Com as férias de verão se aproximando cada vez mais, todo mundo só pensa em uma coisa: viajar! A boa notícia é que os paulistanos que conseguirem uma folga prolongada no trabalho e/ou nos estudos podem curtir a estação mais quente do ano em praias e cachoeiras próximas à capital – afinal, boas opções não faltam!
Sem ideias de onde ir neste final/começo de ano? Então dá uma olhada nesses 10 destinos próximos a São Paulo para curtir as férias de verão e aproveite para colocar o pé na estrada:
*Clique nas imagens abaixo para abrir a nossa galeria
Praia do Cachadaço, Vila de Trindade - Paraty (RJ)
Localizada em Paraty (RJ), a rústica Vila de Trindade abriga a famosa Praia do Cachadaço, que conta com uma larga faixa de areia emoldurada por árvores e banhada por um mar de águas claras. Mas a principal atração se encontra ao fim da orla: uma trilha de 20 minutos leva os visitantes a uma piscina natural de águas cristalinas e rasas (com profundidade que não costuma ultrapassar um metro), rodeada por grandes rochas, perfeita para mergulhar ou apenas relaxar.
Praia de Itamambuca - Ubatuba (SP)
Localizada em Ubatuba, no litoral norte de SP, a Praia de Itamambuca é uma das mais famosas dar região. O local é queridinho dos surfistas e palco dos mais importantes campeonatos da modalidade, pois apresenta ondas regulares durante o ano inteiro. Ali, se preserva uma grande área da Mata Atlântica e as areias ainda são banhadas pelas águas claras do Rio Itamambuca, onde os turistas podem aproveitar suas águas rasas, que foram uma piscina natural de água doce.
Praia do Cedro - Ubatuba (SP)
A pequena orla de areias brancas da Praia do Cedro é considerada por muitos um dos locais mais bonitos de Ubatuba, no litoral norte de SP. Com águas azuis e verdes, o mar é tão calmo que forma piscinas naturais, com boa visibilidade dos peixinhos, ouriços e outros animais marinhos que ficam perto das pedras - ideal para quem procura um cantinho para mergulhar. Ainda que escondida, a praia do é bem movimentada durante a alta temporada, oferecendo com alguma infraestrutura para turistas.
Praia Paúba - São Sebastião (SP)
A Praia Paúba, localizada em São Sebastião e a cerca de 170 km da capital de São Paulo, encanta pelas suas belezas naturais. Por ficar um pouco mais afastado da rodovia, o local costuma ser mais preservado, apesar de atrair muitos turistas na alta temporada - principalmente surfistas. A faixa de areia branca é emoldurada por pedras e, no canto esquerdo, um rio de águas rasas que desemboca no mar.
Praia do Sangava - Guarujá (SP)
Escondida em meio a pedras e vegetação nativa, a Praia do Sangava conta com uma bela paisagem, quase intocada pelo homem. Para chegar ao destino é necessário pegar uma trilha de dificuldade média/difícil que dura cerca de uma hora e meia, partindo do bairro Santa Cruz dos Navegantes, no Guarujá. O local é praticamente deserto, com uma faixa de areia branca emoldurada por águas claras e calmas.
Praia do Éden - Guarujá (SP)
A Praia do Éden fica localizada entre as praias da Enseada e Pernambuco, mais precisamente dentro do Condomínio de Sorocotuba. O local faz jus ao seu nome - a praia conta com uma pequena faixa de areia e um mar de tombo, com águas claras e esverdeadas, que forma uma paisagem paradisíaca. O acesso é feito pela entrada do condomínio, seguindo por 2,5 km até chegar à entrada da praia. Daí, uma pequena trilha leva os visitantes à orla.
Praia do Bonete - Ilhabela (SP)
Localizada ao sul de Ilhabela, a Praia do Bonete é um paraíso quase intocado no litoral norte de SP, devido ao seu difícil acesso. Para chegar no local você precisa encarar 15 km de trilha (o que dá de 3 a 5 horas de caminhada), ou pegar um barco. Além de curtir a praia, de águas azuis e preservadas, de lá é possível realizar uma trilha para visitar a Cachoeira da Lage ou outras praias próximas. Do lado direito do Bonete existe um mirante, onde se tem visão de tudo ao redor (foto).
Praia de Castelhanos - Ilhabela (SP)
Considerada uma das praias mais belas do Brasil, a Praia de Castelhanos, em Ilhabela, é rodeada por pedras e uma vegetação nativa densa, que garantem a preservação do local. O acesso principal é feito por uma estrada de 22 km que só veículos 4×4 são capazes de fazer. Mas a aventura vale a pena: a praia reserva aos visitantes águas azuis e cristalinas, em uma paisagem praticamente intocada.
Vila de Maromba - Visconde de Mauá (RJ)
Visconde de Mauá (RJ) é um destino de serra localizado a aproximadamente 280 km da capital de São Paulo. A cidade abriga inúmeras cachoeiras e piscinas naturais, perfeitas para quem procura refresco durante o verão. A Vila de Maromba possui uma grande diversidade de piscinas, todas com água limpa e cristalina, originadas de cachoeiras ou de rios. São mais de 100 quedas d'água catalogadas - a ideia é visitar todas!
Areia Que Canta - Brotas (SP)
Brotas, localizada no interior de São Paulo e a apenas 250 km da capital, é famosa pelo seu ecoturismo, oferecendo atrações como cachoeiras, trilhas, atividades radicais e paisagens belíssimas aos seus visitantes. A piscina natural da Areia que Canta é ponto obrigatório de quem passa por lá, formada por águas cristalinas, areias brancas e localizada na área preservada de um hotel fazenda local. Para realizar o passeio, basta agendar horário na recepção em uma das visitas guiadas.
Qual vai ser a escolha para este fim/começo de ano?
Confira mais roteiros de viagem em nosso canal.
Atualizado em 7 Jan 2019.