Tá cansado(a) das multidões, folia e agitação do Carnaval? Se sim, a melhor opção para curtir o feriadão é viajar para algum destino tranquilo, que dê para recarregar as energias e ainda aproveitar os dias de folga. Felizmente, o Brasil é repleto de destinos paradisíacos e desertos para visitar. Aproveite o momento em pleno verão para curtir boas praias e cachoeiras e ainda descansar da folia carnavalesca.
Gosto da ideia? O Guia da Semana selecionou 8 destinos perfeitos para quem quer tranquilidade e calmaria no Carnaval. Confira:
ALTER DO CHÃO, PARÁ
Conhecido como o Caribe Amazônico, Alter do Chão é perfeito para fugir do Carnaval e encontrar um Brasil fantástico, que poucos conhecem. Trata-se de uma vila de pescadores, à beira do Rio Tapajós, e porta de entrada para a Floresta Amazônica. É um destino famoso para a virada do ano, mas que no resto do ano vira sinônimo de tranquilidade. A vila é cheia de praias de água doce que surgem no rio tapajós. Um exemplo de praia deserta é a Praia do Pindobal, de areia branca e água azul cristalina. Visite também a Floresta Encantada, que surge durante o verão, na época de chuvas, quando as águas cobrem a floresta e a transforma em um belíssimo ecossistema que pode ser explorado de barco.
ILHA DO CARDOSO, SÃO PAULO
A 260 km da capital paulista, há um destino paradisíaco e tranquilo para fugir da folia do Carnaval. Estamos falando da Ilha do Cardoso, localizada em Cananéia. O local é repleto de praias incríveis, cachoeiras e trilhas para explorar. A ilha é tão isolada que a energia elétrica não chega, e tudo é movido por gerados. É perfeito para quem busca total isolamento e contato com a natureza exuberante. O parque Estadual da Ilha do Cardoso é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, uma vez que sua área é 90% preenchida pela Mata Atlântica. É um destino rústico para entrar em contato com a vida dos pescadores locais e aproveitar as maravilhosas praias desertas.
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO, RIO GRANDE DO NORTE
A 100km de Natal, no Rio Grande do Norte, há uma pequena vila que guarda cenários paradisíacos e desertos, perfeito para quem quer fugir da agitação do Carnaval. Ainda pouco explorado pelos turistas, a cidade preserva seu estilo rústico, sem grandes redes de hotéis e restaurantes. É repleta de praias desertas, como a Ponta de Santo Cristo, meca dos surfistas de windsurf, Praia do Cardeiro e Praia da Xêpa. Muitos visitantes também indicam conhecer a Praia de Tourinhos, que conta com recifes de corais petrificados, que parecem com um rebanho de touros.
PARQUE NACIONAL DO CATIMBAU, PERNAMBUCO
Para ficar longe do agito, o Parque Nacional do Catimbau é um destino perfeito. A 300 km de Recife, o parque recebe os turistas que buscam contato com a natureza e aventuras. O parque é considerado o segundo maior sítio arqueológico do Brasil e possui preços camaradas para quem não pode gastar muito. Entre as dicas do que ver no parque, está a Pedra Furada, que é literalmente uma pedra com um furo no meio, a qual foi causada por erosão das chuvas e do vento. Já a Trilha das Três Torres passa por escavações de rochas que variam de tom entre amarelo, vermelho e laranja, além de passar por um mirante com visão incrível do parque. A última dica é visitar as pinturas rupestres de 6 mil anos de idade inscritas em rochas. Será um passeio de aventura e história ao mesmo tempo.
CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO, SERGIPE
Canindé de São Francisco é um destino surpreendente, ainda pouco explorado pelos brasileiros. Repleto de atrações e aventura, o local é marcado pela história do cangaço, possui belas paisagens e formações rochosas. Além disso, é atravessado por um dos rios mais famosos do Brasil: o Rio São Francisco. Uma grande atração do local são os cânions do Xingó. Com o represamento do São Francisco, as formações rochosas foram alagadas, formando uma espécie de lagoa envolta de paredões incríveis. É de impressionar!
JALAPÃO, TOCANTINS
O Parque Estadual do Jalapão é um paraíso natural que precisa ser visitado uma vez na vida. Ainda pouco explorado por turistas, é um local perfeito para fugir das multidões do Carnaval. O local é rico em fauna típica, como tamanduás, capivaras, raposas, onças, araras azuis e mais. Com paisagens maravilhosas, você irá se impressionar com as dunas alaranjadas, rios, riachos, cachoeiras, lagoas e chapadões de até 800 metros de altura. É um lugar para se desconectar, inclusive pela falta de sinal de celular - e assim, descansar e relaxar.
BONITO, MATO GROSSO DO SUL
Se tem um destino que merece a sua visita, é Bonito. A cidade possui maravilhas que não são encontradas em outros locais. Para quem quer fugir da folia e agitação do Carnaval, o destino é perfeito! A capital do ecoturismo possui passeios incríveis, como snorkel com peixes, canoagem, flutuação, cavernas, trilhas, cachoeiras e muito mais! Uma dica imperdível é a Gruta do Lago Azul, com uma água azul radiante que encanta qualquer um.
SERRA DA CANASTRA, MINAS GERAIS
Em Minas Gerais, a dica é explorar a Serra da Canastra. O loca é perfeito para aqueles que querem aproveitar os dias do feriado para se reconectar com a natureza. O Parque Nacional da Serra da Canastra é um paraíso tanto para quem quer tranquilidade quanto para quem busca aventura. O parque possui cachoeiras, trilhas e safáris como passeios imperdíveis. A cachoeira Casca D'Anta é a mais alta do Rio São Francisco, com 186 metros de altura. Será uma oportunidade para a família e casais saírem da rotina e viverem momentos inesquecíveis no meio da natureza.
Por Lid Capitani
Atualizado em 3 Fev 2020.