O melhor jeito de descobrir novos lugares durante uma viagem, interagir com moradores locais e ter uma experiência de viagem autêntica sem deixar o meio ambiente de lado, é a pé ou de bicicleta.
De acordo com uma pesquisa da Booking.com, 8 em cada 10 (79%) viajantes brasileiros querem usar meios de transporte mais ecológicos em suas viagens. Além disso, 86% dizem que estão mais propensos a escolher uma acomodação sustentável.
Pensando nisso, o Guia da Semana pediu ajuda ao Booking.com que compartilhou 6 destinos para se locomover e se hospedar de forma sustentável com base em avaliações de viajantes e que possuem o selo Viagem Sustentável na plataforma. Confira:
Taipei, Taiwan
A agitada capital de Taiwan oferece inúmeras opções gastronômicas saborosas, além de uma linda paisagem natural. Caso o viajante tenha interesse nas artes criativas, na história da cidade ou nos mercados noturnos mundialmente famosos, Taipei tem opções para todos os gostos. A cidade também conta com oito parques nacionais, montanhas imponentes, ilhas no litoral e estações de águas termais. Devido ao sistema de transporte público bem mapeado, fica fácil se locomover pela cidade. Por isso, não é surpreendente que esse seja um dos destinos mais recomendados por viajantes da Booking.com para transporte público acessível.
Onde se hospedar: O CityInn Hotel Taipei Station Branch II é sustentável e oferece quartos modernos e minimalistas no coração da capital de Taiwan. O hotel fica a uma curta caminhada de distância da Estação Central de Taipei, que os viajantes podem usar para se locomover de transporte público pela cidade.
Praga, República Tcheca
Esse destino europeu é um ideal para quem gosta de caminhar sem rumo, se perder pelas ruas de paralelepípedos e pátios pitorescos. Os viajantes podem explorar os bairros de um dos destinos mais recomendados na Booking.com para caminhadas urbanas, descobrir o cenário artístico boêmio e provar algumas das melhores cervejas do mundo. Para vivenciar a cidade após o pôr do sol, vale reservar um passeio noturno partindo da entrada da Torre da Ponte na Cidade Velha, no qual os visitantes podem atravessar a Ponte Carlos com vista para o Castelo de Praga e a Catedral de São Vito, conhecer a história dessa cidade medieval preservada e aproveitar alguns dos melhores locais da cidade para fotografia noturna.
Onde se hospedar: O Hotel Planet Prague fica a uma curta caminhada do centro histórico e proporciona uma estadia confortável e sustentável, pois o hotel evita usar plásticos descartáveis. Certos quartos têm um terraço com vista da cidade, onde é possível sentar e relaxar enquanto saboreia uma bebida gelada depois de passar o dia passeando a pé.
Nova York, EUA
Como as ruas são numeradas e dispostas em formato de grade, é muito improvável se perder em Nova York, destino mais recomendado da Booking.com para caminhar. Vale a pena percorrer Manhattan a pé e descobrir seus diversos bairros, do SoHo até Midtown, passando pelo Central Park. Para conhecer a cena boêmia da cidade, é indicado reservar um passeio a pé pelo Greenwich Village e descobrir as ruas e as casas históricas desse bairro artístico. Também é possível pegar o metrô como um verdadeiro nova-iorquino.
Onde se hospedar: Localizado na famosa (e ideal para pedestres) Times Square, o LUMA Hotel oferece estadias elegantes e sustentáveis no coração de Manhattan. O hotel conta com quartos modernos e espaçosos. O hóspede pode aproveitar o bar e restaurante para fazer uma refeição deliciosa ou tomar um drink criativo. O hotel também fica a uma curta caminhada de distância do Edifício Empire State, então é possível simplesmente andar até o prédio e aproveitar vistas incríveis da Big Apple.
Marrakech, Marrocos
A encantadora e colorida cidade de Marrakech é envolvente e cheia de energia. Vale admirar a arquitetura, os jardins amplos e vivenciar um pouco da antiga riqueza dessa cidade antes de encerrar o passeio com vistas panorâmicas da medina de Marrakesh em um terraço escondido. O Marrocos também costuma ser reconhecido como um dos países mais sustentáveis do mundo. Os esforços do país para evitar as mudanças climáticas por meio do uso de energia renovável e da proibição de sacolas plásticas destacam o Marrocos como um destino ecológico, além de ser reconhecido e recomendado por viajantes da Booking.com por ser sustentável.
Onde se hospedar: O Riad Itrane fica a uma curta caminhada da praça Jemaa el-Fna e conta com terraços ao ar livre e vistas da cordilheira do Atlas e da Medina. O riad tradicional tem uma piscina e serve pratos marroquinos típicos, em sua maioria orgânicos, para os hóspedes saborearem suas refeições nas varandas térreas.
Copenhague, Dinamarca
Copenhague é um destino escandinavo repleto de excelente arquitetura e história. A cidade é conhecida por ser boa para andar de bicicleta e, de acordo com os dados de recomendação da Booking.com, é um dos melhores destinos para praticar ciclismo. A melhor maneira de conhecer a capital da Dinamarca é fazendo um passeio guiado de bicicleta, no qual o viajante vai pedalar por pontos turísticos famosos e outros locais menos conhecidos. No passeio, os visitantes também aprendem a reduzir sua pegada de carbono e sobre como Copenhague se tornou uma das cidades mais sustentáveis e eficientes do mundo no uso de energia.
Onde se hospedar: Vale a pena se hospedar no primeiro arranha-céu de Copenhague, o Radisson Collection Royal Hotel, que oferece aluguel de bicicletas para que o hóspede possa explorar a cidade como um morador local. Localizado perto dos Jardins de Tivoli e da Estação Central de Copenhague, o hotel possui quartos elegantes e uma academia e spa de última geração.
Kyoto, Japão
Kyoto é uma cidade fascinante, que mistura agitação moderna e história antiga, além de ser um dos destinos mais recomendados na Booking.com para viajar de forma sustentável. Conhecida por seus templos históricos, a cerimônia do chá e os tradicionais arranjos florais, Kyoto é uma metrópole próspera e avançada. Os inúmeros pontos turísticos da cidade ficam relativamente distantes entre si, então é preciso precisar pegar o transporte público para ir de um lugar até outro. Porém, o melhor jeito de conhecer cada região é caminhando. A região do templo Kiyomizu-dera é bem interessante para uma caminhada e os santuários e barracas de lanches deixam o lugar bem animado.
Onde se hospedar: Situado a uma curta caminhada do templo Kiyomizu-dera e de muitos restaurantes nas proximidades onde é possível experimentar a culinária japonesa, o Kyomachiya Suite Rikyu é uma casa machiya tradicional, localizada no bairro Higashiyama, em Kyoto. A estadia é autêntica e sustentável, pois a acomodação usa energia renovável em toda a propriedade. Os hóspedes podem relaxar depois de um dia de caminhada.
Por Amanda Matos
Atualizado em 4 Abr 2023.