A arte contemporânea investe muito em esculturas gigantes, diferentes de tudo o que você já viu e com significados distintos. Felizmente, através do Google Street View, você pode observar de perto (através da tela) estas incríveis esculturas espalhadas pelo mundo. São obras como "O Grande Urso Azul", em Denver; "Anjo do Norte", na Inglaterra; e "Sólfar", um barco viking em Reykjavik.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 9 esculturas incríveis para ver online no Google Street View. Confira:
Os Kelpies, Falkirk
Em Falkirk, na Escócia, está situada uma enorme escultura de cabeças de cavalos com 30 metros de altura, que decoram a entrada do canal Forth and Clyde. Construídos pelo escultor Andy Scott, os cavalos simbolizam o espírito mítico e mutável das águas, que mudam de forma e preenchem os rios e lagos do país.
Shuttlecocks, Kansas
A escultura Shuttlecocks localiza-se na parte externa do museu The Nelson-Atkins Museum of Art, na cidade do Kansas, nos Estados Unidos. Ela lembra uma peteca de badminton, só que gigante, e foi construída por Claes Oldenburg e sua esposa, Coosje van Bruggen.
Monumento de Sibelius, Helsinque
O Monumento de Sibelius, feito pela artista Eila Hiltunen e localizado na capital da Finlândia, Helsinque, é dedicado ao compositor mais amado localmente: Jean Sibelius. Ele é composto por 600 tubos de aço inoxidável com diferentes dimensões e pesa cerca de três toneladas. A artista decorou o monumento com uma tocha de soldagem, o que resultou numa linda escultura que chama a atenção por seus detalhes.
Flamingo, Chicago
“Flamingo”, escultura de Alexander Calder, localiza-se em frente ao Federal Plaza, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Os 13 metros de metal vermelho contrastam com os edifícios corporativos ao redor. Instalada em 1974, é uma escultura estável, mas que parece se equilibrar delicadamente no chão.
Anjo do Norte, Tyneside
Com 20 metros de altura e 54 metros de diâmetro, a escultura “Anjo do Norte” foi feita por Antony Gormley e chama a atenção no horizonte. Localizada numa colina da cidade de Tyneside, na Inglaterra, e próxima à rodovia da cidade, foi construída para aguentar os ventos fortes da região. A escultura possui diversas interpretações: é uma homenagem aos mineiros da região; retrata a passagem da era industrial à era da informação; e também simboliza os nossos medos e esperanças.
Big Blue Bear, Denver
Com 10 metros de altura, o Big Blue Bear é um urso gigante azul que espia pela janela do Centro de Convenções do Colorado. Ele simboliza a natureza dos arredores de Denver, as famosas Montanhas Rochosas, onde os ursos são bem menores. Porém, o intuito do artista Lawrence Argents é que o urso incite a curiosidade do visitante e que ele também se questione “o que há ali dentro?”.
Extensão do Cupido, São Francisco
Localizada na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, a escultura “Extensão do Cupido” foi criada por Claes Oldenburg e sua esposa. Possui 15 metros de altura e encanta a orla da baía de São Francisco. Sua inspiração vem da lenda da cidade ser a origem de Eros, a versão grega do deus romano cupido. Mas o próprio artista possui outra interpretação: a obra representa a flecha lançada na terra para fazê-la fértil.
ArcelorMittal Orbit, Londres
Criada por Anish Kapoor, a escultura possui uma alta estrutura, que chega a 114 metros, e possui bancadas de observação. Foi construída para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, na Inglaterra. Depois, em 2016, um artista alemão criou uma espécie de escorregador que engloba a estrutura.
Sólfar, Reykjavik
A escultura “Sólfar”, ou “Sun Voyage”, foi criada para comemorar os 200 anos da capital da Islândia, Reykjavik. Feita pelo artista islandês Jón Gunnar Árnason, ela tem a forma de um navio e “simboliza a promessa de uma terra não descoberta”. Situada no passeio da orla da cidade, ela lembra um barco viking para muitos turistas.
E aí, qual destas esculturas você mais gostou?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 13 Out 2020.