almoço, com um incrível restaurante de comida japonesa, como também o destino certo para quem quer continuar a festa durante a tarde toda. Por lá a música não tem hora para acabar e é sempre comandada por diferentes DJs internacionais ou shows especiais.
COSTA AMALFITANA, ITÁLIA
Com uma das estradas mais bonitas da Europa, a Costa Amalfitana é um pedaço do paraíso. Sua costa, cercada por casas e banhada por um incrível mar cristalino, faz qualquer um se apaixonar. A região é dividida em dois vilarejos: Amalfi e Posi – cada um com sua beleza e característica. Dizem que seus primeiros moradores foram os descendentes do Imperador Costantino no século IV d.C.
Em Amalfi, a dica é curtir seu tradicionar Limoncello, espécie de bebida de limão característica da cidade. A fama é tão grande que existe até mesmo um certificado para provar sua autenticidade. Em relação aos pontos turísticos, a Igreja Duomo di Sant'Andrea é um dos grandes marcos da cidade: é o lugar ideal para aqueles que querem apreciar obras e relíquias de outras épocas da história italiana.
SARDENHA, ITÁLIA
A Sardenha é uma ilha paradisíaca localizada no Mediterrâneo, a oeste da Itália. Por lá, o turista encontra aquele clichê deslumbrante: águas cristalinas de cor turquesa e uma cidade charmosa. Afinal, não estamos falando de qualquer ilha: é a segunda maior do Mediterrâneo, repleta de pontos incríveis e que merece a sua visita.
Uma das joias da Sardenha certamente é a Costa Esmeralda, trecho litorâneo que abriga lugares maravilhosos e com um visual de deixar qualquer um impressionado. Ela está localizada mais precisamente a nordeste da ilha, na cidade de Olbia, formando ao todo 56 km de baías maravilhosas e águas azuis e cristalinas. Como são muitas praias e muitos lugares bonitos, a dica é selecionar os principais, já que são muitos points para conhecer.
PRAGA, REPÚBLICA CHECA
Para quem quer fugir um pouco dos roteiros das praias, a dica é conhecer países clássicos e nada monótonos na Europa. Praga é um exemplo de como é possível combinar uma cidade incrível com uma vida noturna agitada. Além de ser ideal para quem está de passagem por um mochilão, a cidade bomba em qualquer época do ano, seja inverno ou verão.
Uma boa dica para conhecer os pubs de Praga é fazer o Pub Crawl, roteiro em que se paga uma quantia para conhecer vários estabelecimentos junto com um grupo.
SANTORINI, GRÉCIA
A Grécia é um dos destinos mais incríveis e charmosos quando o assunto é uma viagem romântica. Não é à toa que uma de suas ilhas se tornou o destino preferido de casais em lua de mel: Santorini, o charmoso vilarejo em meio ao Mar de Egeu que por si só já é um lugar de deixar qualquer um boquiaberto. Somado a isso, hotéis aconchegantes e praias paradisíacas só tendem a deixar a experiência ainda mais agradável.
A capital de Santorini é Thera (ou Fira), principal centro turístico e um autêntico labirinto com ruas pintadas de branco, cheias de lojas de joias e artesanato. Lá é onde se costuma tirar as tradicionais fotos com o mar ao fundo em meio às construções de telhado azul.
ALGARVE, PORTUGAL
No sul de Portugal, Algarve é uma região que coleciona algumas das mais belas paisagens do país, com espetaculares praias arenosas e formações rochosas naturais. Entre falésias, cavernas e águas de cor turquesa, o destino é também ideal para quem quer conhecer mais da história do país, tanto do período romano, quanto do período mouro – ou mesmo da época das Grandes Navegações, que trouxeram os portugueses até o Brasil.
Apesar de receber muitos turistas, a cidade de Lagos conseguiu manter bastante de sua originalidade e autenticidade. Passear pelo seu centro histórico e pelo seu porto é como viajar para a época das Grandes Navegações. Entre seus principais atrativos estão o Castelo dos Governadores e a Ponta da Piedade, um dos lugares mais lindos da região, com falésias, grutas e outras incríveis formações rochosas.
DUBLIN, IRLANDA
Dublin é uma das cidades mais buscadas por viajantes que fazem mochilão pela Europa e motivos para incluir o destino no roteiro não faltam. Com diversas atrações e pontos turísticos, o destino conta com diversas construções históricas e um roteiro cervejeiro de qualidade.
O melhor lugar para curtir a vida noturna de Dublin é o Temple Bar. A região é conhecida pelas ruelas recheadas por pubs famosos onde se pode provar a autêntica cerveja irlandesa. Lá está o The Temple Bar, o pub mais famoso da cidade e que se tornou uma verdadeira marca com direito a loja e tudo mais.
Veja mais dicas incríveis de viagens ao redor do mundo:
+ 15 lugares impressionantes que parecem ter saído de um conto de fadas
+ Conheça as cidades da França que serviram de inspiração para o filme "A Bela e a Fera"
+ 9 destinos incríveis para visitar na Itália
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 25 Jun 2019.