A Europa é o brilho dos olhos de muitos apaixonados por viagens, mas a verdade é que o Brasil tem lá sua parte europeia - e às vezes nem precisa ir tão longe para encontrá-la. O sul do país, por exemplo, foi uma forte região colonizada por imigrantes italianos, holandeses e alemães.
Conheça alguns destinos clássicos e outros nem tanto que fazem parte de um roteiro incrível de lugares para se sentir na Europa sem sair do Brasil:
Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba
Gramado
O clima e a arquitetura europeia de Gramado fazem da cidade um dos maiores pontos turísticos no sul do Brasil. O roteiro pela região reúne delícias gastronômicas, incluindo passeio por fábricas de chocolate e o mundialmente conhecido Festival de Cinema de Gramado. Uma das épocas mais concorridas para visitar o destino é no Natal, devido à estrutura que a cidade gaúcha recebe.
Campos do Jordão
Campos do Jordão leva uma bela fama de Suíça brasileira por ter uma temperatura amena, arquitetura inspirada nas construções europeias e uma gastronomia de dar água na boca. Para os baladeiros, o município é ideal para ser visitado durante o inverno, época em que várias festas acontecem por lá! A época das temperaturas baixas também possui uma agenda voltada para festivais de fondue e comidas no geral.
Blumenau
Impossível falar sobre a Europa e não citar Blumenau, a terra da Oktoberfest brasileira! A cidade, além de receber a festa alemã, é um dos points cervejeiros do país e sede de várias cervejarias artesanais. Não deixe de visitar o Parque Vila Germânica, o Museu da Cerveja e a simpática Rua XV de Novembro.
Petrópolis
O período imperial é a maior referência da arquitetura de Petrópolis, uma aconchegante cidade no interior do Rio de Janeiro que encanta os turistas. Suas construções, datadas da época de Dom Pedro II, deslumbram aqueles que as observam, sem contar os palacetes que ainda estão de pé e espalhados pelo município. A Catedral de São Pedro de Alcântara é um dos pontos turísticos chaves da região.
Holambra
A cidade de Holambra foi fundada por holandeses e carrega sua história até hoje. Seus vastos campos produtores de flores e plantas ornamentais são uma das atrações turísticas mais requisitadas pelos visitantes, mas a região ainda é repleta de boas descobertas, como o Moinho Povos Unidos, e boas opções gastronômicas, típicas da Holanda.
Bento Gonçalves
Para os apreciadores de bons vinhos, a cidade de Bento Gonçalves é um paraíso. Entre as vinícolas do município estão nomes de peso como a Casa Valduga e a Miolo, empresas que guardam as tradições dos imigrantes italianos. É muito fácil se sentir na Europa, mais precisamente em Toscana, ao observar as paisagens deste destino no sul do país.
Morretes
Aventura, gastronomia e belas paisagens fazem parte do roteiro turístico de Morretes, cidade que fica no Paraná e chama a atenção por seus passeios, incluindo a viagem de trem pela Serra do Mar. Entre as delícias gastronômicas está o barreado, um prato típico da região imperdível.
Domingos Martins
A cidade de Domingos Martins faz parte da região serrana do Espírito Santo. Por lá, os visitantes podem viver um pouco do clima europeu através das construções típicas da Alemanha e pelo fato do município ter sido colonizado por imigrantes do país e também por italianos. As luzes coloridas durante o Natal atraem um grande número de turistas.
Pomerode
A pequena Pomerode mantém sua tradição germânica há anos. Entre os privilégios de visitar o local está sua arquitetura, a saborosa gastronomia alemã e a agitada Festa Pomerana, um clássico anual que celebra a cultura da Alemanha através de trajes, comidas, bebidas e música. Outros atrativos da cidade são o passeio de charrete entre ruas e zoológico.
Monte Verde
O distrito mineiro de Monte Verde não tem um pé na Europa, mas seu clima ameno transforma a cidade em um destino turístico muito requisitado durante o inverno. Uma das semelhanças com o continente é sua altitude, o que torna propício o clima frio. Um dos pontos fortes do município é o ecoturismo, com vários parques, trilhas e montanhas. E a gastronomia não fica para trás: são muitas opções de queijos, embutidos e cachaça.
Por Redação Oba Oba
Atualizado em 27 Dez 2018.