Um intercâmbio é certamente uma experiência única. Para além de entrar em contato com um novo idioma, explorar uma nova cultura, conhecer novas pessoas e estudar novos temas, você sai da sua zona de conforto e acaba aprendendo muito mais do que podia imaginar.
Pensando em ajudar quem está pensando em passar um tempo fora do país, nós separamos alguns dos destinos mais procurados por intercambistas ao redor do mundo e contamos um pouquinho sobre cada um deles. Confira:
Austrália
A Austrália é um popular destino de intercâmbio entre brasileiros. Ainda que não seja propriamente barato, é conhecido por ser um bom lugar para desenvolver o inglês e pelas opções de visto, que incluem a possibilidade de trabalho no país enquanto se estuda.
Sydney, a cidade mais famosa, é um destino certeiro, com muitas coisas para fazer no seu tempo livre e muitas opções de trabalho de meio período. Já Melbourne é para aqueles que realmente preferem um ambiente mais universitário, já que a cidade concentra algumas faculdades e é popular entre estudantes do país e de ao redor do mundo. Por lá você também vai encontrar muitas atividades para quando não estiver estudando.
Estados Unidos
Os Estados Unidos, sem surpresa, estão entre os destinos mais populares do mundo quando o assunto é intercâmbio. É para lá que muitas pessoas vão quando querem estudar inglês, mas o país também possui uma grande quantidade de ótimas universidades e outras instituições que oferecem cursos de verão ou programas de parceria com universidade no Brasil para intercâmbio universitário. Outro ponto positivo do país é o seu tamanho, o que oferece uma maior gama de culturas, experiências e sotaques entre os quais escolher.
Nova York certamente está entre as cidades mais procuradas, isso graças às várias comunidades que vivem ali — você certamente não se sentirá excluído em meio a tantos estrangeiros. Seattle também é uma boa possibilidade para quem quer uma experiência de cidade grande mas com uma atmosfera mais local. O estado da Califórnia, com suas faculdades de tecnologia de ponta, é uma boa pedida para quem quer aproveitar para curtir o verão por lá.
Portugal
Para os brasileiros, Portugal evidentemente não é um destino procurado para se aprender uma nova língua, mas tem sido cada vez mais buscado por pessoas que querem estudar nas faculdades de lá, tanto no que se refere a cursos de férias quanto semestres ou mesmo graduações inteiras. Como a língua não é um impedimento e acordos têm promovido essa integração, fica mais fácil estudar por lá.
A capital, Lisboa, é popular e possui boas faculdades das mais diversas áreas. Ao lado de Porto, que também é popular entre os estudantes, é a mais cosmopolita do país, com uma boa vida noturna e cena cultural para ocupar seu tempo livre. Já Coimbra possui a famosa Universidade de Coimbra, que tem mais de 700 anos de idade e ótimos cursos, ainda que seja menor e mais pacata. Uma curiosidade é que o uniforme dos alunos de Hogwarts, em Harry Potter, foi inspirado na roupa dos universitários de Portugal — então se você quiser usar uma capa, lá é o lugar!
Espanha
Ainda que tenhamos muitos vizinhos que falam espanhol, a Espanha é mais buscada por pessoas que querem praticar o idioma. Não só porque foi lá que ele nasceu, mas talvez pelo fato de que por lá é muito mais fácil se locomover e, portanto, viajar durante a sua estadia. Uma vez na Espanha, é mais fácil visitar países como Portugal ou França, mesmo nos seus finais de semana. O país possui diversas cidades buscadas por estudantes, todas com boas escolas de castelhano (outro nome para o espanhol) e faculdades.
A capital, Madri, tem ótimas universidades e é completamente cosmopolita, cheia de bares, restaurantes e uma intensa cena cultural. Outra opção é Barcelona, ideal para os amantes de arquitetura que querem curtir uma praia e ainda, com sorte, aprender um pouquinho de catalão. O sul também é popular, a cidade de Málaga, por exemplo, bem perto já da África, é cheia de intercambistas e é o lugar certo para passar o verão na Espanha — uma dica é aproveitar que você está lá e atravessar o mar para visitar Marrocos.
Canadá
O Canadá é uma boa alternativa aos Estados Unidos para aqueles que querem estudar inglês. O país é um pouco mais barato que seu vizinho ao sul, muito menos cheio de turistas e com um povo geralmente mais receptivo.
Toronto é a escolha óbvia para qualquer um que queira ir até lá estudar inglês. A maior cidade do país é um centro cosmopolita com ótimas opções de atividades tanto no verão, quando é possível usufruir de suas praias, como no inverno, quando é possível subir até as estações de esqui — e não se preocupe com o frio intenso, a cidade possui um fascinante sistema subterrâneo e é possível fazer de tudo embaixo da terra. Outra opção é Montreal, a cidade tem uma atmosfera europeia, ótima comida, ótimos cafés e o maior número de falantes de francês depois de Paris — e que tal aprender duas línguas em um intercâmbio só?
Reino Unido
O Reino Unido não é o destino mais barato do mundo para se fazer um intercâmbio — com a libra como moeda, muito pelo contrário. No entanto, foi lá onde o inglês nasceu, e não há lugar melhor para estudar o idioma no que a efervescente Londres. A capital da Inglaterra tem como alguns de seus principais atrativos o grande número de boas instituições de ensino — nas mais diversas áreas — e a incrível diversidade de sua população. Por lá você vai encontrar gente de todos os cantos, o que se reflete em seus eventos, sua cultura e sua comida.
Outra opção que realmente vale a pena no Reino Unido, principalmente se você é fascinado por incríveis paisagens naturais e grandiosos castelos, é Edimburgo. A capital da Escócia, ainda que tenha um inglês bem diferente daquele de Londres, possui ótimas instituições de ensino e se encontra em uma das partes mais cênicas da Grã Bretanha.
Irlanda
Para quem não quer gastar absurdos estudando no Reino Unido, uma boa alternativa é a vizinha Irlanda. A capital, Dublin, é uma cidade com uma grande comunidade internacional, inclusive de brasileiros — então você vai se sentir em casa —, boas faculdades e escolas de inglês, e preços bem mais em conta do que sua vizinha inglesa. Na Irlanda, a moeda é o euro, que apesar de não muito barato para o nosso real, é mais em conta que a libra.
Atravessar de Dublin para Londres é muito fácil — assim como visitar o País de Gales, a Escócia e a Irlanda do Norte —, e viajar enquanto você estuda certamente não vai ser um problema, inclusive dentro do país, que tem algumas das paisagens mais dramáticas e espetaculares da Europa, sem falar dos fantásticos castelos isolados no alto de colinas. Quem sabe você também não acaba aprendendo um pouco da segunda língua oficial do país: o antigo idioma gaélico irlandês?
E aí, qual destino vai ser?
Confira mais inspirações e dicas de viagem em nosso canal.
Atualizado em 16 Abr 2019.