A Itália é um país espetacular, cheio de cultura, boa comida, história, castelos, ruínas, arte e — claro — espetaculares paisagens naturais, muitas vezes marcadas por torres medievais. Desde praias a picos nevados — existe melhor forma de explorar tudo isso do que de trem? A bordo de um belo vagão, você pode apreciar a vista através de suas enormes janelas e relaxar entre uma cidadezinha medieval e uma cosmopolita cidade como Milão.
Para te inspirar, o Guia da Semana listou 7 linhas de trem incríveis para você se apaixonar pela Itália. Confira:
Trenino Verde della Sardegna | Sardenha
Com um nome que pode ser traduzido para Trenzinho Verde da Sardenha (foto), o Trenino é exatamente isso que o nome diz. O trenzinho é ideal para quem quer explorar o coração menos habitado da famosa ilha italiana. Ao todo são 600 km de linhas ferroviárias que passam por paisagens das mais espetaculares. É uma ótima forma de descobrir belas praias e vinhas secretas — o único porém é que, por vezes, o trem tem que parar para esperar animais passarem.
+ Encontre voos para a Itália
+ Encontre hospedagem na Itália
Transiberiana d’Italia | Sulmona - Carpione
A Transiberiana d’Italia não conquistou esse apelido à toa. A linha, que vai de Sulmona (foto) a Carpione, nas regiões de Abruzzo e Molise, mais ao sul do país, atravessa incríveis paisagens nevadas, e não só no inverno. O trem sobe a mais de 1200 metros de altitude, explorando belíssimas maravilhas naturais e vilas medievais dessa região não tão famosa da Itália, entre os Parques Nacionais e a Reserva Natural. O trem é exclusivamente turístico e a compra de seu bilhete inclui outras atividades, mas quem só quer dar um breve passeio pela região deve saber que existem outros trens que partem de Sulmona.
+ Encontre voos para a Itália
+ Encontre hospedagem na Itália
Trenino Rosso del Bernina | Tirano - St. Moritz
A Itália tem alguns trens que compartilha com os suíços, e, portanto, que cruzam os famosos Alpes Suíços. Um dos melhores para apreciar a beleza de suas paisagens é o Bernina Express, ou, para os italianos, Trenino Rosso del Bernina (Trenzinho Vermelho do Bernina, foto). Ravinas, geleiras e cachoeiras são apenas algumas das coisas que você pode ver através das janelas desse trem que sai de Tirano, na Itália e, em uma viagem de quatro horas, cruza a fronteira com a Suíça até St. Moritz. Entre tempestades de neve, o trem parte do ensolarado clima italiano e sobe até o alto dos Alpes, passando por algumas das mais belas paisagens do mundo.
+ Encontre voos para a Itália
+ Encontre hospedagem na Itália
Circumetnea | Catania - Riposto
Equivalente do Trenino Verde na Sardenha, a linha Cicumetnea é a ideal para explorar o interior da famosa ilha conhecida como Sicília, na ponta da bota. O trem é especial uma vez que, apesar de não tão tradicional, percorre os arredores do incrível vulcão Etna, passando por paisagens difíceis de acreditar. Como se toda essa natureza não fosse suficiente, ele ainda para em algumas cidadezinhas perdidas, como a medieval Rendazzo. O trem parte da cidade de Catânia.
+ Encontre voos para a Itália
+ Encontre hospedagem na Itália
Cinque Terre | Levanto - La Spezia
Cinque Terre é uma região acidentada da costa da Itália conhecida como Riviera Italiana. Incríveis paisagens que são Patrimônio Mundial da UNESCO, boa comida e muita cultura estão garantidos por lá. Uma das melhores formas de explorar a região é a bordo de um trem. Embarque na simpática cidade de Levanto e siga até La Spezia, passando por maravilhas como a estação de Manarola (foto), na costa de um penhasco. Ao todo, são 18 km de dramáticas formações rochosas, águas de cor surpreendente e campos de oliveiras.
+ Encontre voos para a Itália
+ Encontre hospedagem na Itália
Ferrovia Genova-Casella
A histórica Ferrovia Genova-Casella liga, como sugere o nome, esses dois pontos. Partindo da cidade portuária de Gênova (foto), o trenzinho histórico percorre cerca de 40 km em direção às montanhas até chegar em Casella. O trem passa por incríveis paisagens, rios, vales e picos incríveis. Lá do alto, é possível ver o mar extremamente azul de Portofino. Alguns dos vagões datam de 1929, o que dá um ar um tanto mais elegante para a sua viagem.
+ Encontre voos para a Itália
+ Encontre hospedagem na Itália
Trenino del Renon | Bonzano - Renon
O Trenino del Renon (foto) parte de Bolzano, em Trentino-Alto Ádige, extremo norte da Itália, e segue por sete quilômetros até a vila de Collalbo, em Renon. A apenas 30 km/h, o trem passeia devagar em meio às belas paisagens da região, passando pela incrível cadeia montanhosa conhecida como Dolomitas, parte dos Alpes, famosa por suas montanhas dramáticas que parecem que foram esculpidas e lagoas coloridas. O trenzinho, cuja linha foi fundada em 1907 e ainda opera com vagões antigos, funciona diariamente e sobe cerca de mil metros até seu destino.
+ Encontre voos para a Itália
+ Encontre hospedagem na Itália
Atualizado em 3 Jun 2019.