Para um pintor, escultor, artesão ou arquiteto trabalhar e criar sua arte, ele precisa de um espaço que possa chamar de seu. Assim, diversos artistas do mundo tiveram seus próprios estúdios – alguns desses endereços viraram museu e outros ficaram para a história.
A boa notícia é que você pode conferir virtualmente alguns destes points ao redor do mundo, através do Google Street View. Estúdios pertencentes a artistas como Frida Kahlo, Basquiat e Salvador Dalí são alguns dos endereços.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu uma lista de 8 estúdios de artistas que você pode ver online. Confira:
Joan Miró, Maiorca
A casa-estúdio de Joan Miró foi projetada por um grande amigo do pintor e esculturista. O endereço localiza-se em Palma de Maiorca, com vista para o mar mediterrâneo. Instalado em 1956, possui uma arquitetura incrível, com persianas coloridas nas janelas e teto branco em formato de asas.
Salvador Dalí, Girona
O estúdio de Salvador Dalí localiza-se numa pequena vila de pescadores, chamada Portlligat, que fica na Catalunha, Espanha. Ele comprou o local em 1930 e morou com sua esposa até 1982. Juntos, eles construíram uma fortaleza com uma espécie de labirintos, com corredores estreitos, mudanças de nível, passagens secretas e salas com diferentes proporções – algo de se esperar de Salvador Dalí. Hoje, o local funciona como museu e pode ser visto no street view.
Alvar Aalto, Helsinque
O artista finlandês Alvar Aalto projetou seu próprio estúdio em Helsinque, capital da Finlândia, entre 1955 e 1956. Ele fica próximo à casa que Aalto construiu para si nos anos 1930, e permitiu que o artista pudesse trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo. Assim, a construção é considerada um dos melhores edifícios do artista dos anos 50.
Frida Kahlo, Cidade do México
A casa e estúdio de Frida Kahlo e seu marido, Diego Riviera, fica na Cidade do México, capital do país. Felizmente, é possível conhecer o estúdio por dentro e se aventurar no mundo da artista cheio de cores e significados. A casa funciona como museu desde 1958, após a morte de Frida, e é um dos pontos turísticos mais movimentados do México.
Barbara Hepworth, Cornualha
O estúdio Trewyn, montado em 1949 pela artista Barbara Hepworth, localiza-se em St. Ives, Cornualha, e hoje funciona como um museu de esculturas da artista, administrado pelo Museu Tate. A chegada de Barbara e sua família na região ocorreu no início da Segunda Guerra Mundial. Ela se tornou uma peça chave na arte modernista de St. Ives, onde iniciou seu trabalho com esculturas de bronze.
Jackson Pollock e Lee Krasner, Nova York
Através do street view, é possível conferir a casa e estúdio do artista Jackson Pollock e sua esposa, Lee Krasner. A casa fica em East Hampton, em Long Island, Nova York, e no mesmo terreno há um pequeno celeiro, que o artista usou como seu estúdio.
Jean-Michel Basquiat, Nova York
O loft que o artista Jean-Michel Basquiat viveu por cinco anos virou um restaurante japonês, mas sua memória segue preservada no local. Por lá, Basquiat criou sua arte, que impressionou os galeristas da movimentada cidade de Nova York. Pertencente a Andy Warhol, o local também já fora um estúdio de dança, em 1900, e, antes, fora um estábulo de cavalos. Veja por fora este local que guarda grandes memórias da história da arte.
E aí, qual destes estúdios você vai conhecer primeiro?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 20 Set 2020.