O Brasil com sua extensão de continente possui paisagens espetaculares e diferentes, de norte a sul, de leste a oeste. O país é conhecido por suas praias, e não é por menos: são praias paradisíacas, com características ímpares que atraem turistas do mundo inteiro. Entretanto, o Brasil guarda destinos poucos visitados e que possuem muitos atrativos – como piscinas de águas doces, florestas tropicais, vilas rústicas e cidades entre montanhas.
Pensando em te ajudar a escolher a sua próxima viagem, o Guia da Semana selecionou alguns destinos pouco conhecidos no Brasil que merecem uma visita. Esses lugares vão te encantar. Confira:
Santo Amaro do Maranhão
Santo Amaro do Maranhão é um município do Maranhão que vai te encantar com tanta beleza natural. As principais atrações da cidade são as lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, repleto de águas cristalinas e dunas de areia impressionantes. A cidade é muito bem preservada e tranquila, por isso, prepare-se para uma viagem inspiradora.
Atins
Se pretende conhecer os Lençóis Maranhenses, Atins é um bom destino para se hospedar. A cidade mistura paisagens impressionantes, gastronomia inigualável e pousadas relaxantes. Trata-se de um vilarejo, entre o Rio Preguiça e as dunas dos lençóis. Se procura um destino rústico, aconchegante, pé na areia e tranquilo, Atins é sua pedida! As principais atrações da cidade são as lagoas e dunas dos Lençóis Maranhenses, o passeio de barco pelo Rio Preguiça e o passeio de carro 4x4 pelas dunas de areia – com bastante emoção, rs.
Novo Airão
A 180 km de Manaus, fica uma cidade muito simpática, histórica e cheia de natureza para apreciar: Novo Airão. É ali que se encontra o Arquipélago e Parque Nacional Anavilhanas, com 400 ilhas – é o segundo maior do mundo! Os principais atrativos são os passeios por Anavilhanas, entre os rios e praias de água doce; a interação com os botos; o passeio pelo Parque Nacional do Jaú; as ruínas da cidade antiga de Velho Airão; e, claro, as cachoeiras e lagoas de água límpida. É um destino incrível para quem quer entrar em contato com a Floresta Amazônica.
Jaciara
Amantes de aventura precisam conhecer Jaciara, no Mato Grosso, considerada a capital dos esportes radicais da região. A apenas 145 quilômetros de Cuiabá, é para lá que os mato-grossenses vão quando querem praticar canoagem ou rafting, descendo a toda velocidade pelas corredeiras. Como se isso tudo já não fosse suficiente, as paisagens são espetaculares, com diversas piscinas naturais de águas de cor esmeralda e vistas verdejantes de mata nativa, isso sem falar das grutas, cânions e até inscrições rupestres.
Conde
Parece o Caribe, mas na verdade o lugar da foto é Conde, no litoral da Paraíba. A região é conhecida por abrigar praias de águas cristalinas, sendo o lugar certo para quem quer curtir um cenário paradisíaco sem gastar pequenas fortunas. Com uma paisagem paradisíaca, a Praia de Coqueirinho é a mais famosa da cidade. O cenário é formado por coqueiros e falésias, onde surfistas e banhistas dividem o mesmo espaço.
Galinhos
A charmosa cidade de Galinhos e sua vizinha Galos ficam a apenas 160 km de Natal, no Rio Grande do Norte, em um território ainda desconhecido por grande parte dos turistas. Os vilarejos rústicos guardam todo charme e calmaria que só o Nordeste pode te proporcionar. Carros não circulam por lá, fazendo com que o local se torne ainda mais incrível e isolado - o trajeto é feito através de balsa. O farol desativado é um dos charmes de lá, além do pôr do sol irresistível.
Alter do Chão
Localizado no estado do Pará, Alter do Chão é outro destino chamado de caribe, mas desta vez, o Caribe Amazônico. O local é um tesouro que guarda praias de água doce impecáveis numa cidade tranquila e rústica. Alter do Chão é um vilarejo de pescadores, criado a beira do Rio Tapajós, porta de entrada para a Amazônia. Entre as atrações estão a Ilha do Amor, um banco de areia que emerge no meio do rio e que só pode ser acessado de barco. Além disso, ainda é possível apreciar a floresta encantada, passeio que ocorre nos meses de cheia do rio que, por estar sobre as árvores, fornece uma experiência de tirar o fôlego. Já a Floresta de Tapajós é uma área de preservação com trilhas e guias turísticos. Por fim, mas não menos importante, as praias da região por si só são um grande atrativo – são de água doce com e cor azul cristalino.
Maraú
A Península de Maraú é um dos segredos da Bahia que poucas pessoas conhecem. Localizado na Costa do Dendê, no Sul da Bahia, a 227 km de Salvador, Maraú é perfeita para as férias de verão tranquilas entre praias desertas e paisagens incríveis. Conheça a Vila de Barra Grande, com boas opções de restaurantes e praias; Taipu de Fora, uma belíssima praia com piscinas naturais; e a Ilha da Pedra Furado, um passeio de barco até a ilha para uma experiência inesquecível.
Aiuruoca
Aiuruoca está localizada no Sul do Estado de Minas Gerais em meio a Serra da Mantiqueira e o Parque Estadual Serra do Papagaio, sendo considerado um destino incrível de ecoturismo no Brasil. Dentre as atrações imperdíveis de lá estão visitas a cachoeiras, grutas, trilhas e paisagens de tirar o fôlego. Agências de turismo no local realizam tours guiados pelos principais pontos turísticos da região! Além disso, a cidade conta com pousadas e hotéis charmosos no melhor estilo mineiro.
Serra da Capivara
Se você é fã de arqueologia e tem curiosidade sobre o período pré-histórico, você precisa conhecer a Serra da Capivara, no Piauí. São 100 hectares de preservação da caatinga de uma paisagem repleta de detalhes e curiosidades. É o maior sítio arqueológico do Brasil e foi considerado como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1991 pela UNESCO. Localiza-se nos municípios de Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato. Por lá, você vai conhecer os sítios arqueológicos, com pinturas rupestres, o Museu da Natureza e o Museu do Homem Americano. É uma viagem no tempo, repleta de histórias e curiosidades.
Vale dos Vinhedos
Os apaixonados por vinho precisam conhecer o Vale dos Vinhedos, onde está localizada a Rota dos Vinhos no Rio Grande do Sul. A 120 km de Porto Alegre, a região recebeu os primeiros imigrantes italianos e é considerado a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil. São inúmeras vinícolas separadas por três cidades, sendo elas Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. É um belo passeio de carro entre as cidades para conhecer as vinícolas, conhecer o processo de fabricação dos vinhos e degustar estas delícias.
Itatiaia
Os apaixonados por natureza precisam conhecer Itatiaia, no Rio de Janeiro. A cidade abriga o Parque Nacional do Itatiaia, que é repleto de atrativos e passeios incríveis. É considerado um dos maiores parques do país, dividido entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A parte alta do parque é composta por montanhas e trilhas, com atração principal o Pico das Agulhas Negras. Já a parte baixa é onde você pode se refrescar no verão, com as piscinas naturais e cachoeiras.
E aí, qual a sua próxima viagem?
Atualizado em 28 Nov 2019.